Regulamento

O Regulamento da Fórmula 1 é estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA) desde 1950. O Regulamento possui 46 artigos e 7 anexos acerca da categoria automobilística. A última edição completa do Regulamento é de 2013, que em  2019 passou por várias alterações.

Regulamentos técnicos – Em tentativa de aumentar as ultrapassagens, as equipes concordaram com uma série de mudanças aerodinâmicas que afetam o perfil das asas dianteiras e traseiras. A asa da frente foi simplificada para reduzir a turbulência, para que os carros possam se aproximar, aumentando as chances de ultrapassagem. A asa traseira pode ser equipada com uma aba superior que criará um maior diferencial de velocidade entre a asa em sua posição normal e quando estiver na configuração DRS, As placas frontais das asas devem ser remodeladas para alterar o fluxo de ar através do carro e reduzir os efeitos da turbulência aerodinâmica. O slot na asa traseira deve ser ampliado, tornando o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) mais forte.
As mudanças incluem laterais menores e limitação do desenvolvimento aerodinâmico da asa traseira, a fim de criar mais espaço para os logotipos dos patrocinadores.
O nível máximo de combustível será de 110 kg (242,5 libras), para minimizar a necessidade de os pilotos cuidarem do consumo durante a corrida.
Carro e piloto –As dimensões máximas do carro deverão passar de 3.910 mm de 2018 a 4035 mm, com maior extensão dos suportes da asa traseira. O peso do pilotos deixará de ser considerado no peso mínimo do carro. Como acontece desde 2014, com a chegada dos motores turbo-híbridos, os pilotos devem pesar no mínimo 80 kg (176,4 lb) e no caso dos que não atingirem esse limite, deverá ser adicionado um lastro em volta do assento. As mudanças foram introduzidas para evitar que os pilotos com corpo menor tenham vantagem sobre os mais altos e pesados.
Segurança do piloto – A FIA introduziu um novo padrão para capacetes, para melhorar a segurança. Os capacetes serão submetidos a uma gama mais abrangente de testes de colisão para aumentar a absorção e a deflexão de energia, além de reduzir a probabilidade de serem danificados por objetos. Todos os fabricantes de capacetes certificados devem submeter seus produtos a testes antes do campeonato de 2019 e o modelo escolhido deverá ser novo padrão para todos os capacetes usados ​​pelos competidores em todos os eventos da FIA.
Novos Pneus – A Pirelli, que teve seu contrato de fornecimento de pneus renovado até 2023, renomeeou sua linha de pneus seguindo um pedido da FIA e da gerência do esporte. O órgão governamental argumentou que a nomenclatura usada em 2018 (hipermacio, ultramacio, supermacio, macio, médio e duro) era difícil de ser entendida pelo espectadores casuais e pediu uma simplificação. Para tornar mais fácil a identificação do pneu , eles terão apenas três cores ao longo da temporada de 2019: branco, amarelo e vermelho, correspondendo aos compostos duros, médios e moles. Cinco compostos serão usados ao longo do ano, do mais difícil, C1 ao mais macio C5, mas a cada corrida, os nomes e as cores serão os mesmos três. A Pirelli continuará decidindo sobre três dos compostos a serem disponibilizados para cada corrida. (Para saber mais sobre pneus, acesse https://bit.ly/2TFBHeL)
Outras alterações –
• Agora são as próprias equipes que fazem a verificação técnica nos seus carros. Elas assinam um documento e o entregam aos comissários. Estes vão realizar inspeções de surpresa para checar se tudo está, mesmo, dentro das regras.
• Os capacetes têm a parede superior está 1 cm mais baixa, para reduzir a possibilidade de algo atingir a face do piloto.
• Com o aumento das dimensões do aerofólio traseiro, os retrovisores foram ligeiramente reposicionados nas laterais do carro, a fim de que o piloto possa enxergar o adversário atrás.
• Os pilotos não poderão ultrapassar antes da linha de chegada, quando o Safety Car estiver retornando aos boxes. Eles terão que esperar até a linha de chegada após a relargada. As bandeiras verdes na volta de retorno do safety car aos boxes também não serão mais exibidas. Elas só serão mostradas a partir da linha de chegada.
• Os pilotos que largarem dos boxes poderão realizar a volta de apresentação. Eles se juntarão ao fim do grid assim que o último carro passar pela saída do pit. No final da volta de apresentação esse carro precisará entrar novamente nos boxes para largar da mesma maneira que era feito antes.
• Os pilotos que receberem penalidades que o coloquem no final do grid serão alinhados de acordo com suas posições na sessão de qualificação, o que vai forçar os carros ficarem na pista para conseguirem melhores tempos.
• Além da tradicional bandeira quadriculada um novo sinal luminoso de acenderá na linha de chegada assim que a distância total da corrida for completada.

