Charles Leclerc

Perfil

 Nome Charles Leclerc
País Mônaco
Nascimento: 16 de outubro de 1997
Local Monte Carlo
Pai Hervé Leclerc
Altura: 1,80
Peso: 67 kg
Estado civil: Solteiro
Residência Monte Carlo
Hobbies Tênis, viagens
Equipe Sauber
Carro nº 16

 Desempenho

Estreia F1 GP da Malásia 2017
Corridas 21
Títulos
Vitórias
Pódios
Voltas + rápidas
Pontos 39

 

 

Carreira

Ano Categoria Equipe Corridas Vitoria Pole Pódio Volta Pts Pos.
2018 F1 Toro Rosso 21 39 13º
2017 F1 Too Rosso 5 0 21º
 

2017

 

F 1

Sauber Piloto de testes
Ferrari Piloto de desenvolvimento
F2 Prema 22 7 8 10 4 282
 

2016

F1 Ferrari Piloto de desenvolvimento
Haas Piloto  de testes
GP3 ART GPP 18 3 4 8 4 202
 

2015

GP de Macau  

Amersfoot

1
GP3 18 3 4 8 4 202
2014 Renault 2.0 Euro Fortec Motor 6 3 N/C
Renault 2.0 Alps 14 2 1 7 0 199
 

2013

 

Kart  CIK-FIA- KZ1

 

ART GP

Vice-campeão mundial
6º lugar no campeonato europeu de KZ
Vencedor da Copa de Inverno
 

 

2012

 

 

Kart – Kf2

 

 

ART GP

Campeão da WSK Europa
Vice campeão europeu
Vice campeão do mundo M18 CIK -FIA
Vence o 4º Torneio Super Kart de Las Vegas ( 10 vitórias, 4 poles, 17 pódios, 7 melhores voltas)
 

 

2011

 

 

Kart – KF3

 

 

Intrepedi

Vencedor da Copa do Mundo
Vencedor do Troféu Academia CIK-FIA (2 vitórias, 5 pódios)
Vencedor do Master Kart de Bercy (8 vitórias, 5 poles, 12 pódios e 1 melhor volta)
 

 

 

2010

 

 

 

Kart – KF3

 

 

 

Sodikart

Vencedor da Copa de Kart de Mônaco
Vice campeão da França
5º no Troféu Academia CIK-FIA ( 4 vitórias, 1 pole, 12 pódios, 8 melhores voltas)
Participação Copa de Inverno  e WSK da Europa, pela Maranelo Kart
 

 

2009

 

 

Kart – Cadete

 

 

Ludo Racing

Campeão da França
Vencedor da Copa Bridgestone
Vencedor da Liga  Rhones Alpes ( 3 vitórias, 1 pole, 6 pódios, 4 melhores voltas
2008 Kart – Minimes Jana Kartigis Vice campeão da França (6 vitórias, 11 pódios, 5 melhores voltas)
 

2007

 

Kart – Minimes

 

 

 

Kart in Pro

Vice campeão PACAC
Vencedor do Troféu  Claude Secq (3 vitórias, 8 pódios e 2 melhores voltas
2006 Kart  –  Mini Campeão regional PACA (14 vitórias, 14 pódios, 17 poles e 17 melhores voltas)
2005 Kart- Mini Campeão regional  PACA (15 vitórias. 17 poles, 17 melhores voltas)

 História

Charles Leclerc nasceu em Monte Carlo, Mônaco, em 17 de outubro de 1997. Tem dois irmãos, Lorenzo e Arthur, e é filho do francês Hervé Leclerc, que, depois de fazer carreira no kart, correu na Fórmula 3, nas décadas de 1980 e 1990. Ele morreu, depois de longa enfermidade, aos 54 anos, a 20 de junho de 2017, apenas quatro dias antes de o filho ganhar a corrida longa do GP de Baku, da Fórmula 2. Hervé transmitiu sua paixão pelos esportes a motor aos três filhos e sempre acompanhou Charles desde sua estreia no kart.

Charles começou a correr de kart aos 5 anos, numa pista, em Brignoles, no sudeste da França, gerenciada pelo pai de Jules Bianchi, de quem foi amigo e afilhado. A carreira para valer começou em 2005, quando foi campeão regional PACA, da categoria Mini, para pilotos entre 6 e 11 anos, com 15 vitórias. 17 poles, 17 melhores voltas. Em 2006, repetiu o feito, com 14 vitórias, 14 pódios, 17 poles e 17 melhores voltas, além de ser vice-campeão da Liga PACAC.  Em 2007, passou a disputar a categoria Minime, para adolescentes entre 7 e 11 anos, com carros de 105 kg, incluído o piloto, sendo vice-campeão da PACAC e vencedor do Troféu Claude Secq, com 3 vitórias, 8 pódios 3 melhores voltas.   Em 2008, na mesma categoria, pela equipe Jane Racing, foi vice-campeão da França, com 6 vitórias, 11 pódios e 5 melhores voltas.

