Antônio Giovinazzi

Perfil

Nome Antonio Giovinazzi
Nascimento 14 de dezembro de 1993
Local Marta Franca – Italia
Nacionalidade Italiano
Pai Vito Giovinazzi
Altura 1,85
Peso 70 kg
Estado civil solteiro
Equipes Alfa Romeo
Número 99

Fórmula 1

Ano Equipe Corridas Vitórias Poles Volta Pódios Abandonos Pontos Posição
2019 Alfa Romeo 17 4 18º
218 Ferrari 3º piloto
2017 Sauber 2 0 22º

Carreira

Ano Categoria Equipe Corridas Pontos Posição
2016 GP2 Prema 22 211
Le Mans SMP Racing 1 10 24º
Campeonato

Mundial

Endurance

Extreme Speed e

Motosport

2 30 20º
2016/

2015

Serie Asia Le Mans Jagonva e Carlin 2 51
2015 F3 Europa 33 412,5
F3 Master 1
GP de Macau 1
Turismo AlemanhaMaster Audi 2 25
2014 F3 Europa Jagonia Avam e Carlin 32 238
F1 Europa 30 31 17
2013 F3 inglesa 12 135
F3 Master Double Racing 1 18º
2012 Formula Chinesa Eurasia 229
Formula

Abarth

BVM 18 NC
2006/

2011

Kart KF3,/Kf2

Resumo da carreira até 2016

Corridas 179
Vitórias 27
Pódios 63
Poles 12
Voltas 19

História

Nascido em Martina Franca, na província de Taranto, em 14 de dezembro de 1993, Antonio Giovinazzi desenvolveu sua paixão por motores logo cedo, como revelou em entrevista:

“Meu pai me deu meu primeiro kart em meu aniversário de três anos e todo fim de semana me levava à pista para treinar e, aos sete anos, comecei a correr. A primeira vez que meu pai ligou o kart fiquei assustado com o barulho e fugi, então ele achou que talvez fosse melhor deixar isso de lado. No dia seguinte, porém, fui eu quem lhe disse que o ligasse novamente para experimentá-lo e a partir desse momento começou essa minha paixão”.

“Depois de um ano, quando ele tinha quatro anos, comprei um verdadeiro kart, de 50cc, a partir da qual ele começou, aos sete anos, a competir a nível regional. Domingo era o único dia em que não trabalhava e Antonio vinha nos acordar para ir à pista. Minha esposa e eu fomos praticamente obrigados a levá-lo a cerca de 100 km de nossa casa para treinar, mas para ele todo domingo era uma festa”, acrescentou o pai em outra entrevista.

No kart, Giovinazzi obteve seus melhores resultados na categoria 60cc, em 2006, vencendo o Troféu Nacional Italiano e também o título europeu na mesma temporada, aos 13 anos. Para fazer a carreira decolar, Giovinazzi teve o apoio da família indonésia de Gelae, uma das principais acionistas da KFC Indonesia, multinacional de fast food, dona da “Jagonya Ayam!”, equipe de automobilismo da F2. “Serei eternamente grato ao Gelael”, ele disse no início de 2017 à Autosprint, “o patrono Ricardo sempre será meu segundo pai, seu filho Sean é o irmão que eu não tenho”.

Giovinazzo começou sua carreira em monopostos na Ásia, logo após completar 18 anos – vencendo a Fórmula Piloto da China em 2012. Em seguida, chegou ao segundo lugar na Fórmula 3 britânica, em 2013. No terceiro ano Fórmula 3 europeia, Giovinazzi alcançou o segundo lugar no campeonato de 2015. O resultado fez com que chegasse diretamente ao GP2 (a atual Fórmula 2) na última temporada com essa denominação, em 2016.

Graças ao seu novo gerente Enrico Zanarini, ganhou outro patrocinador indonésio: a empresa estatal de petróleo Pertamina.

Apesar do domínio da equipe ART no campeonato anterior, o Prema imediatamente se tornou o carro mais rápido e, pela primeira vez, Giovinazzi se viu nas mãos de um material técnico melhor do que seus adversários. Depois de um péssimo começo, marcado por quatro corridas sem pontos, venceu a corrida 1 e a corrida 2 em Baku e a partir daí começou sua luta pelo título mundial. Duas vitórias na corrida 1, tanto em Monza quanto na Malásia, o projetaram ao topo do campeonato com Gasly, companheiro de equipe em Prema, perseguindo-o alguns pontos antes da última corrida em Abu Dhabi. Mais familiarizado com a pista, onde tinha feito teste pela Red Bull, o francês e Giovinazzi nunca havia corrido, o francês, com a pole position e a vitória na corrida 1, venceu o campeonato.

