Sensor de fluxo

Sensores de vazão ou medidores de fluxo são equipamentos cuja finalidade é obter a medida de um fluxo ou de uma vazão de matéria. O medidor de fluxo é composto por:
• Uma seção tubular feita do material isolante ou por um material metálico revestido internamente por um isolante (necessário para evitar curtos-circuitos);
• Bobinas ou imãs permanentes para gerar o campo magnético;
• Eletrodos para medir a diferença de potencial gerada pela separação dos íons;
• Circuito eletrônico, responsável por filtrar, amplificar e transmitir o sinal adquirido nos eletrodos.
Depois do GP do Brasil de 2019, a FIA emitiu uma diretiva técnica obrigando as equipes a usar, a partir da temporada de 2020, um segundo sensor de fluxo de combustível. A decisão da FIA ocorreu depois de questionamentos quanto à legalidade das unidades de potência da Ferrari. A desconfiança de que apenas um sensor não detecta irregularidades fez com que a entidade decidisse por apertar o cerco.
Após o GP do Brasil, foram recolhidos três sistemas de fluxo de combustível para análise: um de um motor atual da Ferrari; outro de um motor Ferrari de especificação antiga usado pela Alfa Romeo, e um terceiro, de uma unidade da Honda. A ideia era comparar os três sistemas e tentar detectar alguma irregularidade. Todos os carros são obrigados a levar um único sensor de fluxo de combustível padronizado pela FIA, dentro do tanque de gasolina. Segundo o regulamento, a vazão máxima de combustível é de 100 quilos por hora. A regra determina também que “qualquer dispositivo, sistema ou procedimento cujo objetivo/efeito seja aumentar a vazão ou armazenar e reciclar combustível após o ponto de medição é proibido”.
A maior velocidade das Ferraris nas retas e, sobretudo, a retomada de aceleração nas saídas das curvas fizeram com que a RBR solicitasse esclarecimentos à FIA. A desconfiança era de um possível vazamento controlado de óleo no sistema interno de refrigeração do motor Ferrari para permitir que que uma pequena quantidade de lubrificante entrasse no processo de combustão e produzisse um aumento de potência por um curto período de tempo.