Televisão

A principio limitada aos circuitos onde era disputada, a Fórmula 1 passou a ser um evento mundial a partir dos anos 1960, quando começou ser transmitida pela televisão para todo o mundo.

Só em 2005, as corridas foram vistas por 580 milhões de pessoas.Em 2007, segundo relatório do Global Broadcast Report, no total, 597 milhões viram diversas corridas. Levantamento da FOM indicou que as redes de TV dedicaram 11.183 horas à categoria, sendo 5.169 delas às transmissões ao vivo. Em 2008, houve um aumento de 3 milhões de telespectadores, que passaram a 600 milhões. O maior aumento da audiência ocorreu na China, onde 199 milhões de pessoas acompanharam esse campeonato. No Brasil foram 110 milhões; na Itália 38 milhões; na Grã-Bretanha 29 milhões. O Grande Prêmio do Brasil de 2006 teve uma audiência total de 83 milhões de telespectadores durante toda a sua transmissão e de 142 milhões durante alguma parte da corrida.

As transmissões das corridas tornaram-se programa obrigatório dos brasileiros _  e não só dos amantes da F1 _ desde 19 de julho de 1970, quando a TV Record, com locução de Wilson Fittipaldi, transmitiu o GP da Inglaterra, na estreia de Emerson Fittipaldi.

Com tanta audiência, a Fórmula 1 é um grande veiculo de publicidade e marketing, gerando receitas astronômicas. Em 2007, a empresa que administra a Fórmula 1 deve ter arrecadado US$ 4,3 bilhões. Os direitos de transmissão pela TV das 17 corridas, para 185 países, respondeu por US$ 380 milhões desse total.

Tal fonte de dinheiro, é obvio, não poderia escapar às mãos de Bernie Ecclestone, através da FOM. Desde 2004, todas as emissoras que transmitem as corridas recebem o chamado “sinal internacional” (world feed), gerado pela F1 Comunications, um braço da FOM, criado especialmente para os serviços de televisão. Até 2007, em algumas corridas, a F1 Comunictions se encarregava de toda a transmissão, com equipamentos próprios e usando profissionais locais para compor parte da equipe. Em outros circuitos, ela se associava a emissoras locais, que operavam as câmeras (menos as on-board); faziam o primeiro corte de imagens e enviavam  à FOM. Esta inseria gráficos e vinhetas e jogava a imagem final para sua sede em Biggin Hill, em Londres, e de lá para os satélites que fazem a distribuição mundial. Em 2007, só os GPs do Brasil, Japão e Mônaco não foram gerados integralmente pela F1 Comunications. Em 2008, porém, também o GP do Brasil passou a ser inteiramente produzido pela empresa de Ecclestone, reservando-se, porém, à TV Globo o direito de incluir imagens de suas próprias câmeras.

Em 2004, a Fórmula 1 assumiu todo o fluxo de informações e a produção da World Feed. Antes disso, coube a cada parceiro de transmissão produzir um show para cada região: o problema era que cada região tenderia a se concentrar em uma determinada equipe local ou piloto e, no processo, grande parte da ação seria perdida. Então, a Fórmula 1 assumiu e começou a produzir um show para um público global. O World Feed começa 5 minutos antes da corrida e termina depois da cerimônia no pódio. O objetivo dos produtores é ter as imagens da pista para a TV em menos de 400 milissegundos.
É um grande empreendimento, mas uma equipe inesperadamente pequena. No total, há setenta funcionários envolvidos na produção de uma corrida. Dois diretores e dois produtores sentam-se nos assentos quentes, bem como um fornecedor de pneus que diz à equipe que conjunto de pneus os carros estão usando. Cada operador de câmera recebe cinco câmeras e é seu trabalho ajustar todos os aspectos da imagem para garantir que ela atenda a um padrão de transmissão. Eles estão continuamente verificando o equilíbrio de cores e a exposição para garantir que os esquemas de cores das equipes e patrocinadores sejam representados com a maior precisão possível na televisão.
Há quatro câmeras colocadas ao redor da pista para sinalização eletrônica. Eles podem colocar o logotipo de um patrocinador em qualquer uma das superfícies. Todos os dados coletados das câmeras – como a posição do acelerador, a entrada do freio, a velocidade da roda e os tempos do setor – são coletados e sobrepostos ao vídeo para os espectadores em casa verem. É o trabalho do diretor principal para combinar todas essas informações para contar a história da corrida. Há até um produtor de especialidades, que controla os feeds de vídeo dos helicópteros e da celebração do pódio. Os diretores estão em comunicação com todos os operadores de câmeras e os instruem sobre o que capturar.
No início das sessões de treinos na sexta-feira e no sábado em uma corrida do Grande Prêmio, os carros aparecem na tela na ordem do número do carro. Quando saem da pit lane, são mostrados na ordem em que saem. Quando eles registram um tempo de volta, aparecem na ordem do tempo de volta, com a volta mais rápida no topo da tela de tempo. Os nomes dos motoristas são abreviados à esquerda.
A tela 1 começa exibindo todos os carros na ordem de seus números com as palavras IN PIT na coluna de tempo de volta mais recente. Quando eles registram um tempo de volta, eles são colocados na ordem de seu tempo de volta com o mais rápido no topo da lista.
Os tempos de volta e setoriais para pilotos elegíveis para participar da Q2 são colocados de volta em ordem numérica. Os condutores que não são elegíveis para participar da Q2 mantêm sua volta e setor e permanecem na ordem da Q1. Seus nomes e números de corrida ficam cinza.
Os pilotos que participam da sessão são colocados em ordem de desempenho assim que definem um tempo de volta.
Os tempos de volta e setoriais para pilotos elegíveis para participar da Q3 são colocados novamente em ordem numérica. Os pilotos não elegíveis para participar da Q3 mantêm sua volta e setor e permanecem na ordem da Q2. Seus nomes e números de corrida ficam cinza.
No final da Q3, a tela de informações de tempo mostra a classificação final da sessão de qualificação.
A tela 1 começa mostrando todos os carros em ordem de grade com as palavras IN PIT na coluna de tempo de volta. Durante a primeira volta, a tela atualiza o pedido conforme os carros cruzam a primeira posição intermediária dos três locais de tempo e velocidade conhecidos como Intermediário 1, Intermediário 2 e a linha de Início / chegada.
À medida que cada carro cruza a linha Start/Finish, seu número e o nome do piloto são mostrados em branco. Quando o líder cruza a linha Início/Fim, todos os outros nomes ficam amarelos. Quando o carro sai dos boxes, a palavra OUT é mostrada na coluna de tempo de volta mais recente, e a duração do pit stop aparece na última coluna do setor.
Após as primeiras 10 voltas, a posição de qualquer piloto que não tenha completado 90% da distância percorrida pelo líder não aparece. À medida que o carro passa pela linha de largada/chegada, o tempo da volta que acabou de completar é mostrado.
Uma linha mostrando os melhores tempos em cada setor de cada carro é exibida em amarelo depois que o carro estiver nos boxes por 15 segundos. A tela 1 ainda informa a contagem de voltas; o número de voltas começadas pelo piloto; a diferença entre o piloto e o adversário da frente na última vez que cruzaram a linha de largada /chegada; a contagem de pit stop; número de paradas no pit.

