Largada

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Em qualquer corrida esse é o momento mais importante. Nessa hora todos os carros estão muito próximos uns dos outros. Há uma tensão no ar pois quem largar melhor vai poder ter mais terreno livre a sua frente para executar uma corrida limpa, visualizando melhor a pista e podendo fazer seu traçado de forma independente. `

Normalmente o piloto usa a primeira ou segunda marcha para sair com o carro na largada. Depende da pista e das condições do tempo e do local. O importante é, com pista seca ou molhada, fazer o carro patinar o menos possível para perder menos tempo e, lógico, poupar pneus.

A tensão do piloto é maior na largada pois tirar o carro da imobilidade e faze-lo chegar rápido à primeira curva na frente dos outros exige que o piloto cuide do tráfego em volta, do seu próprio equipamento, não deixando o motor subir demais os giros, preocupando-se com a embreagem,  em não gastar pneus patinando ou com a frenagem da primeira curva e ainda ficar atento ao traçado ideal e ao possível, nesse momento em que todos buscam o melhor lugar da pista para se fazer a primeira curva. Muitas vezes o piloto nessa ansiedade acaba quebrando a embreagem do carro, ficando ali mesmo na linha de largada.

Normalmente o piloto que consegue largar na frente tem grande vantagem pela pista estar livre a sua frente porque assim ele tem livres os pontos ideais de tomadas das curvas.


Largada em Spa Francorchamps 1998 por zorrocoy

Você já ouviu os narradores dizerem que numa primeira volta o líder consegue abrir boa vantagem sobre o segundo colocado. Imagine aquela primeira curva, a primeira volta de uma prova. Todos estão praticamente colados. O piloto da frente faz a primeira curva, freando no ponto ideal. O que vem atrás, colado, vai ter de mudar esse ponto para um pouco mais atrás, pelo menos o tamanho do carro que vai à sua frente. Esse mesmo procedimento tem de ser seguido por todos os que estão atrás o que faz o piloto que está em décimo lugar ter de frear vinte metros antes do ponto ideal.

É lógico que ele estará em enorme desvantagem pois terá de frear naquele ponto reacelerar e tornar a frear quando o carro chegar no ponto ideal. Isso se não tiver de percorrer todo esse trecho em marcha reduzida…É por isso que alguns pilotos que largam atrás preferem deixar  para lutar por uma melhor classificação em outros momentos da corrida, poupando o carro.

Ao longo da história a F-1 a largada foi sempre como se vê hoje, com os carros partindo da imobilidade. Houve tempos em que as filas tinham até quatro carros. Na década de sessenta o normal eram filas de três. No início dos anos setenta as filas alternavam-se em dois e três carros. A primeira fila com dois a segunda com três e assim por diante. Mudava também a forma de acordo com a largura da pista. O primeiro GP Brasil válido pelo mundial em 1973, por exemplo, teve a primeira fila com três carros.  O mais interessante é que as filas não se formavam com os pilotos um atrás do outro como vemos hoje. O piloto tinha sempre livre o lugar imediatamente a sua frente, da seguinte forma:

 

Pole           2º.lugar

3º.lugar            4º.lugar

5º.lugar           6º.lugar

 

As largadas como conhecemos hoje foram estabelecidas no final dos anos setenta , sempre em busca de maior segurança. Antes, os pilotos, com a frente livre, tendiam a chegar na primeira curva do circuito num grande bolo, emparelhados. Se era empolgante para o público. era quase certeza de prejuízo para pilotos e equipes. Isso só veio a acontecer mais freqüentemente nos anos setenta porque, até o final dos anos sessenta, três ou quatro carros, no máximo, é que tinha condição real de brigar por vitória. Os outros eram figuração. Hoje esse número não é muito maior mas nos anos setenta, com a maioria usando motores muito parecidos ou os mesmos ( com o advento do domínio do Ford Cosworth), mais carros e pilotos tinham condições de vencer uma prova.

Além disso, nos últimos anos, todos os pilotos dispunham de uma ajuda eletrônica importante, o controle de largada, que, acionado por  um dos vários botões colocados no volante, evitava a patinagem e permitia a uma largada ideal.

Entre as largadas mais importantes não se pode deixar de falar naquela de Rubens Barrichello em sua Jordan no GP da Bélgica em 1994, depois que o brasileiro conseguiu a pole position nos treinos da sexta feira numa pista úmida. No sábado choveu e Rubinho largou na frente do campeão Michael Schumacher e chegou na primeira curva em primeiro lugar.

