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Glossário

Por Dentro da F1 - Glossário
  • Achatamento

    Quando um piloto trava uma ou mais rodas por frenagem ou cavalo de pau, a borracha é desbastada em alguns lugares, formando um achatamento localizado que desiquilibra o carro e obriga a uma troca.

  • Acordo Concorde

    Contrato entre todas as equipes, a FIA e a Foca, assinado em 4 de março de 1981, pelo qual todas as decisões devem ser tomadas por unanimidade.

  • Aderência

    Contato físico dos pneus do carro em movimento com a superficíe da pista. O tipo de solo, as características do carro e a área de contato dos pneus com a pista determinam o índice de aderência.

  • Aerodinâmica

    Princípio que explica o comportamento do ar em torno dos corpos em movimento e que os projetistas aplicam para definir a forma dos carros, principalmente para obter maior potência do motor e velocidade.

  • Aerofólio

    Peça que funciona como uma asa de avião e pressiona a traseira do carro contra o solo, aumentando a carga sobre as rodas e dando mais potência e melhorando o direcionamento.

  • Alça de emergência

    Anel no flanco das carrocerias, pintado em vermelho, permitindo aos comissários de pista, através de um longo gancho acionar simultaneamente os extintores e o corta-circuito elétrico.

  • Aquaplanagem

    Fenômeno que ocorre quando a pista está bem molhada.  Uma camada de água se forma entre o pneu e o asfalto, tirando toda a aderência e mantendo o carro praticamente no ar.

  • Ar medicinal

    Ar esterilizado contido sob pressão num pequeno cilindro e ligado ao capacete do piloto, permitindo a respiração no meio das chamas.

  • Arco de proteção

    Estrutura, em geral tubular, para proteger o piloto em caso de capotamento do carro.

  • Arrasto

    Frenagem aerodinâmica causada pelo turbilhonamento do ar que passa pela carenagem, pneus, aerofólios e suspensões.

  • Autoblocante

    Mecanismo que limita a ação do diferencial e evita que as rodas motrizes girem em velocidades diferentes.

  • Autoclave

    Forno usado para cozimento de peças feitas em fibra de carbono.

  • Bandeira

    Usadas pelos fiscais e comissários para comunicação com os pilotos.

  • Bandeirinha

    Oficial encarregado de usar as bandeiras.

  • Barbatana

    Aerofólios pequenos dispostos no bico de cada lado do carro.

  • Barra estabilizadora

    Barra de torção ligando as duas rodas de um mesmo eixo, limitando a inclinação lateral do carro e também equilibrando-o, pois age separadamente na dianteira e na traseira.

  • Bitola

    Distância separando o meio de cada uma das rodas de um mesmo eixo.

  • Boxes

    Local onde ficam os carros e que compreende a garagem (parte coberta onde ficam guardados os equipamentos e carros), pit lane e pista.

  • Brake-test

    Manobra desleal, na qual o piloto que está na frente dá uma "beliscada" no freio em pontos improváveis, para assustar aquele que vem atrás, tentando ultrapassagem.

  • Caixa de brita

    Trecho do acostamento com pedras britadas para reduzir a velocidade dos carros que saem da pista em locais perigosos. Geralmente o carro atola e fica impedido de voltar à pista.

  • Caixas laterais

    Caixas situadas de cada lado do monoposto, abrigando geralmente, os radiadores.

  • Câmbio semi-automático

    Sistema de câmbio em que a mudança de marchas é feita por comandos eletrônicos colocados atrás do volante; um aumenta, outro reduz a marcha.

  • Câmbio sequencial

    Sistema de mudança em que o piloto empurra a alavanca de câmbio para frente para aumentar a velocidade ou puxa para trás, para reduzir.

  • Carenagem

    Revestimento da carroceria do carro que proporciona maior eficiência aerodinâmica.

  • Carro reserva

    Carro utilizado em treinos, mas que pode ser usado na hora de alinhar no grid.

  • Centralia

    Cérebro eletrônico que controla a injeção de combustível no motor e a ignição.