Textos originais dos regulamentos publicados pela FIA

Regulamento ténico

https://www.fia.com/regulation/category/110file:///C:/Users/Usuario/Downloads/formula_one_-_sporting_regulations_-_2019%20(7).pdf

Regulamento esportivo

file:///C:/Users/Usuario/Downloads/formula_one_-_sporting_regulations_-_2019%20(7).pdf

A versão de 2013, previa outras regras, algumas delas, não referidas acima, continuamem vigor:

As equipes devem apresentar seus dois carros em todas as corridas ao longo da temporada e devem solicitar aprovação prévia para quaisquer mudanças importantes.
O nome ou emblema da equipe deve aparecer no nariz do carro. O nome do piloto também deve aparecer na carroçaria externa do carro.
Para ajudar a distinguir entre os dois carros de uma equipe, as câmeras de bordo que se sentam em cima da estrutura principal de rolagem são coloridas de forma diferente. No primeiro carro, deve permanecer como é fornecido à equipe (preto) e no segundo carro deve ser predominantemente amarelo fluorescente.
Além disso, cada carro deve transportar o número do piloto para a corrida. Os números dos pilotos são permanentes e serão utilizados em toda a carreira, com exceção do atual campeão mundial, a quem será dada a opção de usar o número 1.
Para que os pilotos sejam facilmente distinguidos um do outro enquanto estão na pista, o capacete de cada um deve, com exceção de um evento de escolha do piloto, ser apresentado substancialmente igual em cada evento durante a temporada do campeonato. Os pilotos poderão alterar o desenho do seu capacete excepcionalmente para uma corrida por ano escolhida por eles. Em caso de mudança para outra equipe durante a temporada, também será permitido um capacete remodelado.
O pit lane em cada circuito é dividido em duas pistas. A pista mais próxima da parede é conhecida como “pista rápida”, enquanto a faixa mais próxima das garagens é a “pista interior”.
A FIA aloca as garagens e uma área na pista para as equipes em uma base estritamente igual. Dentro dessas áreas de garagem designadas há uma posição – ou caixa de pista – onde as paradas de boxes podem ser realizadas durante as sessões de treino livre, classificação e a corrida.
Além de secar ou varrer, ou colocar borracha de pneu quando os carros saem, as equipes estão proibidas de melhorar a aderência de sua posição de parada. A equipe só pode ir à pit lane imediatamente antes de um pit stop e deve retirar-se para suas garagens assim que seu trabalho estiver completo.
Nenhum dispositivo acionado pode ser usado para levantar qualquer parte de um carro na pista do pit durante uma corrida.
É responsabilidade da equipe liberar um carro de sua parada apenas quando é seguro fazê-lo.
Por questões de segurança, existe um limite de velocidade de 80 km/h em todos os Grande Prêmios, embora isso seja geralmente reduzido em circuitos como o Mônaco devido à configuração da pista.
Qualquer time cujo piloto exceda o limite de velocidade do pit-lane durante qualquer sessão de treinamento será multado em € 100 por cada km/h acima do limite, até um máximo de € 1000. Acelerar no pit lane durante a corrida povoca uma penalidade de tempo ou do piloto.
Em cada Grande Prêmio, todos os pilotos de corrida podem participar de duas sessões de treino livre de 90 minutos (uma hora e meia) na sexta-feira (exceto o Grande Prêmio de Mônaco que é realizada na quinta-feira), uma sessão de treino de treino livre de 60 minutos (uma hora) no sábado de manhã e um treino classificatório no sábado à tarde.
As sessões de treino individuais não são obrigatórias, mas o piloto deve participar de pelo menos uma sessão de treino para ser elegível para a corrida.
O intervalo entre a primeira e a segunda sessão de treinos livres nunca pode ser inferior a duas horas e meia, enquanto que entre a terceira sessão de treino livre e do treino classificatório o intervalo deve ter pelo menos duas horas.
