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Carros

Por Dentro da F1 - Carros (Crédito: Jaffa The Cake - Flickr)

A física e o carro de fórmula 1

A Física é a ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes, e suas interações ou a  Ciência que estuda as propriedades gerais da matéria e as leis …

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Acertos

Acerto Um carro de F1 deve ser “acertado” para cada corrida, conforme a configuração do circuito. Esse acerto começa fora da pista, em simulações no computador. Cada equipe tem seu mapa do circuito e programa que reproduz uma volta do …

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Adrian Newey

Adrian Newey é engenheiro da Fórmula 1, considerado um dos melhores projetistas de carros de corrida de todos os tempos. Desde os anos 1990, tem criado carros vencedores, como os Williams de Nigel Mansell, de 1992, Alain Prost, em 1993, …

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Aerodinâmica

A 250 km/h, um carro de F 1 gera uma força de sustentação equivalente ao dobro de seu peso. Com isso, ele poderia andar em um teto sem problemas: basta construir uma reta longa, para que o carro atinja os …

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Aerofólio

Pela definição mais simples e mais difundida, o aerofólio é uma peça que aproveita a força do ar para pressionar o carro contra o solo, tornando-o mais estável em alta velocidade. É projetado por computador, com base nas informações conseguidas …

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Alternador

O alternador é uma peça que alimenta a bateria e toda a parte elétrica do carro, convertendo o movimento mecânico do motor em eletricidade. Com aproximadamente um quilo, é um cilindro, com três bobinas de fios de cobre em rotação …

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Amortecedores

Os amortecedores têm um efeito controlador do movimento das molas. Se as suspensões fossem compostas, apenas, pelas molas, criar-se-ia um movimento harmônico cada vez que a roda passasse por cima de uma irregularidade do piso, movimento esse desconfortável para os …

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Câmbio

O câmbio é a última peça de um carro de F-1. Fica atrás do motor e, quanto à posição, pode ser longitudinal (quando ele está alinhado com o eixo do carro), ou transversal (quando é perpendicular ao eixo do carro). …

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Características

Quando se entra num automóvel de passeio, pode-se guiar com a certeza de que ele foi pesquisado e projetado para transportamo-nos dentro dos melhores padrões de conforto, segurança e economia. Essa é, basicamente, a filosofia das grandes indústrias automobilísticas. O …

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Chassi

Quando se entra num automóvel de passeio, pode-se guiar com a certeza de que ele foi pesquisado e projetado para transportá-lo dentro dos melhores padrões de conforto, segurança e economia. Essa é, basicamente, a filosofia das grandes indústrias automobilísticas. O …

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Combustível

O Regulamento Técnico da FIA determina que o único combustível a ser usado na Fórmula 1 é a gasolina, “como esse termo é geralmente entendido”. Essa gasolina deve ser a que é vendida comercialmente, não pode conter compostos químicos que …

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Controle de Tração

Proibido em 1994, e de novo autorizado em 2001, o controle de tração (TCs – Traction Control System, em inglês) voltou  a ser proibido pela FIA no campeonato de 2008. Entre as mudanças aprovadas em reunião do Conselho Mundial de …

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Controle Eletrônico

A partir da temporada 2008, todos os carros da Formula 1 contam com uma Unidade de Controle Eletrônico padronizada, fabricada pela McLaren Electronic Systems e pela Microsoft, segundo as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Esse dispositivo controla o motor, …

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Difusor, gerador de polêmica

O difusor é um equipamento aerodinâmico destinado a aumentar a downforce dos carros. A peça, feita em fibra de carbono e alumínio, localizada a 350 mm do eixo traseiro, é constituída de dois canais, um em cada lado do motor …

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DRS – Sistema de Redução e Arrasto

O DRS – Drag Reduction System ou Sistema de Redução de Arrasto – é um equipamento autorizado pela FIA para o campeonato da Fórmula 1, a partir de 2011, com o propósito de facilitar ultrapassagens, com a redução do arrasto …

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ERS

Energy Recovery System Sistema de Recuperação de Energia O ERS é parte do que o regulamento técnico da FIA define como Unidade de Energia (Potência ou Força), composto por “motor de combustão interna, com seus auxiliares, qualquer sistema de recuperação …

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Freios

Pelo regulamento da FIA, todos os carros devem estar equipados com um sistema de freios único que tenha dois circuitos hidráulicos separados, operados por um pedal, um deles funcionando nas duas rodas dianteiras e o outro nas duas traseiras. Este …