  • Chassi

    Estrutura básica onde fica o piloto e que sustenta os componentes do carro.

  • Chicane

    Alteração do traçado da pista para provocar redução de velocidade.

  • Cilindrada

    Volume em cm3 deslocados pelos pistões dentro dos cilindros do motor.

  • Cobertor térmico

    Manta elétrica que mantém aquecidos os pneus antes da prova e os pneus reservas durante a corrida.

  • Cockpit

    Cabine do piloto.

  • Compressor

    Dispositivo mecânico para aumentar a carga de ar admitida nos cilindros do motor.

  • Computador de bordo

    Terminal que armazena informações sobre o comportamento de carro na pista e que podem ser transmitidas aos terminais dos boxes por ondas magnéticas ou por conexão feita durante o pit stop.

  • Controle de tração

    Dispositivo eletrônico que impede as rodas de patinarem.

  • Crash-test

    Teste de resistência do chassi realizado pela FIA antes de homologar um carro.

  • Data

    Dados incluídos nos computadores que controlam suspensões e outros equipamentos.

  • Diferencial

    Equipamento que transmite a potência do motor para as rodas traseiras.

  • Diretor de prova

    Dirigente designado pela FIA e responsável pelas decisões durante a prova, como o acionamento das bandeiras, desclassificação de piloto ou entrada do "safety car".

  • Distância entre eixos

    Distância separando o eixo dianteiro do eixo traseiro.

  • Doctor car

    Carro que  leva o médico da FIA para atender acidentes na pista.

  • Down force

    Força vertical que empurra o carro em direção ao solo, aumentando sua aderência à pista. Essa força é obtida através dos aerofólios, asas, spoilers e todo o desenho do chassi.

  • Efeito-solo

    Forma de se obter aderência através da retirada do ar que circula sob o carro, criando-se uma área de baixa pressão que atrai o carro para o solo.

  • Fechar a porta

    Manobra do piloto para impedir a ultrapassagem. Quando um piloto coloca meio carro à frente do adversário, este já não pode "fechar a porta".

  • FIA

    Federação Internacional de Automobilismo.

  • Fly by wire

    Sistema de computador em que chips enviam ao motor o impulso do pé do piloto ao acelerador; sistema de aceleração sem cabo, proibido pela FIA.

  • Flying lap

    Volta de treino em que o piloto atinge condições para tentar a pole position.

  • Foca

    Associação dos Construtores da Fórmula 1.

  • Força de sustentação

    Perda de aderência pela aerodinâmica, que produz uma força de baixo para cima.

  • Força descendente

    Pressão de cima para baixo exercida sobre o carro pelos dispositivos aerodinâmicos para mantê-lo no chão.

  • Fórmula

    Designação para carros monopostos de competição.

  • FT3

    Material flexível para fabricação dos tanques de combustível. Homologado segundo normas chamadas FT3, nome emprestado da aviação norte-americana.

  • GP

    Grande Prêmio, denominação usada para corridas de campeonatos de fórmulas. Os GPs da Fórmula 1 levam o nome dos países onde se realizam.

  • Grid

    Formação para a largada, de acordo com os tempos obtidos nos treinos de classificação.

  • Grip

    Aderência à pista.

  • Guard rail

    Barreira metálica ao longo da pista.

  • HP

    Unidade de medida de potência do motor. Do inglês "horse-power".

  • Limitador de giro

    Mecanismo que impede o motor de girar exageradamente.

  • Linha ideal

    Melhor trajetória.

  • Monocoque

    Tipo de chassi em aço ou material sintético formando uma única estrutura, que substitui os chassis compostos de tubos e soldados.

  • Motorhome

    Caminhão ou ônibus das equipes que serve como local de descanso ou reuniões.

  • Nariz Tyrrell

    Bico do tipo aerobarco, com abas que prendem os spoillers; é mais alto do que os normais para criar um efeito-solo entre as rodas dianteiras, melhorando a estabilidade.