Lando Norris

Perfil

Nome Lando Norris
País Inglaterra
Nascimento Bristol – Inglaterra
Pai Adam Norris
Altura 1,70
Peso 64 kg
Estado civil solteiro
Residência Guilford – Inglaterra
Hobbies simuladorF1, pintura e desenho
Equipe McLaren
Carro MCL 34
Número #4

Desempenho

Ano Categoria Equipe Corridas Vitórias Poles Voltas Pódios Pontos Posição
2019 F1 McLaren 7 12 12º
2018 F1 McLaren Piloto de testes
2018 Sportcar U.Sport 18 58ª
2018 F2 Carlin 24 1 1 1 9 219
2017 F1 McLaren Piloto de testes
2017 F2 Campos 2 0 0 0 1
2017 GP Macau Carlin 1 0 0 0 0
2017 F3 Europa Carlin 30 9 8 8 20 441
2016 GP Macau Carlin 1 0 0 0 0 11º
2016 F3 Europa Carlin 3 0 0 0 0 N/C
2016 F2 inglesa Carlin 11 4 4 3 8 247
2016 Toyota M2 Competition 15 6 8 5 11 924
2016 NEC Josef Kaufman 15 5 8 5 11′ 316
2016 Renault Europa Josef Kaufman 15 5 6 4 12 253
2015 F4 britânica HHC Motorsport 4 2 1 1 4 128
2015 F4 Itália Mucke 9 0 0 3 1 51 11º
2015 F4 ADAC Mucke 8 1 9 3 6 131
2015 Fórmula MSA Carliin 30 8 10 9 15 413
2014 Ginete Jr HHC Motorsport 24 4 8 2 11 432

História

Lando Norris, nascido em Bristol, na Inglaterra, em 13 de novembro de 1999, é filho de Adam Norris, um administrador aposentado, uma das pessoas mais ricas de Bristol e a 501ª do país. Sua família, o pai Adam, a mãe Cisca, o irmão mais velho Oli, as irmãs Flo e Cisca, moram em Glastonbury, Somerset, mas ele divide um apartamento com o piloto de Fórmula 3 Sacha Fenestraz em Guildford, Surrey, a menos de 16 quilômetros da fábrica da McLaren, em Woking. Lando e Sacha correm uns contra os outros em simuladores em seu tempo livre e isso se torna competitivos.
Apesar do pai rido, Lando diz compra tudo como dinheiro que ganha. Ele diz ter vendido adesivos para a parte de trás dos telefones para fazer algum dinheiro. E a coisa mais cara que comprou foi o equipamento de aerógrafo para suas pinturas. Ele gosta de desenhar seus próprios gráficos e para isso tem seu próprio cortador de vinil, todo o equipamento de areografia e tintas. Também gosta de pintar seus capacetes, desenhar o próprio terno e botas. Esse seria o seu passatempo favorito, o que faria se não estivesse competindo.
Depois de inicialmente se interessar por motociclismo, a atenção de Norris mudou para as quatro rodas depois que seu pai o levou e a seu irmão para assistirem a uma partida do Super 1 National Kart Championships, na pista de kart local. Conforme o seu perfil publicado pela McLaren, Lando começou a correr de kart aos 9 anos, em 2008. No ano seguinte conquistou a pole no seu primeiro evento nacional e até hoje é o piloto mais jovem a conseguir essa posição numa competição britânica. Nesse mesmo ano de 2009, apesar de problemas mecânicos no início da temporada, a mudança para a equipe Mick Barret Racing e um chassi Tony Kart possibilitou a Lando vencer pilotos muito mais experientes.
Na temporada de 2010, Lando entrou nos dois principais campeonatos nacionais da categoria de cadetes, contra pilotos até três anos mais velhos que ele. Uma série de pódios e de pole positions – mais do que qualquer outro piloto naquele ano – viu sua reputação subir a caminho do 3º lugar no Super One Series, além de ganhar o cobiçado ‘O’ Plate durante a temporada. Em 2011, cursando a Millfild School, ao final de uma temporada frustrante devido a problemas no carburador e chassi de seu kart, ele se transferiu para a categoria Rotax Mini-Max, a fim de se preparar para o ano seguinte. E essa nova temporada marcou o início de uma série conquistas nos três anos seguintes, entre elas a Formula Kart Stars e vice-campeonato do MSA Super One British Championship.
Em 2013, Lando participou da WSK Euro Series, da Winter Cup, do Rotax Super One e do Euro Max. O talentoso adolescente mostrou classe e talento para se tornar o campeão europeu de KFJ da CIK-FIA, campeão WSK Euro Series KFJ e CIK- Campeão da Supertaça da FIA KFJ. Ele também foi vice-campeão no WSK Master Series e 4º colocado no Campeonato Mundial, com uma vitória no Bahrein.
Em 2014, Lando subiu para a KF, a principal categoria de Karting, enquanto também competia com carro de corrida no campeonato Ginetta Junior naquele ano. Na Croft, ele fez a primeira das cinco poles positions consecutivas, três das quais ele converteu em vitórias. Ele terminou o ano com uma quarta vitória, que lhe valeu o terceiro lugar no campeonato, um feito impressionante contra pilotos mais velhos e mais experientes. Mas a conquista mais notável aconteceu em setembro no Campeonato Mundial de KK da CIK-FIA, onde o piloto de 14 anos fez história ao se tornar o mais jovem vencedor do Campeonato Mundial.
Em 2015, aos 15 anos, Lando iniciou sua trajetória nos monopostos andando em quatro diferentes torneios de Fórmula 4, para pegar quilometragem. Venceu corridas em três deles. No único que disputou toda a temporada (MSA, atual F4 Britânica), foi campeão, somando oito vitórias e dez poles em 30 provas. Como piloto da Super Somerset, Lando, ficou em êxtase depois de conquistar o título inaugural da MSA Formula Championship com a Carlin. Ele conseguiu oito vitórias impressionantes durante a temporada para ser coroado campeão da Fórmula 4 da Grã-Bretanha em Brands Hatch em outubro. Em 2016, antes de se aventurar na Fórmula 3, Norris aproveitou a pouca idade para dar um passo intermediário. Começou o ano na Toyota Racing Series, um torneio de tiro curto disputado na Nova Zelândia nos meses de janeiro e fevereiro. Venceu cinco vezes, fez oito poles e conquistou o título. Com 3 coroas de campeonato, o piloto da McLaren Autosport BRDC Young Driver e piloto de corridas britânico do ano teve, então, a sua temporada de maior sucesso. Com 16 poles e 11 vitórias em 30 corridas, foi campeão da Eurocup e do campeonato Norte-Europeu da Fórmula Renault. Paralelamente, correu algumas etapas da Fórmula 3 Britânica, ganhando cinco das 11 corridas que disputou, ficando em oitavo na tabela.
O piloto da McLaren Young continuou sua fenomenal ascensão na categoria de automobilismo em 2017, ao se tornar o mais jovem campeão europeu de Fórmula 3 na história da FIA e os bons resultados chamaram a atenção da McLaren, que o selecionou para seu programa de jovens talentos. Aos 17 anos, Norris assinou com a equipe inglesa um compromisso de longa duração que o deixou ainda mais próximo da Fórmula 1. Enquanto isso, disputou a competitiva Fórmula 3 Europeia e mesmo correndo contra pilotos que já tinham pelo menos uma temporada na categoria, foi campeão com oito poles e nove vitórias. Em novembro foi anunciado como o piloto oficial de testes e reserva de Fórmula 1 da McLaren para 2018.