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KERS

Como funciona o KERS? O KERS é um equipamento que as equipes da Fórmula 1, opcionalmente, usaram no campeonato de 2009, foi deixado de lado, por acordo entre as escuderias, em 2010 e voltou a ser liberado, como opcional, em …

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Modelos inesquecíveis

Muitos carros ficaram na história da Fórmula 1. Uns pela potência, outros pela beleza e alguns até mesmo pelas soluções inusitadas. O primeiro da lista é, sem dúvida, o “Flexa de Prata”, o W196, da Mercedes, pilotado por Juan Manuel …

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Molas

As molas fazem parte do sistema de suspensão do carro. Elas se apoiam no chasse e nas bandejas  e têm como função manter a altura dele em relação ao solo. Elas trabalham em conjunto com os amortecedores e têm como …

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Motor

Definição “Um motor de Fórmula 1 é algo diferente de qualquer outro carro de competição. Os carros de F-1 atingem uma rotação de 18.000rpm, enquanto os protótipos chegam apenas a 10.000 rpm.” O motor é a parte essencial de um …

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Motor Turbo

A maior novidade do campeonato da Formula 1 de 2014 é a volta do motor turbo, que tinha sido proscrito da categoria em 1988, devido aos altos custos e também pelo perigo que levava às pistas, ao ganhar sempre mais …

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Motor: BMW

A BMW, ou Bayerische Motores Werke, é o resultado da fusão de duas fábricas de motores de avião, a Bayerische Flugzeugwerk AG e a Rappen Motores Werk. Essa união aconteceu em 1922, mas só em 1928 a nova fábrica começou …

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Motor: Ferrari

Os motores da Ferrari nasceram depois da Segunda Guerra Mundial de uma paixão despertada em Enzo Ferrari quando ouviu pela primeira vez o som de um V12. Era um Packard de 1914, que vencera as 500 Milhas de Indianápolis. Essa …

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Motor: Ford

Cosworth O motor de maior sucesso da F-1 só foi criado na década de 60 e sempre teve a mesma cara, o formato V8. A gigante norte-americana não poderia ficar de fora do que já era o maior laboratório tecnológico …

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Motor: Honda

Líder do mercado japonês na produção de motocicletas, quando, no início dos anos 1960, decidiu começar a produzir automóveis, a Fórmula 1 foi o caminho escolhido por Soichiro Honda, presidente da Honda Motor Company Ltda, para desenvolver a tecnologia necessária …

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Motor: Mercedes-Benz

A tradição do nome Mercedes-Benz no automobilismo mundial impõe respeito. Criadores dos melhores carros de corrida dos anos 30 e multicampeões nos anos 50, os alemães da Mercedes–Benz chegaram à Fórmula 1 em 1954, com uma dobradinha de Juan Manuel …

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Motor: Renault

A Renault foi a responsável pela introdução dos motores Turbo na F-1 moderna, mas eles estavam nas corridas havia muito tempo. O primeiro carro de Grande Prêmio com compressor foi um Fiat 805, de 1923. Carros Bugatti também usavam o …

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MP4/19

Desde 2000, a McLaren enfrentava problemas, a cada início de temporada, para começar o campeonato com um carro novo. Em 2000, o MP4-15 foi apresentado 42 dias antes da abertura do campeonato. Em 2001, a equipe também vivia momentos de …

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O Honda 2008

Para a temporada de 2008, a Honda contratou um trio de peso: Loic Bighois, francês especialista em aerodinâmica, que era da Williams; Jorg Zander, ex- designer da Toyota e BMW, e Ross Brawn. Ex-diretor técnico da Ferrari. Só os dos …

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Os Modelos de 2011

Ferrari 150° Itália O Ferrari 150º Itália é o 57º carro da Ferrari para a Fórmula 1. O nome, homenagem ao sesquicentenário da unificação italiana, era inicialmente apenas Ferrari 150, mas dói mudado, com o acréscimo de Itália, por causa …

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Os Modelos de 2012

Red Bull – RB8 O RB8, o oitavo carro projetado por Adrian Newey para a Red Bull, não traz muitas diferenças em relação ao modelo anterior, a não ser as necessárias para adaptação ao regulamento do ano. E a principal …

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Os Modelos de 2013

Red Bull – RB8 O RB8, o oitavo carro projetado por Adrian Newey para a Red Bull, não traz muitas diferenças em relação ao modelo anterior, a não ser as necessárias para adaptação ao regulamento do ano. E a principal …

