Publicidade

Monisha Kaltenborn

Monisha KaltenbornMonisha Kaltenborn é a primeira mulher chefe de uma equipe de Fórmula 1. No dia 11 de outubro de 2012, ela assumiu o cargo de dirigente máxima da Sauber, na qual ingressou como administradora do departamento jurídico em 2000 e era diretora executiva, desde 2010, com 33,3% das ações.

Monisha Kaltenborn, que para facilitar omite o sobrenome de solteira, Narang, nasceu no dia em 10 de maio de 1971, em Dehradun, na India, mas foi para Viena, na Áustria, quando criança e assumiu a cidadania austríaca.

De 1990 a 1995, estudou Direito na Universidade de Viena e completou o curso de mestre em Lei Internacional de Negócios na Escola de Economia de Londres, em 1996. Quando estudante em Viena, trabalhou na Organização de Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas e na Comissão Internacional de Leis do Comércio da ONU. Para completar seus estudos, trabalho em várias firmas de Direito em Stuttgart e Viena.

Em 1998/1998, quando trabalhou no grupo de Fritz Kaiser, co-proprietário da Sauber, tornou-se sócia de Peter Sauber, fundador e dirigente da equipe, e de Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, Ela cuidava dos assuntos corporativos e legais das duas equipes, Em 2000, Kaiser vendeu sua participação na escuderia, mas Monisha continuou no time, como chefe do seu departamento jurídico. Em 2001, passou a membro do Conselho de Administração e, em 2010, depois que a equipe se separou da BMW, tornou-se CEO da Sauber Motorsport AG. Ela também integra a Comissão de Mulheres e Esportes Motorizados da FUA

Em 16 de maio de 2012, Peter Sauber transferiu a ela um terço das ações e a fez co-proprietária da Sauber. Em outubro, ele deixou a direção da equipe, entregando o cargo a ela. Em Hockenheim, em 2010, ela foi a primeira mulher a participar de uma conferência de imprensa da FIA, representando a diretoria da equipe. Em Suzuka estava ao lado de Peter Sauber no stand da pit lane.

Quando trabalhava em Stuttgart, Monisha casou-se com o alemão Jens Kaltenborn, com quem tem dois filhos, e mora em Küsnacht, perto da fábrica da fábrica da Sauber, em Hinwil, na Suíça.

Monisha pratica yoga, joga tenis e gosta de ópera. Em criança queria ser astronauta e depois um dos seus sonhos era participar de uma corrida Paris-Dakar.

Peter Sauber disse não ter dúvidas de que Monisha tem todas as qualidades para ser uma boa chefe de equipe e que ela saberá preservar os valores que sustentam a Sauber, o que mais importa para ele.