Felice Bonetto

Nome

Felice Bonetto

Nacionalidade

Italiano

Nascimento

21/06/1903

Local

                       Manerbio

Morte

21/11/1953 – Silão – México

Carreira

1950-1953

Equipes

Maserati, Milano e Alfa Romeo

Largadas

15 (em 16 corridas)

1ª corrida

GP da Suíça de 1950

Última corrida

GP da Itália de 1953

Pontos

17,5

Pódios

2

1ª fila

1

3ºs lugares

2

4ºs lugares

3

5ºs lugares

3

Felice Bonetto nasceu em Bréscia, na Itália, em 1903.  Aos 17 anos, inicia sua carreira participando de competições de motocicletas. Em 1931 corre pela primeira vez uma prova automobilística, a subida Bobbio-Penice, com uma Bugatti 37 .  O motor do carro não suporta a subida  e quebra a 300 metros da chegada.

Bonetto ficou conhecido como um piloto corajoso e arrojado que assustava os donos de equipes pela sua impetuosidade. Por causa disso,  sua carreira ficou condicionada a carros abaixo de sua capacidade, numa época em que se destacavam pilotos como Nuvolari e Varzi.

Apesar da precariedade de seus carros, Bonetto continua a correr. Em 1933 consegue seus primeiros resultados significativos. Chega em segundo lugar na Copa Princesa do Piemonte, com um Alfa Romeo 2 600, e em terceiro lugar no Grande Prêmio da Itália, em Monza. Ainda nesse ano, participou do GP da Montanha, em Monteceneri e, no ano seguinte, da Mille Miglia.

As participações do piloto em competições foram diminuindo por causa das dificuldades cada vez maiores de encontrar uma equipe. Bonetto só volta a correr depois da II Guerra Mundial, sem alcançar resultados.

Em 1947 entrou para um equipe oficial, a da Cisitalia, e finalmente consegiu provar suas habilidades, vencendo nos circuitos de Asti e de Vigevano. O piloto vence, também no circuito de Florença com uma velha Delage, de 3 000 cc.

Bonetto continua na Cisitalia em 1948,  alcançando o primeiro lugar em sua categoria na Mille Miglia e nos circuitos de Vercelli e de Mântua. No fim da temporada,  conquista o Campeonato Italiano de F-2. No ano seguinte entra para a equipe Ferrari, onde fica apenas um ano, conseguindo dois segundos lugares no Mille Miglia e GP de Monza.  Sem conseguir se entender com o dirigentes da equipe, volta a ser um piloto independente em 1950.

Aos 48 anos de idade, Felice Bonetto tem uma curta passagem pela Alfa Romeo , mas foi com um carro Lancia que o piloto vence a Targa Florio de 1952. No mesmo ano, com um Maseratti corre o GP da Itália. Não consegue vencer, mas dá muito trabalho para a Ferrari. Com 50 anos de idade e ainda participando de corridas, Bonetto morre, em 1953, durante uma etapa da Carrera Panamericana.