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Os modelos de 2014

As mudanças para 2014 Os modelos de 2014 trazem mudanças importantes, que podem provocar uma revolução na Fórmula 1. As principais são: Frente – Asas mais estreitas e mais longas e bicos mais baixos, para melhorar a aerodinâmica e aumentar …

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Os modelos de 2015

Mercedes – F1W06  A equipe teve tal domínio e o seu carro se mostrou tão superior aos outros na temporada anterior que a Mercedes não teve necessidade de grandes modificações na construção do seu novo modelo, o W06. Só precisou …

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Os modelos de 2016

MERCEDES – F1 W07 F1 W07 Hibrido,  da Mercedes, é o sucessor F1 W06 híbrido, apontado como um dos carros mais dominantes na história do esporte. E a  Mercedes declarou que o novo carro tem  “mini revoluções” sobre o seu …

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Os pneus de 2013

Os novos compostos produzidos pela Pirelli para o campeonato da F1 de 2013 têm uma diferença de cerca de 0s5 entre eles e a intenção é fazer com que durem menos e obriguem as equipes a pelo menos duas paradas …

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Os pneus de 2014

Depois dos problemas e polêmicas causados pelos no campeonato de 2013, pela pouca resistência dos compostos (ver aqui Inglaterra 2013), a Pirelli, única fornecedora para Fórmula 1, modificou completamente os pneus para a temporada de 2014. Segundo a direção da …

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Pneus: Composição

Em 1986, Nigel Mansell perdeu o campeonato por causa dos pneus. O inglês seria campeão se vencesse o GP da Austrália, ou se pelo menos Prost ou Piquet não chegassem em primeiro. Na 62ª das 82 voltas, Keke Rosberg era …

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Pneus: Duração

A principal exigência da FIA no contrato com a Pirelli, para fornecimento de pneus para as equipes de Fórmula é a de que a empresa criasse um produto combinasse segurança, desempenho e menor durabilidade, para aumentar o número de pit …

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Pneus: Evolução

O velho “General”, um possante carro de corrida de 40 cavalos e motor de dez litros, a grande sensação das corridas em 1902, tinha rodas de madeira. Como o Panhard da mesma época, seus pneus eram estreitos _ pouco mais …

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Pneus: Fabricação

Assim que foi escolhida como fornecedora da Fórmula 1, a Pirelli montou uma divisão voltada especialmente para a criação e fabricação dos pneus a serem usados pela principal categoria do automobilismo mundial. No seu site oficial, a empresa relata (em …

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Pneus: Fornecedores

A Pirelli será a fornecedora de pneus para a Fórmula 1 até 2013. A fábrica italiana, que esteve ligada à categoria desde 1950, com alguns intervalos, volta à F1 depois de 20 anos de afastamento.  A sua última participação foi …

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Pneus: Importância

“ Pneumático – Aro de borracha com  que se revestem as rodas de veículos. (…)Pneu)” -(Novo Dicionário Aurélio) A simples definição não reflete a importância dos pneus para um carro, principalmente os carros de corrida. O conjunto formado pelo aro …

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Pneus: Regulamento

Os pneus são objeto do artigo 25 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, da FIA, publicado no dia 8 de março de 2011. A íntegra do artigo, em tradução livre, é seguinte: 25) – FORNECIMENTO DE PNEUS, NO CAMPEONATO E …

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Pneus: Tipos

O desenvolvimento da tecnologia de fabricação de pneus permite que as fábricas forneçam às equipes diversos tipos de pneus, de acordo com as características do carro, das condições da pista e das variações de tempo e temperatura. Em certa época, …

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Set up

No site Motor On Line, encontra-se esta interessante reportagem de Gerson Almeida, diretor de Comunicação da Renault do Brasil. O site não indica a data da publicação e embora seja, no mínimo, de 2004, último ano de Trulli na equipe, …

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Suspensão

A suspensão é a parte que une o corpo do carro às rodas. Ao longo do tempo, as suspensões dos carros da F-1 já tiveram várias configurações. Olhando os carros dos anos 50, a impressão é que a suspensão tinha …

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Transmissão

O sistema de transmissão, que passa a potência do motor para as rodas do carro de Formula 1, é constituído de embreagem, caixa de câmbio e diferencial. A embreagem, que fica entre a caixa de câmbio e o motor e …

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Volante

Quando Galvão Bueno, nas transmissões da TV Globo, diz que um piloto está levando o carro “na ponta dos dedos”, não está usando apenas uma figura de retórica. É, realmente, com a ponta dos dedos, apertando os botões do volante …

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