Ficha Técnica
Localização |
Marina Bay – Cingapura |
Tipo |
Circuito de rua |
Extensão |
5.065 km |
Distância |
309,316 km |
Voltas |
61 |
Curvas |
24(14 à esquerda e 10 à direta) |
Sentido |
Anti-horário |
Horário |
20h10 locais (9h10 no Brasil) |
Primeiro GP |
28 de setembro de 2008 |
Capacidade |
80.000 espectadores |
Volta mais rápida |
2019 Kevin Magnussen – Haas 1m42s301 |
Pole recorde |
2019 Charles Leclerc – Ferrari 1m36s217 |
Vencedores
22-09-2019
|
Charles Leclerc |
Ferrari |
1h58m33s 667 |
|
17-09-2018 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
1h51m11s611 |
|
17-09-2017 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
2h2m |
|
18-09-2016 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
1h55m48s950 |
|
20-09-2015 |
Sebastian Vettel |
Ferrari |
2h01m22s118 |
|
21-09-2014 |
Lewis Hamilton |
Mercedes |
2h00m05s795 |
|
22-09-2013 |
Sebastian Vettel |
Red Bull |
1h59m13s132 |
|
25-09-2011 |
Sebastian Vettel |
Red Bull |
1h59m06s757 |
149,043 km/h |
26-09-2010 |
Fernando Alonso |
Ferrari |
1h57m53s579 |
157,422 km/h |
27-09-2009 |
Lewis Hamilton |
McLaren |
1h56m06s337 |
159,727 km/h |
28-09-2008 |
Fernando Alonso |
Renault |
1h57m16s304 |
156,069 km/ |
Características
O GP de Cingapura é disputado num circuito de rua, na Marina Bay, ao longo da região portuária e passando entre os arranha-céus da cidade-estado. Com 24 curvas, é um circuito muito travado, mas tem três trechos onde os carros podem atingir entre 250 e até mais de 300 km/h: na Raffles Boulevard, podem chegar a mais de 300 km/h; na reta dos boxes (com 500 metros de extensão), na St. Andrews Road e na Esplanada Drive, podem andar entre 250 e 300 km/h. Nas curvas 3, 10, 11, 15, 19 e 20, a velocidade média é de 80 a 100 km/h e os pontos de ultrapassagem estão nas curvas 1, depois da reta dos boxes; na 7, no final da Raffles Boulevard, e na 15, um grampo no final na Esplanada Drive.
O traçado, no sentido anti-horário, desenhado pelo alemão Hermann Tilke, começa pouco antes da metade da reta dos boxes diante da Marina Promenade, e cerca de 300 metros depois chega a um conjunto de três curvas: a 1, bem no final da reta, a 2, à esquerda, e a 3, na entrada da pequena reta da Boulevard República, à direita.
Depois destas, o trajeto passa ainda por mais duas curvas, uma à esquerda (4) e outra à direita (5), até chegar à Raffles Boulevard, que tem também duas curvas, uma á direita (6) e outra à esquerda (7).
Esta última, um dos pontos de ultrapassagem, leva a um grampo (8) ligando a Nicoli Highway à Stanford Road. No final desta ultima, os carros passam por uma nova curva à esquerda (9), para entrar na reta da St Andrews Road.
Em seguida, há um trecho sinuoso, com quatro curvas direita e esquerda; a passagem pela Anderson Bridge e a chegada (14) à Esplanade Drive, outro ponto de velocidade.
Após um grampo (15) no final da Esplanade e um pequeno trecho em reta, na Raflles Avenue, o traçado tem uma seqüência de sete curvas _ esquerda (16), direita (17), esquerda (18), esquerda (19), direita (20), direita (21), esquerda (22) _ um reta curta e mais duas curvas à esquerda, para alcançar a linha de chegada, em frente à Marina Promenade.
Todo o trajeto é recoberto de asfalto reforçado, com condições de resistir à pressão dos carros durante a corrida e do tráfego diário. Para reduzir o impacto sobre o tráfego e a interrupção do comércio na área nos fins de semana, tanto as obras de reforma do asfalto quanto as de construção do prédio dos boxes, com 36 garagens, para 12 equipes, foram feitas nas noites de domingos e terças-feiras.
