Alternador

O alternador é uma peça que alimenta a bateria e toda a parte elétrica do carro, convertendo o movimento mecânico do motor em eletricidade. Com aproximadamente um quilo, é um cilindro, com três bobinas de fios de cobre em rotação e ímãs estacionários para gerar energia elétrica, que alimenta os sistemas do carro e sua pequena bateria que giram e criam a corrente elétrica. Os sistemas de ignição e injeção também dependem totalmente da energia gerada pelo alternador. Ele é acionado por uma correia ligada ao motor e gera corrente alternada que é transformada em corrente continua. Como o motor está sempre em rotações altas o alternador fornece energia mais do que suficiente para os sistemas eletrônicos. Porém, se as bobinas giram em baixa rotação (quando o carro está atrás do safety car ou saindo dos boxes, por exemplo) a energia gerada não é suficiente para alimentar a baterias, o alternador esquenta demais, é sobrecarregado e pifa.

Durante o campeonato de 2012, Sebastian Vettel, da Red Bull, abandonou as corridas de Valência e Monza, e Mark Webber abandonou a prova dos Estados Unidos, por causa de falha no alternador.

No GP dos Estados Unidos de 2013, Mark Webber abandonou a corrida por causa de uma falha no alternador. Vettel também já enfrentou este problema em Valência e Monza. Um dos principais dirigentes da Red Bull, o consultor Helmut Marko admitiu a preocupação.

alternador

alternador2