Mas a largada que os brasileiros nunca vão se esquecer é aquela que deu o segundo título de pilotos à Ayrton Senna. No GP do Japão na pista de Suzuka o título foi decidido em favor do brasileiro que “esqueceu” de frear sua McLaren e bateu com tudo na Ferrari de Alain Prost. Os dois saíram da pista. Prost enfurecido e Senna, vingado da manobra parecida que Prost executara nele na mesma pista de Suzuka um ano antes que deu o título ao francês, com o bicampeonato na mão. (Texto original de Flávio Gomes)

Regulamento da Largada

No Regulamento Esportivo da Formula 1, da FIA, a Largada é definida no Artigo 38, subdividido em 13 parágrafos, o último deles com 2 alíneas, a segunda com  4 incisos. Em resumo, em tradução livre, ele determina o seguinte:

1 – Os carros devem deixar a pit lane 30 minutos antes do horário marcado para a Largada. E no final da volta de apresentação ( que o Regulamento chama de volta de formação) eles devem tomar posição no grid, como motor desligado.

2 – O carro que não estiver na sua posição no grid ao sinal de cinco minutos, terá de largar da pit lane.

3 – Um sinal 17 minutos antes da largada anunciará que a pit lane será fechada em dois minutos. 15 minutos antes da largada um novo sinal anunciará o fechamento da pit lane. Se mais de um carro tiver que largar da pít lane, eles se alinharão na ordem em que chegarem ao fim dela. Esses carros só poderão largar depois que todos os outros passarem pelo final da pit lane pela primeira vez, depois da largada.

4 – A aproximação da largada será anunciada por sinais visuais de 10 minutos, 5 minutos, 3 minutos, 1 minuto e 15 segundos antes da volta de apresentação, cada um deles acompanhado de um aviso sonoro. Quando o sinal de 10 minutos é mostrado, todas as pessoas, exceto o piloto, os juizes e a equipe técnica devem deixar o grid

5 – Quando o sinal de 3 minutos é mostrado todos os carros devem ter suas rodas fixas e elas só poderão de mover na pit lane ou no grid, durante a suspensão da corrida. O carro que não tiver todas as rodas imóveis ao sinal de três minutos deverá largar do final do grid ou da pit lane. Nesse caso, um fiscal levantará uma bandeira amarela para impedir que o carro ( ou carros)  deixe o grid até que todos os carros em condições saiam para a volta de apresentação.

6 – Quando o sinal de 1 minuto é mostrado, os motores. Podem ser ligados e todas as equipes devem deixar o grid até o sinal de 15 segundos, levando todo o seu equipamento. Se alguma piloto precisar de assistência, depois do sinal de 15 segundos, ele deve erguer seu braço e, quando o restante dos carros deixarem o grid, fiscais serão autorizados a empurrar o carro para a pit lane. Nesse caso, fiscais com bandeira amarela ficarão ao lado desse carro (ou carros) para avisar os pilotos de trás.

7 – Quando as luzes verdes se acendem, os carros devem começar a volta de apresentação, com o piloto pole position à frente. Ao deixarem o grid, todos os pilotos devem prosseguir em velocidade extremamente reduzida até que o pessoal da equipe esteja ao lado da pista. Fiscais devem empurrar para a pita lane, pelo caminho mais rápido, um  carro ( ou carros) que permanecer no grid imediatamente depois de os outros carros terem deixado o grid. O piloto que estiver sendo empurrado não poderá dar partida no carro e deverá seguir as instruções dos fiscais.

8 – Durante a volta de apresentação é proibido o treinamento de largada e a formação deve ser mantida o mais próxima possível

9 –  A ultrapassagem durante a volta de apresentação só é permitida se um carro se atrasar quando deixar  sua posição no grid e os carros de trás não puderem evitar a passagem, para não prejudicar o restante do grupo. Nesse caso, pilotos podem ultrapassar para restabelecer a ordem de largada  original. Um piloto que se atrase ao deixar o grid não pode ultrapassar outro em movimento, se ele ficou parado enquanto o restante dos carros cruzaram a linha, e deve iniciar a corrida do final do grid.  Se mais de um piloto são afetados, eles devem formar no final do grid na orem em que deixaram de completar a volta de apresentação.

10 – Quando os carros retornam ao grid, no final da volta de apresentação, eles devem parar nas respectivas posições, com os motores funcionando. O sinal de largada será dado por meio de luzes ativadas pelo starter. Uma vez que todos os carros estejam parados, a luz de cinco segundos aparece, seguida pelas luzes de quatro, três, dois e um segundo. Depois que a luz de um segundo aparece, a corrida começa com o apagamento de todas as luzes vermelhas.

11 – A não ser  com autorização especifica da FIA, durante a largada, ninguém pode ficar ao lado da pista, com exceção de duas pessoas de cada equipe, fiscais e bombeiros

12 – Algum carro que não conseguir manter a ordem de largada durante toda a volta de apresentação ou estiver em movimento quando a luz de um segundo aparecer deve largar da pit lane. Isso não se aplica a um carro temporariamente atrasado durante a volta de apresentação, mas que pode reassumir sua posição, sem por em perigo ele mesmo ou um outro carro, antes que o carro líder tome sua posição no grid.

