Jacques Ickx

Nome completo

Henri Jacques William Pescarolo

Nascimento

25 de setembro de 1942

Local

Paris – França

Estreia na F1

GP do Canadá de 1968

Ùltima corrida

GP dos Estados Unidos de 1976

Equipes

Matra, March, Williams, BRM, Surtess

Largadas

57

Pontos

12

Pódios

1

Volta+rápida

1

3º lugar

1

4º lugar

1

5º lugar

1

6ºs  lugares

3

O belga Jacques Ickx  nasceu em Bruxelas, em 1º de janeiro de 1945, e iniciou sua carreira de piloto em corridas de motocross, decidindo-se pelo automobilismo,  ao atingir a maioridade, nas corridas de subida, com um BMW 700. Em 65, foi contratado pela Ford para o Challenger Europeu, categoria Turismo. Por seu desempenho, foi-lhe oferecido um contrato de 3 anos.  Em 67, com uma Matra, Jacques foi o vencedor da F2; estreou na F1 com um Cooper Maserati e venceu os Mil Quilometros de Spa.

Em 68 , ingressou na Ferrari e conquistou o 1º. lugar no GP da França. Nos demais GPs obteve boas colocações, mas foi obrigado a interromper a sua participação no campeonato devido a um acidente. Mesmo assim, retornou às pistas e conseguiu, no final, se classificar em 4º . lugar.

No Campeonato Mundial de Marcas, Ickx competiu pela Ford. Ganhou a 1ª. colocação nas 500 Milhas de Brands Hatch e nos 1000 Quilometros de SPA, além de ganhar as 6 Horas de Watkins Glen.

Em 69, participou do campeonato da F1 pela Brabham e  do Mundial de Marcas, pela Ford. Foi o vice-campeão na Mundial de Pilotos, depois de Stewart, e pela Ford, em dupla com Oliver, venceu as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans.

Em 1970, Jacques correu pela Ferrari, tanto no Mundial de Marcas quanto na F1. No GP da Espanha sofreu o pior acidente de sua carreira, a BRM de Oliver bateu na traseira de sua Ferrari, que se incendiou. Mas o piloto conseguiu acionar o extintor de incêndio e livrou-se das ferragens. Ficou um mês parado, retornou às pistas e ainda se colocou em 2º lugar n o campeonado de pilotos da F1. No Mundial de Marcas,  foi o 2º . nos 1000 Quilometros de Spa e 3º . nas 24 Horas de Daytona.

No ano seguinte, ainda na Ferrari, ocupou a quarta posição na F1, ao lado de Siffert. Com a Ferrari esportiva, junto com Regazzoni, ocupou o 2º . lugar nas 500 Milhas de Brands Hatch.

No Mundial de Marcas de 72, Jacques deu o titulo de campeã à Ferrari, com seis vitórias e um segundo lugar. Na F1, classificou-se em 4º . lugar. No ano seguinte chegou em 3º . lugar no GP da Alemanha e 4º . na Argentina, ocupando na classificação final a 9ª . colocação. No Mundial de Marcas, venceu os 1000 Quilometros de Nurburgring e os 1000 Quilometros de Monza; foi o 2º. nos 1000 Quilometros de Dijon e nas 6 Horas de Watkins e o 3º . nas 6 Horas de Vallelunga e nos 1000 Quilometros de Ostorreichring. Nas 24 Horas de Le Mans, depois de 15 horas entre o primeiro e segundo lugar, o carro apresentou um defeito que  o obrigou a sair da pista.

Em 74, passou para a Lotus por ser mais competitiva para a F1. Com a Alfa Romeo, concorreu ao Mundial de Marcas. Não obteve boas colocações pela Lotus e no Mundial de Marcas, voltou a correr pela Alfa, em dupla com Merzario.

Ausentou-se das corridas por motivo de acidente mas chegou a retornar ocupando o 5. lugar nos 1000 Quilometros de Osterreichring e o 3º . nos 1000 Quilometros de Paul Ricard.

Em 75, ainda na Lotus, já ultrapassada, foi o 8º . no GP da Argentina; 9º . no do Brasil, 12º . na África do Sul. Na Espanha chegou em 2º., mas como a prova foi suspensa antes do final, os pontos foram contatos pela metade. Foi o 8º . em Mônaco, 15º . na Bélgica e na Suécia, 23º . na Holanda e 20º . na França. Antes do GP da Inglaterra, rompeu o contrato com a Lotus. No Mundial de Marcas, com um Gulf-Ford, venceu as 24 Horas de Le Mans. Encerrou a sua carreira em 1979, depois de 14 temporadas, nas quais disputou 116 provas, com 8 vitórias, 7 segundos lugares, 10 terceiros, 13 pole-position, 14 voltas mais rápidas e 181 pontos.