07/05/19

Renault espera dar um “reset” em Barcelona

A Renault espera que o Grande Prêmio da Espanha deste fim de semana seja uma oportunidade de “resetar” depois de um decepcionante começo de ano. O objetivo da equipe é alcançar as três primeiras equipes, mas eles são os sétimos do campeonato depois de quatro corridas. A equipe francesa sofreu com pouca confiabilidade e tem o segundo carro mais lento com base no tempo médio de qualificação.
“Tem sido um começo difícil para o ano. Nós sabemos que somos capazes de muito mais. O Grande Prêmio do Azerbaijão encerrou uma série de resultados que ficaram aquém das nossas expectativas. Precisamos ter como alvo finais de semana e corridas limpos para aproveitar ao máximo nosso potencial. Para fazer isso, temos trabalho a fazer em todos os lados de nossa operação; chassis e motor dentro e fora da pista e trabalhar com os motoristas para permitir que eles alcançar suas respectivas capacidades “.
A Renault, com as grandes contratações de Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, só conseguiu duas vezes em oito oportunidades, conseguindo colocar os carros no top 10 qualificações.
Além de uma intermitente falta de ritmo, problemas recorrentes com seu motor causaram quatro desistências em oito corridas e a necessidade de peças de reposição com certeza vai significar penalidades na rede no final da temporada.
As dificuldades são um revés para a Renault, que retornou à F1 em 2016 dizendo que queria estar pronta para competir por vitórias até 2020, e investiu pesadamente na melhoria das instalações de sua fábrica em Oxfordshire, onde o carro é projetado e construído.
O departamento de motores de Viry-Chatillon, perto de Paris, reduziu a diferença de desempenho nos modelos Mercedes e Ferrari, depois de ter ficado para trás por vários anos, mas a confiabilidade continua sendo um problema.
O carro tem mostrado ritmo de vez em quando este ano, colocando os dois pilotos no top 10 para a terceira corrida na China, mas a última, em Baku, foi um fracasso para a Renault. O companheiro de Ricciardo, Nico Hulkenberg, não teve ritmo durante todo o final de semana e não conseguiu passar da primeira fase da qualificação. Ricciardo retirou-se de forma embaraçosa quando se emaranhou com Daniil Kvyat, da Toro Rosso, enquanto disputava o 10º lugar e depois chocou-se com o carro do russo, ao tentar regressar à pista.
Abiteboul crê que o verdadeiro potencial da Renault não foi mostrado até agora. E de acordo com ele, a etapa de Barcelona pode representar um ponto de virada no próximo fim de semana.
“O início do segmento europeu da temporada 2019 da F1 é uma oportunidade para nos recolocarmos. No geral, tem sido um começo difícil para o ano e o GP do Azerbaijão foi mais um de uma série de resultados que ficaram aquém das nossas expectativas. Sabemos que somos capazes de muito mais e precisamos ter como alvo finais de semana e corridas limpas para aproveitar ao máximo nosso potencial. Para isso, temos trabalho a fazer em todos os lados; chassis, motor e trabalhar com os pilotos para permitir que eles atinjam suas capacidades. Estamos motivados a lutar por mais e o objetivo é uma recuperação total da competitividade. O meio-campo é disputado, mas isso também cria oportunidades. Vimos que a sorte pode mudar a cada instante, então vamos para Barcelona com fome para começar a retomada”, completou o francês
O diretor técnico Nick Chester disse:
“Nós não fomos capazes de montar um final de semana forte em Baku e saímos desapontados. No dia da corrida, a performance de Daniel melhorou e ele demonstrou bom ritmo no meio da corrida. Um erro incomum acabou com o seu dia e tenho certeza que ele vai aprender com isso. Há muita análise para fazer a partir do fim de semana para nos permitir estar em melhor forma para futuras corridas “.
Chester diz que a Renault tem “uma série de atualizações razoáveis” para a corrida espanhola, mas admitiu que “a maioria das outras equipes fará o mesmo”.
As novas atualizações da Renault serão focadas em torno das asas dianteira e traseira do carro. O diretor técnico Nick Chester explicou:
“A maioria das equipes fará o mesmo, mas temos uma série de atualizações que são positivas. Temos algumas peças aerodinâmicas para adicionar à asa dianteira e à traseira. Também estamos olhando para alguns ajustes mecânicos para melhorar o equilíbrio do carro. Nesta fase, há uma corrida de desenvolvimento entre as equipes, mas vamos continuar nos esforçando para obter o melhor resultado a cada final de semana”, afirmou Chester.
Nico Hulkenberg admitiu que o início da temporada tem sido difícil para a equipe, mas ele está esperançoso de que as dificuldades de Baku fiquem para trás. “Obviamente, Baku não foi um bom final de semana para nós”, disse o alemão. “Eu dei o meu melhor esforço e estava pilotando muito forte, mas não conseguimos fazer nenhuma progressão. A temporada é muito longa e eu espero que este seja apenas um daqueles fins de semana de azar, o que pode acontecer. Tem sido um começo difícil para a temporada, mas eu sei que somos um grupo concorrido. Vamos colocar nossas cabeças juntas e ir novamente para cima em Barcelona”.