Publicidade

Maurício Gugelmin

Mauricio Gugelmin nasceu em Santa Catarina, no dia 20 de abril de 1963, mas foi no Paraná que começou a dar suas primeiras aceleradas. E começou cedo a participar das competições promovidas pelo Kart Clube do Paraná.

Aos 7 anos, Gugelmin já era a grande fera da categoria Mini Fórmula, pilotando um carinho vermelho, imitação da Ferrari. O grande aprendizado, porém, foi mesmo no kart, categoria que disputou e dividiu vitórias com Ayrton Senna.

Seguindo a historia de todo o bom piloto brasileiro, Mauricio Gugelmin embarcou para a Europa no início dos anos 1980. Superou muitos desafios para vencer por lá. Em 1985, venceu o campeonato inglês de Fórmula 3, o grande trampolim para chegar à Fórmula 1. Nesse ano ainda, chegou a ser sondado pela Lótus para ser parceiro de Senna na temporada de 1986 da F1.

Ma o ingresso na categoria mais importante do automobilismo aconteceu somente em 1988. Como piloto da March, Gugelmin fechou seu primeiro ano em 13° lugar, com cinco pontos. Sua melhor colocação numa corrida foi um terceiro lugar no GP do Brasil. em 1989. No GP da França dessa temporada participou de um acidente incrível. Pouco depois da largada, e antes ainda da primeira curva do circuito de Paul Ruicard, a March do brasileiro voou sobre a Williams de Thierry Boutsen e a Ferrari de Nigel Mansell e aterrissou de rodas para cima, envolvendo no incidente  mais de 20 carros. Gugelmin nada sofreu e ainda teve garra para ir correndo aos boxes e entrar no carro reserva para a segunda largada. Chegou em 14° lugar, mas anotou a melhor volta da corrida.

Gugelmin permaneceu na F1 até 1992, participando de 80 Grandes Prêmios, pela March, Leyton House e Jordan, totalizando 10 pontos. Em 1993, foi para os Estados Unidos, correr na Fórmula Indy e na Cart, até 2003, quando se retirou das pistas.