Em 2009, Charles passou à categoria Cadetes, para pilotos entre 8 e 11 anos, pela Ludo Racing, e venceu todas as competições das quais participou.  Foi campeão francês; ganhou a Copa Bridgestone e a Liga de Rhones, com 3 vitórias, 1 pole, 6 pódios e 4 melhores voltas. Em 2010, subiu para a classe KF3, para pilotos entre 12 e 15 anos, com carros de 145 kg. Como piloto da equipe Sodkart, de uma empresa fabricante de kart, participou da Copa de Inverno e WSK, da Europa; foi 5º no Troféu Academia da CIK-FIA, com 4 vitórias, 1 pole, 12 pódios e 8 melhores voltas; foi vice-campeão da França e venceu a Copa de Mônaco.

Charles Leclerc revelou que teria parado de correr em 2011, por falta de financiamento, não fosse a ajuda do amigo Jules Bianchi. Este pediu ao empresário Nicolas Todt que passasse a gerenciar a carreira do monegasco. Todt declarou que, no começo, decidiu ajudar mais para agradar Bianchi, mas percebeu que o garoto era inteligente, lhe deu uma chance e nunca se decepcionou.

Em 2011, ainda na KF3, mas pela equipe Intrepid, Charles venceu o Master de Bercy, competição indoor, em Paris, com 8 vitórias, 1 pole, 12 pódios e 1 volta rápida; ganhou o Troféu Academia CIK-FIA, sob o título de Matthew Graham no Mundial Sub-18, com 2 vitórias e 5 pódios e a Copa do Mundo, em Sarno, na Itália.

No ano seguinte, 2012, Charles passou para a classe KF2, também chamada de Intercontinental A (ICA), reservada para pilotos acima de 14 anos, em carros de 156 kg no total do conjunto. Correndo pela ART Grand Prix, venceu o 4º Torneio Super Kart de Las Vegas, nos Estados Unidos, com 10 vitórias, 4 poles, 17 pódios e 7 melhores voltas. Foi vice-campeão do mundo da última edição da M18, comemorativa dos 50 anos da CIK-FIA, para pilotos nascidos entre 1992 e 1995; foi vice-campeão europeu e campeão da Europa da WSK, no circuito de Zoeira, na Espanha.

Em 2013, Leclerc deu um novo upgrade na carreira, alçando à KZ1, classe para motores de 125cc, de dois tempos, refrigerados a água, com uma caixa de 6 velocidades. Ainda como piloto da ART GP, disputou o campeonato mundial da CIK-FIA e ficou em 2º lugar, atrás de Max Verstappen, em Varennes-sur-Allier, na França. Nesse último ano no kart, também obteve o 6º lugar no campeonato europeu da KZ, da CIK-FIA e ganhou a Copa de Inverno.

Em 2014, Leclerc dá o salto para os monopostos, correndo, pela equipe britânica Fortec Motorsport, a Renault 2.0, na séries da Europa e ALPS, categoria criada pela união do Campeonato da Europa de Fórmula Renault 2.0 (anteriormente conhecido como Fórmula Renault 2.0 Suíça) e da Fórmula Renault 2.0 Itália. Na primeira, como piloto convidado, em 6 corridas, obteve 3 pódios, e na outra foi vice-campeão, com 2 vitórias e 7 pódios, em 14 corridas. Ele também ganhou o campeonato de juniores, com vitória na última corrida, em Jerez. Graças a esses resultados, foi apontado como o calouro do ano.

Em 2015, Charles Leclerc subiu para a F3, pela equipe holandesa Van Amersfoot Racing, e foi 4º colocado no campeonato europeu, com 4 vitórias, 3 poles, 13 pódios e 5 voltas mais rápidas, totalizando 363,5 pontos, em 33 provas. Na etapa de abertura da temporada, em Silverstone, herdou duas poles, depois de Felix Rosenqvist ter sido desclassificado, e obteve a primeira vitória, na 3ª corrida do fim de semana. Na rodada seguinte, em Hockenheim, conquistou a 2ª vitória e subiu ao pódio duas vezes. Ele também venceu em Pau e Spa-Francorchamps e liderou temporariamente o campeonato. Apesar do mau rendimento do carro na segunda fase da temporada, depois de uma colisão com Lance Stroll, em Zandvoort, garantiu a 4ª colocação e título de melhor calouro. No dia 22 de novembro, no GP de Macau, terminou em 2º e foi, de novo, apontado como o melhor rookie. Em dezembro, fez três dias de testes em Abu Dhabi, pilotando pela primeira vez um carro da GP3 e no último dia, bateu três vezes o recorde da categoria.

Em março de 2016, Leclerc ingressou na Academia de Jovens Pilotos da Ferrari e subiu de categoria, de novo, passando à GP3, pela ART GP.  No campeonato desta categoria, fez 19 corridas, com 3 vitórias, 4 poles, 8 pódios e 4 voltas mais rápidas. Totalizou 202 pontos e conquistou a primeira colocação. Venceu as corridas longas na Catalunha e Spielberg e subiu ao pódio nas três corridas seguintes, na Inglaterra, Hungria e Alemanha. Na Bélgica, fez um hat trick: foi pole, fez a volta mais rápida e ganhou a corrida. Na Itália, foi pole, mas ficou a um passo do pódio na corrida longa e abandonou a segunda. Na Malásia foi pole e chegou em terceiro e na última prova, em Abu Dhabi, deixou a pista por causa de um furo no pneu, na primeira, e foi 9º na segunda corrida, mas manteve 25 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Alexandre Albon.

