Grid

O grid é a formação para a largada, de acordo com os tempos obtidos nos treinos de classificação. Ele é formado da seguinte maneira:
As últimas cinco posições serão ocupadas pelos carros eliminados durante a primeira sessão dos treinos de qualificação, a Q1, e o mais rápido sai na 16ª posição.
As cinco posições anteriores serão ocupadas pelos carros eliminados durante a segunda sessão, a Q2, com o mais rápido na 11ª posição.
As dez primeiras posições serão ocupadas pelos carros que participam da Q3, sendo que o mais rápido será o pole position, largando da primeira posição, na primeira fila do grid.
• Se dois ou mais pilotos definirem tempos idênticos durante as Q1, Q2 ou Q3 será dada prioridade àquele que o conquistou primeiro.
• Se mais de um piloto não definir um tempo durante a Q2 ou Q3, eles serão organizados na seguinte ordem:
• Qualquer piloto que tentou definir um tempo de qualificação ao iniciar uma volta rápida.
• Qualquer piloto que não conseguiu iniciar uma volta rápida.
• Qualquer piloto que não tenha deixado os boxes durante o período. As penalidades de posição no grid serão aplicadas aos pilotos em questão na ordem em que as infrações foram cometidas. Se, após a qualificação, mais de um condutor incorre na penalidade por troca de elementos do carro, será dada preferência ao piloto r cuja equipe informou previamente ao delegado técnico que uma unidade de energia ou mudança caixa de velocidades seria realizada. Se mais de um piloto tiver que iniciar a corrida no final grid, eles serão organizados em ordem de classificação.
• Qualquer piloto que incorra em uma penalidade por esse motivo terá precedência sobre qualquer piloto cujos tempos de qualificação tenham sido excluídos por qualquer motivo.
• Se mais de um piloto for punido pelos motivos acima, eles serão organizados na ordem em que foram classificados no período anterior de qualificação; no caso da Q1, na ordem em que foram classificados P3.
A menos que a pista tenha sido declarada molhada pelo diretor de prova, qualquer piloto eliminado na Q1 cuja melhor volta de qualificação exceda 107% do tempo mais rápido não poderá participar da corrida. Em circunstâncias excepcionais, porém, que podem incluir um tempo de volta adequado em uma sessão de treinos livres, os comissários podem permitir que o carro inicie a corrida. Qualquer piloto aceito desta maneira será colocado na parte de trás do grid inicial, depois que qualquer outra penalidade aplicada, e atrás de qualquer piloto penalizado por troca de peças. Se houver mais de um piloto nessas condições, eles serão posicionados na ordem em que foram classificados em 3º treino livre.
O grid de largada será publicado no mínimo quatro horas antes do início da volta de formação. Qualquer competidor cujo carro não conseguiu iniciar por qualquer motivo ou quem tenha boas razões para acreditar que seu carro não estará pronto para deve informar os administradores com a maior brevidade e, em qualquer caso, o mais tardar uma hora e quinze minutos antes do início da volta de formação. Se um ou mais carros forem retirados, o grid será fechado de acordo com as retiradas e a ordem final de largada será anunciada uma hora antes da volta de apresentação.
O grid terá uma formação escalonada de 1 por 1 e a distância entre os competidores é de 16 metros entre o carro da frente e o que está atrás (1º e 3º, por exemplo), sendo oito entre cada posição (1º e 2º, por exemplo).
No ponto de largada, a largura mínima de qualquer circuito deve ser de pelo menos 15 metros. No restante do traçado, pode ser de 12. Além disso deve haver uma distância de pelo menos 250 metros entre a linha de largada e a primeira curva.