Primeira cidade promover uma corrida noturna de Fórmula 1, Cingapura implantou um poderoso sistema de iluminação, capaz de reproduzir as condições de luz diurnas e não prejudicar a visão dos pilotos. Nos dias de corrida, na área da Mariana Bay, são usadas 1.500 lâmpadas, de 3.000 lux (índice de luminosidade), enquanto as normalmente instaladas não passam de 100 lux.
Um novo sistema de sinalização de pista também é empregado no circuito de Cingapura. Em 35 pontos da pista estão instalados painéis luminosos, as chamadas “digiflags” (bandeiras digitais), acionados por fiscais postados ao seu lado e controlados também pelo diretor da prova. Esses painéis, suplementares às bandeiras dos fiscais, exibem as cores das bandeiras destes: amarelo, verde, vermelho ou azul.
A Cidade Estado de Cingapura (Singapoure) tem 4,6 milhões de habitantes e é um dos portos mais movimentados do mundo. A sua principal atividade é a fabricação de produtos eletrônicos e de alta tecnologia. A cidade é considerada a mais limpa do mundo e jogar papel na rua (assim como mascar chiclete) pode acarretar pesada multa.
A primeira corrida noturna e o 800º da história da Fórmula 1, o GP de Cingapura, no dia 28 de setembro de 2008, foi vencido pelo espanhol Fernando Alonso, que quebrava jejum de um ano sem vencer. A vitória, soube-s depois, foi resultado de armação do dirigente Flávio Briatore, que obrigou o piloto brasileiro Nelsinho Piquet a provocar um auto-acidente, na volta e local indicados por ele, de forma a favorecer Alonso, que tinha acabado de sair dos boxes e pode assumir a liderança.
Em 2009, Lewis Hamilton venceu, depois de liderar quase toda a corrida; em 2010, Fernando Alonso fez um hat-trick, conquistando a pole, vencendo a corrida e fazendo a volta mais rápida.
Em 2011 – Sebastian Vettel ganhou com tranquilidade e ficou a um ponto da conquista do bicampeonato. Só não comemorou porque Jenson ButTon, segundo colocado, somou 185 pontos e, teoricamente, faltando cinco corridas, ainda podia alcançá-lo.
Em 2012, a vitória caiu no colo do alemão Sebastian Vettel, depois que, na 12ª volta, o carro de Lewis Hamilton, pole position e líder com 3 segundos de vantagem, quebrou. Vettel assumiu a liderança e garantiu seu segundo triunfo na temporada.
Em 2013 – O GP de Cingapura foi praticamente decidido na véspera. Depois de o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistar a pole position, com apenas uma volta lançada nos 10 minutos da Q3, ninguém duvidava que só um grande imprevisto poderia roubar-lhe a vitória no dia seguinte. Num circuito difícil, com alguns pontos perigosos e de poucas opções para ultrapassagem, seriam mínimas as possibilidades de ele ser ultrapassado na pista. E foi o que realmente aconteceu. Na largada, conteve a ameaça de Nico Rosberg, o segundo no grid, e a partir daí fez um passeio pela pista até o final, completando o hat-trick (barba. cabelo e bigode).
Em 2014 – Lewis Hamilton saiu na pole position, fez a volta mais rápida e ganhou de ponta a ponta o GP de Cingapura, no circuito de Marina Bay, no dia 21 de setembro com o tempo de2h00m04s756, e assumiu a liderança do campeonato de pilotos da Fórmula 1, superando por três pontos (241 a 238) o companheiro de equipe Nico Rosberg. A vitória do piloto inglês foi facilitada pelo abandono de Rosberg logo na volta 14, por problemas no volante do carro, que já tinha surgido antes de ele ir para a pista. Foi a 7ª vitória na temporada e a 29ª da carreira de Hamilton. Com a volta mais rápida, 1m50s419, ele completou o 5º hat trick (cabelo, barba e bigode) da carreira.
