Publicidade

John Surtees

Nome

John Norman Surtees

Nascimento

11 de fevereiro de 1934

Local

Tatsfield  – Inglaterra

Equipes

Lotus, Cooper, Lola, Ferrari, Honda, BRM, McLaren, Surtees

Estreia na F1

GP de Mônaco de 1960

1ª vitória

GP da Alemanha de 1963

Última vitória

GP da Itália de 1967

Última corrida

GP da Itália de 1972

Largadas

113

Títulos

1 (1964)

Pontos

180

Vitórias

6

Pódios

24

Poles

8

1ª fila

22

Voltas+rapidas

11

2ºs lugares

10

3ºs lugares

8

4ºs lugares

5

5ºs lugares

8

6ºs lugares

3

Voltas na liderança

309

Kms na liderança

2131

John Surtees, nascido na Inglaterra, a 11 de fevereiro de 1934, foi sete vezes campeão mundial de motociclismo e o único ex-motociclista a tornar-se campeão de F1. Passou para a história inglesa como um dos mais completos pilotos do país.

Estreou no automobilismo em 1958 e dois anos depois já participava da F3. Em pouco tempo passou para a F1, conseguindo seus primeiros bons resultados com um Cooper: 4º. nos GPs da Bélgica e da Alemanha e 7º . no da Holanda. No ano seguinte, ainda com o Cooper, obteve a 2ª colocação nos GPs da Inglaterra e da Alemanha, o 4º . no GP de Mônaco e o 5º. nos GPs da Bélgica e da França.

Em 63, contratado pela Ferrari, obteve sua primeira vitória em F1, em Nurburgring, chegando em 2º. na Inglaterra, em 3º . na Holanda e em 4º. em Mônaco. Na categoria de carros esportes, venceu as 12 Horas de Sebring, com Scarfiotti, e os Mil Quilometros de Nurburgring, com o belga Mairesse.

Em 64, Surtees venceu o Mundial de Pilotos. Em 65, último da F1 de 1.500 cc, chegou em 2º . na África do Sul, em 3º na França e Inglaterra e em 4º . em Mônaco. Nesse ano,  conseguiu apenas vencer a corrida  de Mil Quilometros de Nurburgring, com uma Ferrari Sport e em parceria com Scarfiotti.

Após um acidente em 65, Surtees retornou às pistas em 66, ocasião em que a Ferrari havia preparado um carro capaz de vencer os demais. De fato, no GP da Bélgica Surtees foi o vencedor. Mas logo em seguida o piloto deixou a Ferrari para pilotar um Cooper-Maserati, com pouca potência e pesado. Venceu apenas no GP do México, com uma Lola-Chevrolet, que preparou em colaboração com o projetista E.Broadley, venceu o Can-Am.

Em 67, pela Honda, venceu o GP da Itália e em 68 estabeleceu a volta mais rápida na Bélgica; colocou-se em 2º . lugar na França, em 3º. nos EUA e em 5º. na Inglaterra.

Nesse ano começou suas atividades como construtor de carros de corrida. E no GP da Inglaterra, em 1970, Surtees correu com o primeiro carro construído por ele mesmo. Chegou em 5º . lugar no Canadá, 8º. no México e 9º. na Alemanha. Em 70/71, venceu a Copa de Ouro de Oulton Park com seu próprio carro. Em 78, porém, abandonou o automobilismo, fixou residência na Inglaterra e passou a trabalhar como arquiteto e a dedicar ao hobby de recuperar motos antigas.

Nas suas 13 temporadas como piloto da Fórmula 1, JohnSurtees disputou 111 Grandes Prêmios, com um título mundial, 6 vitórias em corridas, 10 segundos lugares, oito terceiros, cinco quartos, oito quintos e três esxtos, oito poles, 11 voltas mais rápidas e um totral de 180 pontos.