Publicidade

Sinalização

A sinalização da corrida de Fórmula 1, regulamentada pelo artigo 2.4 do Anexo H, do Regulamento Esportivo da FIA, é feita pelo Diretor de Prova e fiscais em vários pontos da pista, para colaborar na segurança dos pilotos e no cumprimento das regras. Durante o dia, a sinalização é feita por diferentes bandeiras coloridas, que podem ser complementadas ou substituídas por luzes. À noite, as bandeiras podem ser substituídas por luzes e painéis reflexivos. Bandeiras amarelas são obrigatórias nos eventos noturnos. Algumas bandeiras são usadas apenas pelo Diretor de Prova ou seu representante e outras pelos fiscais em vários pontos ao longo da pista.

As bandeiras do Diretor de Prova são:

bandeira_vermelha

 Vermelha – Deve ser agitada na linha de largada quando é decidida a interrupção da sessão de treinos ou da corrida. Simultaneamente, cada fiscal nos pontos em torno do circuito também devem agitar uma bandeira vermelha.  Quando o sinal de parar é dado: 1 – durante o treino, todos os carros devem reduzir a velocidade imediatamente e lentamente se dirigirem para os respectivos boxes; 2 – durante a corrida, todos os carros devem reduzir a velocidade imediatamente e se dirigirem para a linha da bandeira vermelha; 3 – as ultrapassagens são proibidas e os pilotos devem lembrar que veículos de serviço podem estar na pista; o circuito Poe estar totalmente bloqueado por causa de um acidente e condições do tempo podem tornar o circuito inviável para corrida de velocidade; 4 – se a corrida é interrompida, os pilotos devem lembrar que o excesso de velocidade é inútil por que: a classificação da corrida ou a ordem no grid para a relargada é estabelecida a partir do ponto anterior ao que a bandeira vermelha foi agitada e, de acordo com as regras do evento, a saída da pit lane estará fechada. Todos os carros devem parar em ordem antes da linha da bandeira vermelha, até serem informados se a corrida será reiniciada ou encerrada.
 bandeira_quadriculada   Preta e branca quadriculada – Agitada para indicar o fim da sessão de treinos ou da corrida.

bandeira_preta

 Preta – Deve ser usada para informar o piloto que ele deve parar no seu box ou num lugar próximo da entrada para o box. Em outras palavras, significa que ele está excluído da prova. Se o piloto não obedecer a ordem, por alguma razão, essa bandeira não pode ser mostrada por mais de quatro voltas. A decisão de mostrar essa bandeira é tomada pelos delegados da FIA e a equipe respectiva dever ser informada imediatamente 

bandeira_preto_bola_vermelha

 Preta e laranja – A bandeira preta com um círculo laranja de 40 centímetros de diâmetro no meio é usada para informar ao piloto que seu carro tem problemas mecânicos que podem causar problemas a si mesmo ou a outros pilotos e que ele deve parar em seu Box na volta seguinte.  Depois de os problemas serem solucionados, ele pode voltar à corrida.

bandeira_pretaebranca

 Preta e branca, dividida diagonalmente – Essa bandeira deve ser mostrada uma vez somente e é um aviso ao piloto que esteja tendo comportamento anti-desportivo e que pode ser punido.

Essas três últimas bandeiras podem ser agitadas ao lado de uma placa em branco, com o número do piloto em branco. A bandeira e o número podem também ser colocados numa única placa. Eventualmente, o Diretor de Prova pode usar a bandeira do país onde se realiza a corrida para dar a largada da corrida.

Bandeiras dos fiscais de pista:

 bandeira_amarela

 Amarela – É sinal de perigo e deve ser mostrada aos pilotos de duas maneiras: com aceno simples, indicando que ele deve reduzir a velocidade, não Poe ultrapassar e deve se preparar para mudar de direção, porque há perigo ao lado ou em parte da pista; com aceno duplo, alertando o piloto para que reduza significativamente a velocidade, não ultrapasse e prepare-se para mudar de direção ou parar. Há perigo em parte ou em toda a pista e os fiscais trabalham na pista ou ao lado dela. A bandeira amarela normalmente deve ser mostrada somente pelo fiscal colocado num posto imediatamente anterior ao local doperigo. Em alguns casos, porém, o Diretor de Prova pode ordenar que ela seja mostrada por mais de um fiscal, além daquele que está no posto que precede o local do incidente.  A ultrapassagem não é permitida entre a primeira bandeira amarela e a bandeira verde mostrada depois do incidente.  A bandeira amarela não deve ser mostrada na pit lane, a não ser no caso de um incidente do qual o piloto precise ser informado.

bandeira_vermelhaeamarela

 Amarela, com listras vermelhas – Deve ser mostrada imóvel, para informar aos pilotos que há deterioração ou problema de aderência por causa de óleo ou água na pista na área além da bandeira. Essa bandeira deve ser exibida por no mínimo (dependendo das circunstâncias) por quatro voltas, a menos que a superfície volte ao normal antes disso. Não é necessário, entretanto, mostrar a bandeira verde depois do setor assinalado por essa bandeira.
 bandeira_azul  Azul – Deve ser usada para indicar ao piloto que ele está perto de ser ultrapassado. Ela tem diferentes significados durante os treinos e na corrida. Em todo tempo: uma bandeira parada deve ser mostrada ao piloto que deixa a pit lane se o tráfego se aproxima da pista. Durante os treinos para avisar o piloto que deve dar passagem a outro mais rápido do que ele. Durante a corrida, a bandeira deve ser mostrada a um carro que está prestes a ser ultrapassado e cujo piloto deve dar passagem na primeira oportunidade.
bandeira_branca    Branca –  Essa bandeira deve ser agitada e é usada para indicar ao piloto que há carro bem mais lento no setor da pista controlado pela bandeira daquele ponto.

bandeira_verde

 Verde – Deve ser usada para indicar que a pista está limpa, acenada pelos fiscais, imediatamente após o incidente que obrigou o uso de uma ou mais bandeiras amarelas. Ela pode ser usada também, caso necessário,pelo Diretor de Prova para assinalar o início da warm-up ou o início de uma sessão de treinos.