Em 2015 – Sebastian Vettel, da Ferrari, dominou inteiramente o GP de Cingapura, conquistando a sua terceira vitória na temporada e, com 42 vitórias, tornou-se o terceiro piloto mais vitorioso da F1, atrás apenas de Michael Schumacher, com 91, e Alan Prost, com 51 e na frente de Ayrton Senna, que teve 41. Praticamente de ponta à ponta, só deixando a liderança nas trocas de pneus durante entrada do safety car e completou as 61 voltas em 2h01m22s188, a 1s478 do segundo colocado, Daniel Ricciardo, da Red Bull, que fez 2s91.23s596 e também marcou a volta mais rápida da prova, com 1m50s041, na volta 52. O pódio foi completado pelo outro carro da Ferrari, de Kimi Raikkonen, que chegou em 3º, com 2s01m39s272. Pela primeira vez na temporada, a Mercedes não teve nenhum piloto no pódio; Rosberg foi o 4º colocado, com 2m01s46s838, e Lewis Hamilton, por problemas eletrônicos abandonou a corrida na volta 32, quando já tinha sido superado por vários pilotos e era o 17º
Em 2016 – Sob intensa pressão de Daniel Ricciardo, da Red Bull, e num final emocionante, Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio de Cingapura, no circuito de Marina Bay, e assumiu a liderança do campeonato da Fórmula 1 de 2016. O piloto alemão completou o percurso de 61 voltas em 1h55m45s950, 0s488 à frente do australiano, que fez a melhor volta da corrida, na 49, com 1m47s187. Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou em 3º, depois, também, de uma forte disputa com Kimi Raikkonen, da Ferrari, 4º colocado. Sebastian Vettel, da Ferrari, teve, sem dúvida, a melhor atuação da corrida, cruzando a linha de chegada no 5º lugar, depois de largar da 22ª e última posição do grid. Essa foi a 8ª vitória da temporada e a 22ª de Nico Rosberg, que completou 200 GPs na carreira. Felipe Massa terminou em 12º e Felipe Nasr, que largou da 16ª posição, chegou em 13º, seu segundo melhor resultado no campeonato.
2017 – Depois de se envolver num choque com Max Verstappen e Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel bateu no muro e abandonou logo depois da largada o GP de Cingapura de 2017, permitindo a vitória de Lewis Hamilton, que aumentou a vantagem sobre o piloto da Ferrari para 28 pontos. O inglês da Mercedes aproveitou a confusão da largada para pular do 4º para o 1º lugar, obtendo, de ponta a ponta a sua 3ª vitória no circuito de Marina Bay e 60ª da carreira. Ele fez também, na 54ª, a volta mais rápida da corrida, com 1m45s008. Na largada, Vettel derivou para a esquerda, para garantir a posição, Verstappen, segundo colocado, manteve sua linha, mas Raikkonen, que saiu da 4ª posição, forçou a passagem pela esquerda e provocou o acidente. Primeiro, bateu em Verstappen e depois atingiu o meio do carro de Vettel. Ele e o jovem holandês da Red Bull saíram da pista, mas Vettel continuou até perder o controle do carro, bater no muro e perder o spoiler, sendo obrigado a abandonar. Fernando Alonso, que também aproveitou a confusão para chegar ao 3º lugar, acabou sendo atingido e os danos no carro o obrigaram a abandonar algumas voltas depois.
2018 – Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio de Cingapura, a 15ª etapa do campeonato da Fórmula 1 de 2018, e ampliou para 40 pontos a vantagem sobre Sebastian Vettel, da Ferrari, com 281 pontos contra 241. O piloto inglês completou o percurso de 61 voltas em 1h51m11s611, 39s945 à frente do rival, que foi terceiro colocado. O segundo lugar do pódio foi de Max Verstappen, da Red Bull, a 8s961 do vencedor. Essa foi a 69ª vitória da carreira e a 7ª da temporada de Hamilton, que na véspera, com uma volta perfeita, considerada “mágica”, em 1m36s015, bateu o recorde da pista do circuito de rua de Marina Bay e obteve a 79ª pole position da carreira e a 7ª da temporada. A volta mais rápida da corrida foi de Kevin Magnussen, da Haas, que fez 1m41s905, na volta 52, mas terminou no 18º lugar.