A tela 2 é composta de duas seções. A parte superior é uma área de rolagem que exibe uma volta completa de dados de tempo para cada carro toda vez que ele cruza a linha de chegada; a seção inferior mostra as seis primeiras posições dos dois pontos de tempo intermediários, a linha de chegada e um quarto local no circuito (geralmente a parte mais rápida).
A metade superior da Tela 2 mostra as informações de tempo e velocidade do setor, bem como o tempo de volta de cada carro ao cruzar a linha de controle/chegada. Ele também mostra a velocidade alcançada através da captura de velocidade adicional pelo carro naquela volta em particular, o número de voltas completadas e a diferença de tempo entre os carros.
A metade inferior da Tela 2 mostra as seis velocidades atuais mais altas para a sessão em cada uma das posições intermediárias, a linha Início/Fim e a captura de velocidade, juntamente com uma abreviação do nome do piloto com o qual a velocidade está relacionada. As velocidades são mostradas em quilômetros por hora, como sempre na F1.
Durante as sessões de treino e qualificação, esta área da tela também mostrará três informações sobre os carros concorrentes.
A tela 3 tem o mesmo formato para todas as sessões e é composta de duas partes. A metade superior mostra mensagens enviadas diretamente do Controle de Corrida, juntamente com a hora em que cada mensagem foi enviada. A lista de mensagens rola para cima para que a mensagem mais recente seja sempre mostrada na parte inferior. A mensagem mais recente é exibida em magenta por um minuto, após o qual será revertida para amarelo.
Essas mensagens são usadas para informar a todos sobre o status de uma sessão (por exemplo, Início Atrasado, Bandeira Chegada, Bandeira Vermelha, etc.) e qualquer informação adicional que o Controle da Corrida deseja transmitir (por exemplo, carro 7 parado na curva 10).
A metade inferior da tela 3 mostra informações meteorológicas e é dividida em três seções.

A seção à esquerda mostra um mapa do circuito com uma seta apontando na direção em que o vento está soprando. O mapa é orientado de tal forma que a parte superior da tela fica ao norte.
A seção central contém um gráfico mostrando os dados meteorológicos coletados nas três horas anteriores. Este gráfico mudará a cada poucos segundos para mostrar, sequencialmente: Temperatura tanto a pista quanto as temperaturas do ar em graus Celsius; a condição de pista prevalecente (molhada ou seca); a velocidade do vento em metros por segundo; umidade a umidade relativa; a pressão atmosférica em milibares. A seção à direita mostra as leituras meteorológicas mais recentes.
A tela 4 mostra informações semelhantes à Tela 1, mas os tempos do setor são de um décimo de segundo. As cores e funções são semelhantes à tela 1. Quando os carros estão no pit lane, o número do carro é mostrado em vermelho. No início da qualificação, a tela 4 aparece com os carros na ordem de seus números. Quando eles registram um tempo de volta, eles são colocados na ordem de seu desempenho.

Antes de os pilotos da Q2 serem elegíveis para participar, seus tempos de volta e setor são removidos e são colocados de volta em ordem numérica. Eles mantêm a contagem de volta do primeiro tempo e o tempo de volta do primeiro tempo permanece na coluna apropriada.
Os pilotos não elegíveis para participar da Q2 mantêm as suas voltas e tempos do setor e permanecem na ordem da Q1, com os seus nomes a cinzento.
Os carros permanecem em ordem numérica até definirem um tempo de volta quando são colocados em ordem de desempenho.
Os pilotos que participaram da Q3 têm seus tempos de volta e setor removidos e colocados novamente em ordem numérica. Eles mantêm a sua volta desde a Q2 e o seu tempo de volta permanece na coluna apropriada.
Os condutores que não estão na Q3 mantêm os seus tempos de volta e de setor e permanecem na ordem em que estavam no final da Q2, com os seus nomes coloridos a cinzento.
No final da Q3, a tela mostra os pilotos na classificação de qualificação e seus tempos de volta mais rápidos de cada parte da sessão.
Durante a corrida, a Tela 4 mostra os pilotos na ordem de sua classificação e contém diferença, intervalo, tempos do setor (até décimos de segundo), os tempos de volta mais recentes e o número de paradas nos boxes.