Apesar da derrota abrasadora na última corrida, todo o paddock deu crédito à performance de Giovinazzi, porque ele também conhecia a força de Pierre Gasly, que estava agora em seu terceiro ano na GP2 e posteriormente mostrou seu valor na Fórmula 1, vencendo o sede do Red Bull a partir de 2019. Apesar do resultado precoce na GP2, no entanto, o salto para a Fórmula 1 nem sempre é imediato, mesmo que, como aconteceu com Giovinazzi, um piloto seja considerado reserva em uma equipe de destaque. No caso dele, a ligação veio do fabricante de maior prestígio de todos os tempos, a Ferrari, mas antes de ele chegar como motorista oficial da Sauber em 2019, ele teve que esperar novamente para que alguns movimentos políticos fossem liberados.

A temporada de 2017 viu a ultrapassagem de Leclerc em Giovinazzi nas hierarquias internas da Ferrari, mas acima de tudo até meados do verão, a Sauber foi procurada para fornecer a Honda para 2018. A intervenção de Marchionne foi decisiva para fortalecer ainda mais os laços entre a Sauber e Ferrari, ou mais precisamente FCA: já presente no Ferrari SF15-T 2015, o logotipo da Alfa Romeo tornou-se o patrocinador principal da Sauber a partir de 2018, impondo sua presença em nome da equipe, além da cor da pintura e da pintura. um dos dois pilotos da Sauber, a ser escolhido obviamente no colo da Ferrari. Após um ano de experiência, Leclerc deixou espaço para Giovinazzi, que, por sua vez, retornou de dois anos de inatividade substancial.

Em certo sentido, não parece acidental que, diante de uma ausência tangível de patrocinadores italianos na Fórmula 1, um piloto tricolor volte a ser o proprietário ao mesmo tempo que o retorno de um forte apoio econômico fornecido por uma marca italiana. Giovinazzi, em um mar cheio de tubarões, além de ter um talento inquestionável, é o único piloto em nosso país a encontrar as oportunidades certas também na frente econômica e contratual. Desde o apoio indonésio desde o kart, até a colaboração com Zanarini, o único gerente italiano que conseguiu recalibrar seus negócios, movendo-se com sucesso para o Oriente e formando associações com novos patrocinadores, especialmente a marca russa Kaspersky. Tornou-se essencialmente a imagem da Alfa Romeo Italian, uma marca que a Marchionne queria relançar no exterior graças à americanização da nova Fórmula 1 dirigida pela Liberty Media.

No entanto, não se deve esquecer que Giovinazzi também é um dos pilotos mais rápidos da nossa escola nos últimos anos, talvez o absoluto com a condução mais limpa e suave dos pneus. Um aspecto que o torna eficaz na corrida, especialmente na GP2 (ou Fórmula 2), onde os pneus degradam muito e, pelo menos na corrida 1, o pit stop com troca de composto é obrigatório: «Esta foi a minha principal qualidade em GP2 », disse ele,« durante a corrida de Fórmula 3 por praticamente todos os 40 minutos em aceleração máxima ». Algum tempo atrás, no YouTube, foi possível observar sua volta de qualificação na China em 2017, realizada praticamente sem nenhuma correção no volante e terminou apesar de tudo menos que um décimo da do companheiro Ericsson. No vídeo abaixo, vemos como na corrida 1 em Monza, na GP2, Giovinazzi dirige extremamente limpo, apesar de lutar apenas algumas voltas no final, mas sabendo que ele tem as trilhas favoráveis ​​nesse tipo de pista, ele tenta manter a borracha mais intacta possível atacar apenas as duas posições à sua frente no final, vencendo a corrida.

Luz na direção, luz no acelerador saindo da curva para evitar ultrapassar a direção.

Depois de dois finais de semana de Fórmula 1 reais para substituir Pascal Wehrlein em Sauber, Giovinazzi está de volta às naftalina com sete testes gratuitos 1 com Haas em 2017 e dois este ano com Sauber, aos quais será adicionado o de Sochi. Giovinazzi fez um trabalho importante no simulador da Ferrari no ano passado, o que foi decisivo, especialmente no salto de desempenho entre a sexta e o sábado do fim de semana em Budapeste, mas que o acostumou excessivamente a uma traseira estável como a da Ferrari, fazendo-o girar na sobreviragem. qualificação em Xangai e julgamento na Hungria, com dois carros muito menos equilibrados na traseira, como Sauber e Haas, respectivamente. Esses episódios representaram uma redução apressada de suas habilidades de condução aos olhos da opinião pública, mas as dificuldades de Leclerc nos três primeiros Grand Prix de 2018 e seus erros não tão incomuns deram uma espécie de legitimidade às falhas fisiológicas ao aprender a dirigir. Fórmula 1 também do próprio Giovinazzi. Afinal, tanto para o monegasco quanto para o italiano, passe por