Publicidade

Os Modelos de 2013

Red Bull – RB8

O RB8, o oitavo carro projetado por Adrian Newey para a Red Bull, não traz muitas diferenças em relação ao modelo anterior, a não ser as necessárias para adaptação ao regulamento do ano. E a principal dessas alterações é o degrau no bico do carro, que, segundo a FIA, por questão de segurança, na posição mais distante do piloto, não pode ter mais de 55 centímetros do solo. Segundo os especialistas, embora parecido com outros modelos que adotaram a mesma solução, o bico do RB8, mais suave, é mais bonito, ou menos feio do que vários outros concorrentes. O bico é mais curto e menos arredondado do que os dos outros carros. Na frente do degrau (mais suaves do que os dos concorrentes) há um buraco, para evitar turbulência e levar o ar até o cockpit, de onde é distribuído para todo o carro. Sem o difusor aquecido, que foi um dos seus trunfos em temporadas anteriores, outra inovação do RB8 é o sistema de escapamento, semelhante ao do C31, da Sauber. Apontado para o duto do freio, com mais espaço para a liberação dos gases, tem como função principal reduzir a perda aerodinâmica.  As laterais (sidepods), mais curtas, não chegam à asa traseira, mais fina e inclinada, com uma divisória no centro. As suspensões traseiras são reforçadas, protegidas do calor.