13 – Se, depois do retorno ao grid de largada ao final da volta de apresentação surgirem problemas, os seguintes procedimentos serão seguidos:

a – se um carro tem um problema que pode representar perigo, o piloto deve levantar as mãos sobre a cabeça e o fiscal responsável por essa linha deve, imediatamente,agitar uma bandeira amarela. Se o diretor da prova decidir, a largada pode ser retardada. A luz verde deverá ser acesa dois segundos depois de abortada.a largada, as luzes e suspensão são acesas e uma placa dizendo “Extra Formation Lap” (Volta de Apresentação Extra) é exibida e todos os carros em condições devem completar uma nova volta de apresentação, enquanto o carro com problema é removido para a pit lane

b – Se um outro problema surgir, e o diretor de corrida decidir, a largada pode ser retardada, aplicando-se os seguintes procedimentos:

1 – Se a corrida não tiver sido iniciada, as luzes de abortagem são acesas, uma placa dizendo “Delayed Start” (Largada Retardada) é mostrada, todos os motores devem ser.desligados e uma nova volta de apresentação deve começar cinco minutos depois, com a distancia da corrida reduzida de uma volta. O sinal seguinte deve ser o de três minutos. A.troca de pneus não será permitida durante esse atraso.Cada vez que isso acontecer, a corrida será reduzida de uma volta.

2 – Se a corrida foi iniciada os fiscais ao longo do grid devem agitar bandeiras amarelas para informar os pilotos que um carro está parado no grid

3 – Se, depois da largada, um carro está imóvel no grid de largada, é dever dos fiscais empurra-lo para a pit lane pelo caminho mais rápido. Um piloto empurrado do grid não pode tentar dar.partida no carro

4 – Na pit lane, os mecânicos podem tentar dar partida no carro e, se tiverem sucesso,  o piloto pode retomar a corrida. O piloto e mecânicos devem seguir as instruções dos fiscais de pista, enquanto durar esse procedimento.

Veja aqui a largada para o GP da Espanha 31/05/2013

Os pilotos que não marcam tempo são classificados de acordo com os números de seus carros. Desde 1996, a numeração de cada equipe passou a ser definida pelo Mundial de Construtores do ano anterior, com o atual campeão sempre carregando o número um.

Em 1º de setembro de 2012, Sebastian Vettel foi multado em 10 mil euros, pela FIA, após o treino para GP de Bélgica,e m Spa-Francorchamps, por ter treinado largada na pit lane. Essa prática é proibida pelo artigo 30.13, do Regulamento Esportivo da F1. A pena só não foi maior porque a Red Bull comunicou à direção da prova a infração cometida.

 Acidentes

A disposição para manter ou ganhar posições faz da largada um momento crítico e propicio a provocar acidentes, senão muito graves, pelo menos espetaculosos, às vezes envolvendo vários carros, várias batidas, na chamada carambolagem, bólidos voando sobre outros..

Entre os vários acidentes na largada podemos relacionar:

GP da Áustria de 1987 – Numa primeira largada, Martin Brundle bateu na barreira de pneus, voltou para o meio da pista e provocou acidente que envolveu também René Arnoux, Adrian Campo, Phillipe Streihh, Jonathan Palmer e Piercarlo Ghinzani. Na relargada, Nigel Mansell e Gerhard Berger largaram lentamente e acabaram causando uma confusão envolvendo mais 11 carros e culminando com um voo de Pascal Fabre sobre Piercarlo Ghinzani e Ivan Capeli.

GP da Alemanha de 1994 – Dez dos 26 carros que largaram ficaram fora da corrida logo na largada. David Ciulthard e Mika Hakkinen se tocaram em foram em direção à proteção de pneus. Andréa de Cesaris bateu em Alex Zanardi e os que vinham atrás, que tentando se desviar acabaram colidindo também.

GP da Bélgica de 1998 – Ma entrada da Eau Rouge, David Coulthard, Eddie Irvine, Rubens Barrichello, Alexander Wurz, Olivier Panis, Jos Verstappen, Johnny Herbert, Jarno Trulli, Shinji Nakano, Tora Takagi, Pedro Diniz, Mika Salo e Ricardo Rosset foram de encontro ao muro, sob forte chuva. Mas nenhum dos 13 envolvidos se machucou.

GP da Austrália de 2002 – Rubens Barrichello, o pole position largou mal, retardou a freada e Ralf Schumacher, que vinha logo atrás, voou sobre seu carro. Mais seis pilotos, entre eles o estreante Felipe Massa entraram no bolo.

O último acidente de largada aconteceu no GP da Bélgica de 2012, em Spa-Francorchamps.  Romain Grosjean bateu em Lewis Hamilton. Os dois colidiram com os carros que já faziam a primeira curva à direita. Grosjean atingiu Fernando Alonso e voou sobre o carro dele. Os três, mais Sergio Perez, tiveram de abandonar a pista e Grosjean, considerado culpado, foi suspenso por uma corrida.