Os administradores de corrida têm o poder de punir os pilotos com uma série de posições do grid por infrações cometidas durante o treino.
O formato atual do treino classificatório de Fórmula 1 é o seguinte:
(Q1): São 20 pilotos que tentam obter o melhor resultado, em duração de 18 minutos. Os cinco pilotos mais lentos são eliminados do treino classificatório e 15 pilotos avançam para a segundo bateria. Qualquer piloto cujo melhor tempo de volta no Q1 exceda nos 107% do tempo mais rápido configurado durante essa sessão e só pode correr a critério dos comissários.
• (Q2): Após uma pequena pausa de 7 minutos, os tempos são reiniciados e os 15 pilotos restantes voltam para obter o melhor resultado, em duração de 15 minutos. Os cinco pilotos mais lentos são eliminados do treino classificatório e 10 pilotos progridem para a terceira bateria.
• (Q3): Após uma nova pausa de 8 minutos, os treinos são reiniciados e os 10 pilotos restantes participam da última bateria, em duração de 12 minutos que é realizada para decidir o Pole Position e a ordem de partida para os dez melhores pilotos do grid de largada.
As punições por infrações técnicas ou de condução muitas vezes resultam na alteração do grid de largada daquela determinada sessão de treino classificatório.
Se um piloto impedir outro piloto durante a treino classificatório, seus tempos podem ser cancelados ou ele pode perder posições do grid.
Qualquer piloto que parar o carro no circuito durante a sessão de qualificação não será autorizado a tomar parte de qualquer outra fase na sessão.
Qualquer carro que parar no circuito durante o treino classificatório, e que seja devolvido no pit, antes do final da sessão, será recolhido ao parque fechado até o final da sessão.
Para o início de todos os Grandes Prêmios, as equipes e os pilotos devem seguir uma série severa de procedimentos. Isso acontece 30 minutos antes da formação da volta de apresentação, quando os boxes são abertos.
Os pilotos ficam então livres para completar o reconhecimento da pista antes de alinhar nas posições corretas do grid. Se o piloto quiser fazer algumas voltas de reconhecimento a mais, ele é obrigado a passar sempre pelos boxes, a fim de ignorar o grid.
Nos 30 minutos antes do início da volta de apresentação, a saída do pit lane será aberta e os carros terão permissão para deixar a pista do pit lane para cobrir uma volta de reconhecimento. No final dessa volta, eles pararão no grid em ordem de partida com os pilotos parados. Se os pilotos quiserem cobrir mais de uma volta de reconhecimento, isso deve ser feito dirigindo a linha do pit lane a uma velocidade muito reduzida entre cada uma das voltas. A qualquer carro que não complete uma volta de reconhecimento e volte ao grid sob sua próprio potencia não será permitido começar a corrida a partir do grid.
Nos 17 minutos antes do início da volta de apresentação, será dado um sinal indicando que o pit lane será fechado em dois minutos.
Nos 15 minutos antes do início da volta de apresentação, pit lane será fechado e um segundo sinal de alerta será dado.
Qualquer carro que ainda esteja no pit lane pode largar a partir do final do pit lane, desde que tenha chegado lá sob sua propria potência. Se mais de um carro for afetado, eles devem se alinhar na ordem em que se qualificaram. No entanto, qualquer carro atingindo no final do pit lane após o sinal de cinco minutos deve começar por trás de qualquer carro já na saída do pit lane. Os carros que começam a partir da pista do pit lane podem juntar-se à corrida, assim que o campo inteiro tenha passado o final da pista do pit lane pela primeira vez após o início.
Sinais de dez minutos, cinco minutos, três minutos, um minuto e quinze segundos são mostrados antes do início da volta da formação:
Apresentação
• Quando o sinal de dez minutos é mostrado, todos, exceto pilotos, funcionários e equipe técnica da equipe, devem deixar o grid.