Paralelamente ao campeonato da GP3. Leclerc ganhou as primeiras chances de testes com carros da Fórmula 1. No dia 9 de maio fez testes com o F14 T, de 2014, da Ferrari, na pista de Fiorano. A revista Autosport disse que a corrida começou com tempo úmido, antes que ele pudesse usar os pneus para pista seca. O objetivo do teste do piloto de 18 anos, da Academia de Jovens da Ferrari, era completar 300 quilômetros, para adquirir a Superlicença da FIA. Mássimo Rivola, que comanda a Academia, disse que, para um jovem piloto, Leclerc mostrou “ter boa cabeça nos ombros” e que não muitos pilotos têm isso. “No geral, fez um bom trabalho e mostrou que é rápido”, afirmou Rivola.

No dia 8 de julho, Leclerc, que a 24 de junho já tinha sido contratado como piloto de testes pela Haas, fez a primeira participação oficial na F1, substituindo Esteban Gutierrez, da equipe norte-americana, no primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio da Inglaterra. Ele deu 26 voltas, num total de 5.891 quilômetros, durante 90 minutos. A melhor volta foi a 24ª, com 1m35s869, depois de uma rodada na curva 3, no 8º giro. Terminou na 18ª posição do dia.

No dia 12 de julho, um dia depois de ser designado piloto de desenvolvimento da Ferrari, o piloto monegasco correu num SF16-H, nos testes coletivos, ainda em Silverstone. Por problemas no carro antigo, deu só 19 voltas pelo circuito, pela manhã, com a pista seca. No fim do ano, Leclerc foi contratado como piloto de desenvolvimento da Ferrari.

Em 2017, competindo pela Prema Powerteam, Charles Leclerc repetiu o feito do ano anterior, ganhando também o campeonato da Fórmula 2, com domínio absoluto. Em 22 corridas, obteve 8 vitórias, 8 pódios e 4 voltas mais rápidas, totalizando 282 pontos. Na abertura do campeonato, no dia 15 de abril, no Bahrein, fez a pole e terminou em 3º, na corrida longa e, no dia seguinte, com uma troca de pneus a 9 voltas do final, conquistou sua primeira vitória. Após a parada, voltou na 14ª posição, mas passou por 13 carros e alcançou a liderança ao passar por Luca Ghiotto na última volta. Em Barcelona, foi pole e venceu a corrida longa, mas ficou em 4º no sprint. Em Mônaco, abandonou as duas corridas. No sábado, por problema na suspensão. No domingo, saiu na parte de trás do grid, colidiu com a Norman Nato, quando tentavam recuperação e ambos tiveram que deixar a pista. Na etapa seguinte, a 24 e 25 de junho, em Baku, depois de mais uma pole, terminou o sprint na liderança, porém foi penalizado com 10 segundos, por não reduzir sob bandeira amarela, e perdeu a posição para Norman Nato. Ele dedicou a corrida ao pai, Hervé Leclerc, que tinha morrido quatro dias antes.

Em Spielberg, foi pole e venceu a corrida principal, mas abandonou o sprint, após colidir com o companheiro de equipe Antonio Fuoco. Em Silverstone, fez 6 e empatou com Stoffel Vandoorne no número de poles; venceu a corrida longa e terminou em 5º no sprint. Na Hungria, foi 4º nas duas provas. Em Spa-Francorchamps, fez a 7ª pole da temporada e venceu a primeira corrida, mas foi desclassificado, por irregularidade no carro. No sprint, foi 5º colocado, a mais de 3 segundos do vencedor, o brasileiro Sergio Sette Câmara. No dia 2 de setembro, chegou a Monza, na 9ª rodada, com 59 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Oliver Rowland, e a diferença se manteve, porque nenhum dos dois pontuou nas duas corridas. No fim de semana seguinte, em Jerez, na Espanha obteve a 8ª pole, venceu a corrida longa e garantiu o titulo com uma etapa de antecipação. No último fim de semana, 25 e 26 de novembro, com 2º e 1º lugares, ratificou a conquista, cm 282 pontos.

Leclerc se tornou o mais jovem campeão da F2, aos 19 anos e o primeiro piloto, desde Nico Hülkenberg, em 2009, a vencer o campeonato em sua temporada de estreia, feito que apenas Nico Rosberg e Lewis Hamilton realizaram antes.

Na temporada de 2017, Charles Leclerc voltou a fazer teste com carros da F1, Primeiro, no dia 1º de agosto, depois do GP da Hungria, pilotando o SF70H, da Ferrari. Foi o mais rápido no primeiro dia do teste, fazendo 98 voltas, mas não participou do teste do segundo dia. Depois, ele fez mais quatro testes pela Sauber, que no dia 2 de dezembro o anunciou como novo piloto titular da equipe para 2018, ao lado de Marcus Ericsson.