2019 – Sebastian Vettel quebrou um jejum de 23 corridas, desde o GP da Bélgica de 2018, e conquistou a primeira vitória da temporada de 2019 da F1, a 53ª da carreira, ao vencer GP de Cingapura, no circuito de Marina Bay. O piloto alemão resistiu à pressão de Charles Leclerc depois de três entradas do safety car, para cruzar a linha de chegada em 1h58m33s667. Antes, quando Leclerc fez sua parada, no final da volta 20, Vettel, que parou no começo da volta, já havia superado o companheiro na pista, para assumir a liderança da prova, mantendo-a até o final. Foi a terceira vitória consecutiva da Ferrari, depois de Spa e Monza. Leclerc completou a dobradinha da Ferrari, a primeira no circuito de Marina Bay, e a primeira também desde o GP da Hungria de 2017
Volta da FIA
Trecho |
Setor |
DST |
FG |
Marcha |
Velocidade |
Tempo |
Largada |
0.1 |
6ª |
290 |
|||
Curva 3 |
2.0 |
2ª |
90 |
|||
Detecção |
Curva 4 |
|||||
Curva 5 |
0.5 |
3ª |
135 |
|||
Ativação |
Curva 5 |
|||||
Curva 6 |
1.0 |
6ª |
280 |
|||
Curva 7 |
1 |
1.3 |
3ª |
110 |
28.3 |
|
Entrada Curva 9 |
2.7 |
4ª |
170 |
|||
Saída 10a |
0.1 |
5ª |
240 |
|||
Meio Curvas 12/13 |
-1.0 |
4ª |
183 |
|||
Curva 13 |
1.6 |
2ª |
80 |
|||
Curva 14 |
2 |
2.0 |
2ª |
83 |
40.6 |
|
Curvas 15/16 |
2.0 |
5ª |
225 |
|||
Curva 18 |
2.0 |
2ª |
80 |
|||
Curva 21 |
1.0 |
3ª |
120 |
|||
Curva 22 |
-2.2 |
3ª |
150 |
35.9 1.44.8 |
||
Curva 23 |
3.0 |
4ª |
200 |
|||
Chegada |
3 |
35.9 1.44.8 |
Para mais detalhes e informações técnicas, acesse:
http://www.fia.com/championship/formula-1-world-championship/singapore-gp-track-guide
Outras fontes, com base numa volta virtual, em condições normais, dão estes números:
Trecho |
Marcha |
Velocidades |
Curva 1 |
3ª |
110 km/h |
Curva2 |
3ª |
110 km/h |
Curva 3 |
2ª |
90 km/h |
Curva 4 |
4ª |
200 km/h |
Curva 5 |
3ª |
135 km/h |
Curva 6 – FG 1 |
7ª |
280 km/h |
Curva 7 – FG 1,30 |
3ª |
110 km/h |
Curva 8 – FG 2 |
2ª |
94 km/h |
Curva 9 – FG 3 |
3ª |
126 km/h |
Curva 10 |
3ª |
135 km/h |
Curva 11 |
3ª |
150 km/h |
Curva 12 |
4ª |
180 km/h |
Curva 13 – FG 1.60 |
2ª |
80 km/h |
Curva 14 |
2ª |
85 km/h |
Curva 15 – FfG 2 |
5ª |
230 km/h |
Curva 16 |
2ª |
80 km/h |
Curva 17 FG 3 |
3º |
126 km/h |
Curva 18 |
2ª |
80 km/h |
Curva 19 |
3ª |
118 km/h |
Curva 20 |
3ª |
110 km/h |
Curva 21 |
3ª |
126 km/h |
Curva 22 |
3ª |
150 km/h |
Curva 23 |
4ª |
200 km/h |
Reta |
7ª |
290 km/h |