• Quando o sinal de três minutos é mostrado, todos os carros do grid devem ter as rodas instaladas. Qualquer piloto cujo carro não teve as rodas montadas neste momento sofre uma punição.
• Quando o sinal de um minuto é mostrado, os motores devem ser ligados e todo o pessoal da equipe deve deixar a grid.
• Se alguma pessoa ou equipamento da equipe permanecer na grid no momento do sinal de 15 segundos, o piloto do carro em questão deve começar a corrida a partir do pit lane.
Durante a volta de apresentação, as iniciações de treino são proibidas e os pilotos devem circular na ordem da grid, mantendo a formação tão apertada quanto possível. A ultrapassagem durante a volta de apresentação só é permitida se um carro estiver atrasado e os carros atrasados não podem evitar passar sem atrasar indevidamente o restante do campo. Nesse caso, os pilotos só podem ultrapassar para restabelecer Assim que todos os carros tenham ocupado suas posições de grid no final da volta de apresentação, as cinco luzes vermelhas aparecerão em sequência em intervalos de um segundo. Essas luzes vermelhas são apagadas para sinalizar o início da corrida.
Se um piloto tiver um problema na grid imediatamente antes do início, ele deve levantar o braço e o início será interrompido. Uma nova volta de apresentação, que contará para a distância da corrida, será completada.
Qualquer piloto que cause aborto da largada, mesmo que ele seja capaz de iniciar a formação extra, terá de iniciar a corrida a partir do pit lane. O mesmo processo será aplicado a um reinício depois uma suspensão de corrida durante a qual os pilotos foram levados para a pit lane.
As únicas exceções a esses procedimentos de início estão conectadas ao clima. Se começar a chover nos três minutos antes do início, as luzes serão ativadas e o procedimento de partida retornará ao ponto de 10 minutos para permitir que as equipes mudem para os pneus apropriados.
Se o clima for excepcionalmente ruim, o diretor de corrida pode optar por abortar o início e retomar o procedimento de partida apenas quando as condições melhoraram. Alternativamente, ele pode decidir inicialmente iniciar a corrida atrás do carro de segurança e, em seguida, realizar um início normal, quando a pista for considerada segura o suficiente para fazê-lo.
As bandeiras são a principal forma de sinalização durante os eventos da Fórmula 1. Geralmente, são destinadas a alertar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista ou o fim da prova. Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.
As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car ou perigos na pista.
Qualquer piloto que complete mais de 90 por cento da corrida será classificado.
Os títulos do campeonato de pilotos e construtores são atribuídos ao piloto e ao construtor que marcarem o maior número de pontos ao longo da temporada. No caso de qualquer empate, o piloto com resultados de corrida superiores (com base na ordem decrescente, do número de vitórias para números de segundo lugar para baixo) ganhará precedência.
Os Campeonatos Mundiais de Pilotos e de Construtores são decididos através de um sistema de pontuação, a qual é estabelecida de acordo com a colocação do competidor na bandeirada final do Grande Prêmio. O vencedor pontua automaticamente, porém os demais competidores necessitam completar mais de 90% da distância do vencedor para receber a pontuação. O competidor que não concluir a prova, mas alcançar esta porcentagem também poderá receber a pontuação que lhe cabe – após concordância dos oficiais de prova.
O Sistema de pontuação da Fórmula Um foi oficializado em 1950, com o primeiro Regulamento da FIA, e desde então já sofreu duas adaptações: em 2003 e 2010 (quando 4 novas equipes foram anexadas). O sistema de 2010 foi estendido até ao 10º colocado, que recebe 1 ponto. Ainda segundo o Regulamento, pilotos e suas respectivas equipes recebem a mesma pontuação. Em caso de empate no número de pontos, será considerado campeão o piloto com maior número de vitórias na Temporada.

