Publicidade

Senna, o melhor de todos para a BBC

Em série que começou a ser divulgada em março e terminou em novembro de 2012, o site da emissora britânica BBC apontou o piloto brasileiro Ayrton Senna como o melhor de toda a história da Fórmula1. O brasileiro superou Juan Manuel Fangio, segundo colocado, e Jim Clark, terceiro. Michael Schumacher ficou em quarto e Alain Prost em quinto.

senna_01No perfil de Senna, o redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, o descreveu como um “semideus” no Brasil, além de um piloto admirado em todo o mundo pelo seu carisma e romantismo. “Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento bruto com uma determinação assustadora. Mas, com toda essa determinação, e com seu próprio conhecimento de o quanto talentoso ele era, veio um senso de justiça menos atraente que o levava a colocar sua própria vida – e a dos seus oponentes – sob risco”.

O perfil enumera as principais passagens da carreira do piloto, como quando venceu no Brasil apenas com a sexta marcha. Lembra também a rivalidade com Alain Prost, especialmente a batida proposital no Japão que rendeu o título de 1990, um ano depois de ter se sentido prejudicado por uma decisão do presidente da FIA, Jean-Marie Ballestre, que deu o título ao francês.

A lista da BBC dos maiores pilotos da Fórmula 1 é a seguinte:

1. Ayrton Senna                                11. Alberto Ascari

2. Juan Manuel Fangio                       12. Gilles Villeneuve

3. Jim Clark                                        13. Nigel Mansell

4. Michael Schumacher                      14. Mika Hakkinen

5. Alain Prost                                     15. Lewis Hamilton

6. Stirling Moss                                  16. Nelson Piquet

7. Jackie Stewart                                17. Emerson Fittipaldi

8. Sebastian Vettel                             18. Jack Brabham

9. Niki Lauda                                     19. Graham Hill

10. Fernando Alonso  20. Jochen Rindt