Publicidade

Administração e Dinheiro

Por Dentro da F1 - Administração e Dinheiro

Bernard (Bernie) Ecclestone

Bernard Charles Ecclestone, ou simplesmente Bernie, de 1,58 m de altura , nasceu em 28 de outubro de 1930, em St Peter South Elmhan, aldeia a três milhas ao sul de Bungay, no condado de Suffok, na Inglaterra.  Filho de …

+Leia mais...

Chase Carey

Chase Carey é o Presidente do Formula One Group, nome do grupo norte-americano Liberty Media depois que adquiriu e passou a administrar a Fórmula 1. Nos próximos três anos ele será o homem forte da categoria, ao lado de Bernie …

+Leia mais...

Custos

Um dos segredos mais bem guardados da Fórmula 1 são os custos de uma equipe. Nenhuma delas revela quanto gasta. Os números sobre gastos são, em geral, especulações e deduções de entrevistas e indiscrições de gente da equipe. Até onde …

+Leia mais...

Enzo Ferrari

Enzo Anselmo Ferrari nascido em Modena, a 18 de fevereiro de 1898 e falecido em Maranelo, a 14 de agosto de 1988, foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari. Filho de um fabricante de peças …

+Leia mais...

Federação Internacional de Automobilismo (FIA)

A FIA (Federação Internacional do Automóvel) é a organizadora do Campeonato da Fórmula 1, faz seus regulamentos técnico e esportivo, inspeciona circuitos, homologa carros e emite as credenciais para todos os eventos do calendário. A entidade mundial organiza também os …

+Leia mais...

Formula One Group (FOG)

Em 7 de setembro de 2016, a empresa norte-americana Liberty Media assumiu formalmente a propriedade da Fórmula 1, com a aquisição, por 746 milhões de dólares, de 18,7% das ações da CVC Capital Partners, acionista da categoria. O grupo pretende …

+Leia mais...

Formula One Management (FOM)

A Formula One Management (FOM), dirigida por Bernie Ecclestone, é a empresa detentora dos direitos comerciais do campeonato mundial da Fórmula 1. È, também, responsável pela difusão da categoria pelo rádio e televisão e pela comercialização do campeonato. A FOM …

+Leia mais...

Formula One Teams Association (FOTA)

A FOTA (Formula One Teams Association – Associação dos Times da Fórmula 1) é uma entidade fundada pelas escuderias que participam do campeonato da Fórmula 1, promovido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e organizado e administrado pela FOM (Formula …

+Leia mais...

Jean Todt

Jean Todt é presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), desde 23 de outubro de 2009. Ele substituiu o inglês Max Mosley e na eleição venceu o finlandês Ari Vatanen, ex-piloto e campeão mundial de rali de 1981, por 135 …

+Leia mais...

Jean-Marie Ballestre

Podia-se criticar muito o jeito autoritário de Jean-Marie Ballestre, o dirigente mais conhecido do automobilismo mundial. Mas é impossível não reconhecer que foi graças a esse francês, que foi presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da Fisa (o …

+Leia mais...

John C. Malone

John C. Malone, bilionário executivo norte-americano, proprietário de terras e filantropo, é o dono da Liberty Media, grupo que adquiriu, em 2016, o controle da Fórmula 1. Ele é também proprietário da maioria das ações e presidente da Liberty Global …

+Leia mais...

Max Mosley

Max Mosley, presidente da FIA e 1991 a 2009, é um advogado inglês formado em Oxford e nascido em 1945.  Começou a sua carreira no automobilismo como piloto da Fórmula 2, correndo contra Jim Clarck, Graham Hill e outros grandes …

+Leia mais...

Monisha Kaltenborn

Monisha Kaltenborn é a primeira mulher chefe de uma equipe de Fórmula 1. No dia 11 de outubro de 2012, ela assumiu o cargo de dirigente máxima da Sauber, na qual ingressou como administradora do departamento jurídico em 2000 e …

+Leia mais...

Pacto de Concórdia

O Pacto de Concórdia, assim chamado porque o primeiro foi assinado na Praça da Concórdia, em Paris, regula as relações entre a FOM (Formula One Management) e as equipes da Fórmula 1. O acordo estabelece a forma de organização e …

+Leia mais...

Patrocínio

Um evento mostrado pela televisão para 527 de telespectadores, em 187 paises, a cada Grande Prêmio, a Fórmula 1 movimenta anualmente cerca de 8,7 bilhões de dólares de mais de cem patrocinadores interessados em fixar a sua marca em todo …

+Leia mais...

Pilotos

As cifras milionárias que envolvem a Fórmula 1 já foram muito mais modestas em outros tempos. Na década de 60, grandes ídolos como Graham Hill e Jim Clark mal ganhavam US$20 mil por ano. Em 2003, Michael Schumacher faturou a …

+Leia mais...

Restrições

Considerada um dos maiores veículos da publicidade em todo o mundo, a Fórmula 1 mantém severa vigilância sobre tudo que é mostrado nos carros, equipamentos de pilotos e circuitos. A principal restrição se refere à propaganda de cigarros. Desde 2006, …

+Leia mais...

Ross Brawn

Como mecânico, técnico em aerodinâmica, diretor técnico e, por fim, dono de equipe, o inglês Ross Brawn é um nome constante e uma das figuras mais marcantes na Fórmula 1 desde 1976. Passou pela Williams, Arrows, Benetton, Ferrari e Honda …

+Leia mais...