Pit lane

A pit lane é uma faixa de circulação separada da pista por um muro, paralela ao grid de largada, ao longo da qual estão localizadas as garagens das equipes.
Na pit lane também duas cabinas. Numa delas fica o diretor de prova, que comanda as luzes de largada e o carro de segurança. Na outra, fica o fiscal da prova, que tem à sua disposição todas as bandeiras de informação durante a prova e também tem a responsabilidade de agitar a bandeira quadriculada que indica o final do treino ou da prova.
Na pit lane, junto à pista, quase sempre na frente do box da própria equipe, fica também o pit wall, cabines de onde os chefes e engenheiros acompanham a corrida através de computadores e monitores com todas as informações, que são passadas aos pilotos pelo rádio da equipe.
Na pit lane também há uma divisão móvel, que possibilita a remoção de carros que não conseguiram dar a largada na volta de apresentação e que são obrigados a largar dos boxes depois que o último carro do grid cruzar a linha de chegada.
A pit lane é controlada por radares, obrigando o piloto a conduzir a uma velocidade que varia de circuito para circuito, sendo de 60 km/h no Grande Prêmio de Mônaco e no Grande Prêmio da Inglaterra e de 80 km/h, no Grande Prêmio do Brasil. O piloto apanhado andando acima do limite de velocidade é habitualmente punido com um drive through (passagem pela box) ou um stop and go, parada de 5 segundos. O piloto punido com um stop and go pode pagar a punição na sua próxima parada nos boxes. O carro entra, para no seu box, e os mecânicos não podem mexer nele durante 5 segundos; passado esse tempo, os mecânicos podem fazer o seu trabalho, e devolver o piloto à pista.
A pit lane é dividida em duas pistas; a mais próxima à parede da pista é designada a “pista rápida” e pode ter mais de 3,5 metros de largura; a pista mais próxima das garagens é chamada “pista interna”. A pista interna é a única área onde qualquer trabalho pode ser realizado em um carro. Nenhum trabalho pode ser realizado na pista rápida se houver risco de atrapalhar outros carros que tentam sair da pit lane.
Com exceção das voltas de reconhecimento permitidas qualquer motorista que precise começar a corrida da pit lane não pode dirigir seu carro a partir da área de garagem designado de sua equipe até 20 minutos antes do início programado da volta de formação e deve parar em uma linha da pista rápida. Nessas circunstâncias, o trabalho na pista rápida será permitido, mas qualquer trabalho está restrito a: a) ligar o motor e qualquer preparação diretamente associada. b) montagem ou remoção de dispositivos de resfriamento e aquecimento permitidos. c) alterações feitas para o conforto do piloto. d) troca de rodas e pneus. Nenhum equipamento pode ser deixado na pista rápida
Os concorrentes não podem tentar melhorar a aderência da superfície na pit lane, com secagem, varrição ou emborrachamento da pista quando os carros deixam a sua posição de pit stop, a menos que um problema tenha sido claramente identificado e uma solução autorizada pelo delegado de segurança da FIA. Os competidores não devem pintar linhas em qualquer parte do pit lane.
Diante das garagens há uma área da pit lane onde os carros podem parar durante os treinos e corridas, para que os mecânicos possam trabalhar nele. O pessoal da equipe só é permitido na pit lane imediatamente antes de ser obrigado a trabalhar em um carro e deve retirar-se assim que o trabalho estiver concluído. Todo o pessoal da equipe que realiza qualquer operação em um carro no pit lane, no pit stop, durante a sessão de treinos de qualificação ou na corrida deve usar capacetes que atendam ou excedam os requisitos do regulamento. O uso de proteção ocular apropriada também é obrigatório.
Os carros não devem ser liberados de uma posição de garagem ou pit stop em que possa colocar em perigo o pessoal da pit lane ou outro piloto. Se um carro for liberado em condições inseguras durante uma sessão de treinos, os comissários podem punir o piloto com o número de posições que considerarem apropriado.
Se um for considerado liberado em condições inseguras durante uma corrida, uma penalidade de drive through, stop&go ou de tempo será imposta ao piloto em questão. Se o piloto abandonar a corrida como resultado do lançamento do carro em uma condição insegura, uma multa poderá ser imposta à equipe. Uma penalidade adicional será imposta a qualquer piloto que, na opinião dos comissários, continue a dirigir um carro sabendo que ele foi liberado em condições inseguras.
Em circunstâncias excepcionais, o diretor de prova pode pedir que a entrada dos boxes seja fechada durante a corrida por razões de segurança. Nesses momentos, os pilotos só podem entrar no pit lane para que reparos essenciais e completamente evidentes sejam realizados no carro. Uma penalidade das citadas logo acima será imposta a qualquer piloto que, na opinião dos comissários, tenha entrado no pit lane por qualquer motivo enquanto estiver fechado.