Para manter a segurança dos pilotos durante um fim de semana de corrida, particularmente em caso de acidente ou condições extremamente precárias, a FIA possui dois métodos principais para neutralizar uma sessão de treino ou de corrida: o carro de segurança ou o carro de segurança virtual (VSC).
Este último será usado principalmente quando as bandeiras amarelas duplas são necessárias em qualquer seção da pista, mas as circunstâncias não exigem o próprio carro de segurança.
Se o VSC for chamado, as equipes serão notificadas através do sistema de mensagens oficial, enquanto os pilotos serão notificados por todos os painéis de luz da FIA exibindo “VSC”.
Sob o VSC (Carro de Segurança Virtual), os pilotos devem reduzir sua velocidade e ficar acima de um tempo mínimo estabelecido pela FIA pelo menos uma vez em cada setor da pista. Os comissários podem impor sanções por quaisquer transgressões.
Os pilotos não devem dirigir lentamente desnecessariamente, de forma errática ou de uma maneira que possa ser considerada potencialmente perigosa para outros concorrentes. Eles também não estão autorizados a ultrapassar, exceto se outro piloto na frente entra na pit lane ou diminui com um problema óbvio.
Quando se considera seguro encerrar o procedimento VSC, as equipes serão notificadas através do sistema de mensagens oficial. Em qualquer momento, entre 10 e 15 segundos depois, os painéis de luz da FIA mudarão para verde e os drivers são livres para retomar as corridas. O DRS também é reativado neste momento.
No caso de um incidente mais grave, particularmente se competidores ou funcionários estão em perigo físico imediato, mas que não seja suficientemente grave para justificar a suspensão da corrida, porém não pode ser tratado sob o VSC, então o carro de segurança será chamado.
O carro de segurança é conduzido por um piloto de circuito experiente e possui um observador da FIA que está em permanente contato radioelétrico com o controle da pista.
O carro de segurança vai se juntar ao circuito com as luzes laranja acesas, e todos os pilotos devem formar uma fila atrás dele. A ultrapassagem não está permitida, embora o carro de segurança sinalize para os retardatários para passá-lo usando sua luz verde até que o líder da corrida esteja imediatamente atrás dele.
Sob certas circunstâncias – por exemplo, se o incidente que trouxe o carro de segurança bloqueie a pista do pit lane – o carro de segurança pode percorrer a via do pit lane. Neste caso, os concorrentes terão permissão para parar em sua garagem no pit lane.
Quando o carro de segurança estiver pronto para sair do circuito, ele irá apagar as luzes laranja, indicando aos pilotos que vai sair. Os pilotos devem continuar em formação até cruzarem a primeira linha do carro de segurança, onde as luzes verdes indicam que são livres de corrida novamente. No entanto, o DRS não será reativado até que duas voltas de corrida tenham sido concluídas.
Em circunstâncias excepcionais, como em clima extremamente ruins, uma corrida pode começar por trás do carro de segurança, que colocará as luzes laranja dez minutos antes do início para indicar isso. Quando essas luzes se passam para o verde, o carro de segurança conduzirá o campo ao redor do circuito na ordem da grid.
A ultrapassagem nesta primeira volta não é permitida, a menos que um carro tenha um problema para se afastar da grid, caso em que o piloto atrasado pode repassar carros para recuperar sua posição original. (Se ele não conseguir recuperar essa posição antes do final da fila, ele deve juntar-se à corrida uma vez que o campo tenha passado a saída do pit lane).
Se um carro de segurança for considerado necessário para o início de uma corrida devido ao tempo úmido, se possível, um começo normal começará uma vez que a pista seja considerada segura para a corrida. O processo verá o retorno do carro de segurança para o pit lane e os carros colocados no grid para o início. Se as condições não melhorarem suficientemente para um início permanente, pode ser utilizado um arranque contínuo.
Caso as condições ou um incidente sejam suficientemente severos para exigir a suspensão de corrida, serão mostradas bandeiras vermelhas ao redor do circuito. Quando isso acontecer, os carros ficarão parados no grid na ordem em que estavam na classificação antes da interrupção.
O carro de segurança irá então se dirigir para a frente da fila, enquanto os membros da equipe podem trabalhar nos carros. O reabastecimento de combustível não é permitido.
Os carros que já pararam no grid quando o sinal da bandeira vermelha foi dado podem ser trabalhados lá, e depois se juntam na posição que ocuparam antes da paralisação. Os carros não podem ser movidos no grid no entanto, a menos que a equipe tenha recebido o consentimento expresso da FIA.
Um aviso de pelo menos 10 minutos será dado às equipes antes que a corrida seja retomada. Três minutos antes, todos os carros devem ter suas rodas instaladas. Se a corrida não puder ser retomada, os resultados serão retirados da ordem no final da penúltima volta antes da suspensão da corrida. O tempo de suspensão não é adicionado ao tempo máximo de corrida de duas horas, mas nenhuma corrida pode exceder quatro horas no total.
Um competidor ou uma equipe podem ser penalizados pela FIA mediante comprovação de conduta imprópria e antidesportiva, que prejudique a prática do esporte e/ou ponha em risco a segurança dos demais envolvidos.A maioria das penalizações é aplica ao em geral. O o sistema de penalizações da FIA se divide em 6 tipos:
• Cinco segundos de Penalidade de Tempo: O piloto deve entrar no pit lane e parar em sua posição pit stop durante pelo menos cinco segundos e, em seguida, pode realizar a troca de pneus ou reparos do carro, mas optar por não parar, desde que não faça mais nenhum pit stop antes do final da corrida. Em tais casos, cinco segundos vão ser adicionados ao tempo de corrida.
• Dez segundos de Penalidade de Tempo: O piloto deve entrar no pit lane e parar em sua posição de pit stop durante pelo menos dez segundos e, em seguida, pode realizar a troca de pneus ou reparos do carro, ou pode optar por não parar, desde que não realize mais nenhum pit stop antes do final da corrida. Em tais casos, dez segundos vão ser adicionados ao tempo de corrida.
• Drive-through é aplicada em pequenas infrações. O piloto deve acessar o pit lane sem parada no box da equipe.
• Stop and Go: Aplicado por desrespeito ou desatenção às regras da prova. O piloto deve acessar o pit lane e permanecer parado em sua marca durante 10 segundos. Aos mecânicos, porém, não são permitidos eventuais reparos no carro.
• Perda de Posições do Grid: Aplicada através do acréscimo de 10 posições na colocação do piloto. Esta penalização resulta de infrações graves, tais como: ultrapassagem ilegal, prejuízo aos demais competidores, direção perigosa, etc.
• Suspensão: O piloto e/ou equipe que cometerem infrações graves (trapaça, danos propositais ao adversário, etc) serão suspensos da temporada em que se encontram, após decisão judicial.

