A Corrida

Boxes

Na Fórmula 1 não há improviso. O gravador foi substituído pela telemetria e o reabastecimento é feito por uma bomba de pressão automática. Tudo é eletrônico. Nos 400 metros quadrados de box a que cada equipe tem direito, trabalham pelos …

+Leia mais...

Chegada

(publicado originalmente em CD ROM Enciclopédia da F1/1996, atualizado em 2013) Peter Ghetin vence pela menor diferença da história da F1 No momento decisivo de uma prova, a bandeira quadriculada a núncia o fim da corrida. Chegar ali em primeiro …

+Leia mais...

Classificação

Uma corrida da Fórmula 1 movimenta o circuito onde se realiza durante toda a semana. As equipes começam a chegar na segunda-feira para montagem das garagens e dos carros e trabalham com afinco nos quatro dias seguintes. Mas as atividades …

+Leia mais...

Cronometragem

A cronometragem, técnica de medição do tempo, é uma das operações mais sensíveis durante uma corrida da Fórmula 1. Com motores a 18.000 rotações por minuto; velocidades de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos; de 100 a 0 em …

+Leia mais...

Curvas

De todos os ângulos possíveis, com inclinações das mais variadas, as curvas são a base de uma boa pista. Todo circuito que se preze tem de ter pelo menos uma curva que, pelo traçado e o grau de dificuldade que …

+Leia mais...

Escapatória

Saída prolongando as retas, quando seguidas por curvas fechadas, permitindo ao piloto uma área de escape no caso de erro na frenagem.

+Leia mais...

Força G

Força G é a aceleração da Força de Gravidade da Terra. A gravidade é a força de atração que os corpos exercem uns sobre os outros. É ela que mantém a Terra e os outros planetas em suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em …

+Leia mais...

Grid

O grid é a formação para a largada, de acordo com os tempos obtidos nos treinos de classificação. Ele é formado da seguinte maneira: As últimas cinco posições serão ocupadas pelos carros eliminados durante a primeira sessão dos treinos de …

+Leia mais...

Largada

Em qualquer corrida esse é o momento mais importante. Nessa hora todos os carros estão muito próximos uns dos outros. Há uma tensão no ar pois quem largar melhor vai poder ter mais terreno livre a sua frente para executar …

+Leia mais...

Logística

Cada equipe leva para o autódromo motores, câmbios, pneus, ferramentas, carenagens, computadores, pistolas pneumáticas, equipamento de reabastecimento de combustível, amortecedores, volantes, bancos, tudo, enfim, que possa ser colocado num carro de corrida. Leva também até as próprias garrafas de água, …

+Leia mais...

Pit lane

A pit lane é uma faixa de circulação separada da pista por um muro, paralela ao grid de largada, ao longo da qual estão localizadas as garagens das equipes. Na pit lane também duas cabinas. Numa delas fica o diretor …

+Leia mais...

Pit stop

O pit stop, a parada no box durante a corrida, é um dos momentos mais importantes e mais excitantes de uma prova da Fórmula 1. Ali se pode ganhar ou perder uma corrida. Durante poucos segundos, sob pressão e tensão, …

+Leia mais...

Pit stop historia

Nos primórdios da F1, as paradas nos boxes só acontecimento em caso de, de reparos nos carros ou de trocas de pneus furados ou desgastados além do previsto. O primeiro pit stop da era moderna aconteceu em 1982, no Österreichring, …

+Leia mais...

Pódio

(Publicado originalmente em CD ROM Enciclopédia da Fórmula 1/1996 e atualizado em 2013) Os pódios são contados como grandes conquistas na carreira de um piloto. Estar no pódio significa estar entre os três primeiros de uma corrida, o que não …

+Leia mais...

Pontuação

A pontuação dos pilotos nas corridas de Fórmula 1 nem sempre foi a mesma. O regulamento mudou bastante desde o primeiro campeonato, em 1950, até 1991, quando se estabilizou. Desde 2010, os 10 primeiros colocados pontuam, da seguinte forma: 25 …

+Leia mais...

Preparação

A preparação para um Grande Prêmio da Fórmula 1 começa bem antes dele. Pat Symonds, da Renault, diz que a estratégia para a corrida é planejada com semanas de antecedência e a definição dos pit stops e a escolha dos pneus …

+Leia mais...

Regulamento

O Regulamento da Fórmula 1 é estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA) desde 1950. O Regulamento possui 46 artigos e 7 anexos acerca da categoria automobilística. A última edição completa do …

+Leia mais...

Safety Car

O safety car ou carro de segurança é um carro que entra na pista para limitar a velocidade dos pilotos em caso de acidentes ou obstrução da pista. Nesses casos, ele se posiciona à frente do líder da corrida e …

+Leia mais...

Sinalização

A sinalização da corrida de Fórmula 1, regulamentada pelo artigo 2.4 do Anexo H, do Regulamento Esportivo da FIA, é feita pelo Diretor de Prova e fiscais em vários pontos da pista, para colaborar na segurança dos pilotos e no …

+Leia mais...

Ultrapassagem

A ultrapassagem é, ao lado da largada, dos momentos mais importantes de uma prova. Se alguém pode ser atraído para olhar para a pista, no autódromo ou assistindo pela TV, é mesmo na largada e nas ultrapassagens. Normalmente o ponto …

+Leia mais...

Vácuo

(publicado originalmente em CD ROM Enciclopédia da F1/1996) Uma das expressões mais comuns na Fórmula 1 é “fulano pegou o vácuo de sicrano” e conseguiu a ultrapassagem. Ou então, “sicrano estava no vácuo de fulano, por isso rodou na curva”.  …

+Leia mais...