Fiscalização

Em todos os Grandes Prêmios, há uma equipe de sete oficiais que monitoram e controlam as atividades dos fiscais e dos funcionários para garantir a segurança do evento, sempre de acordo com as regras da FIA.

Cinco dos sete oficiais são escolhidos pela FIA. São eles: o Diretor de Prova (atualmente, Charlie Whiting), um juiz permanente e três fiscais adicionais”, um deles será nomeado Presidente dos Fiscais. Todos têm de ter a Super Licença da FIA.

Os outros dois oficiais são escolhidos pelas autoridades esportivas do país sede. Eles ocuparão os cargos de Oficial do Circuito e de oficial adicional da prova (esse segundo deve ser nascido no país sede). Os dois também precisam ter a Super Licença da FIA.

O Oficial do Circuito presta consultoria ao Diretor de Prova, que é a autoridade maior entre os oficiais. Da relação entre os dois, saem as instruções para a ação dos funcionários durante o fim de semana da corrida.

O Diretor de Prova, o Oficial do Circuito e o Delegado Técnico da FIA (atualmente, Jo Bauer) devem estar presentes desde às 10 horas da manhã de quinta-feira (em Mônaco, excepcionalmente às 10 da manhã de quarta-feira) no local em que a prova será disputada.

O Diretor de Prova, o Oficial do Circuito e o Presidente dos Fiscais têm de estar em contato via rádio enquanto os pilotos estão na pista. Além disso, o Oficial do Circuito precisa estar na sala de controle da prova, em contato via rádio com todos os funcionários da pista.

  Regulamento técnico

  •  A mudança dos regulamentos técnicos determina que os carros deverão ter uma        válvula de descarga separada para os gases do escapamento, em uma tentativa de aumentar o ruído dos carro
  • O número de tokens de desenvolvimento de unidade de potência permitidos durante o campeonato será distribuído da seguinte forma:

                   2016–32

                    2017-25

                    2018–20

                    2019-15

  • Qualquer novo fabricante de motor receberá 15 fichas no seu primeiro ano, e 32 no segundo. As áreas acolchoadas ao redor da cabeça do piloto serão aumentadas de espessura para maior segurança.
  • A FIA aumentou para 32, o mesmo de 2014, o número de fichas para atualização da unidade de energia em 2016, para permitir que  fabricantes como Renault e Honda possam melhorar o seu desenvolvimento. Esta decisão também permite um maior desenvolvimento em peças que foram inicialmente planejadas para serem fechadas, incluindo o cárter superior e inferior, unidade de válvula, virabrequim, sistema de ar válvula e auxiliares de unidade.
  • A partir de 2016, o número de testes de pré-temporada foi reduzido de três para dois.
  • Os comissários têm maiores poderes na aplicação de limites de pista. Todos os pilotos deverão ficar entre as linhas brancas que marcam as bordas do circuito, exceto em casos de erro de do piloto. A alteração foi introduzida após uma investigação da ter concluído que as saídas da pista tinham sido fator  significativo do estouro do pneu de Sebastian Vettel no final do GP da Bélgica de 2105.
  • Qualquer piloto que  faça abortar a largada terá de iniciar a corrida da pit lane