06/03/19

Williams: mudanças tardias causaram atraso

A Williams diz que as mudanças “relativamente tardias” nas regulamentações aerodinâmicas tiveram um papel significativo nos atrasos que ela enfrentou com seu carro 2019.
A equipe britânica foi forçada a faltar aos dois primeiros testes de pré-temporada em Barcelona depois de enfrentar atrasos com seu carro FW42, que a vice-diretora Claire Williams disse serem parcialmente causados por algumas mudanças tardias nas novas regras aerodinâmicas introduzidas para 2019.
“Havia algumas diretrizes técnicas que foram divulgadas relativamente tarde, o que não e se algo for lançado no último minuto, você terá que encontrar recursos adicionais para fazer uma inversão de marcha ou fazer o que tiver que fazer para facilitar a mudança. Houve alguns incidentes como esse. Você não pode prever isso, mas certamente deve planejar e construir contingência. É algo que temos que levar em consideração para o próximo tempo de construção do carro”, disse Claire.
Williams refutou uma série de teorias sobre os atrasos, incluindo rumores de problemas com fornecedores externos e falta de orçamento.
“Eu acho que havia muitas histórias sobre o que potencialmente poderia ter sido a causa disso. Li que havia problemas com fornecedores externos – não era esse o caso – ou que financeiramente estávamos em uma posição difícil, com impacto na construção de um carro – isso não aconteceu. Alguns fazem um carro para a pista de testes e dois carros para uma pista de corrida, mas a Williams ainda projeta e constrói nossos carros de corrida em casa, na íntegra. Há 22.000 peças em nosso carro que temos que projetar, fabricar e montar e temos que passar por testes de colisão. Esse é um trabalho enorme e não o fizemos por vários motivos. ”
Williams disse que uma extensa revisão da situação está “a poucas semanas de distância” depois que as atenções da equipe estavam totalmente focadas em recuperar o tempo perdido em seu programa de testes pré-temporada.
“Não houve tempo. Há algum trabalho que foi iniciado, mas provavelmente levará algumas semanas para completa-lo. E temos que acertar porque, se não corrigirmos a revisão, não teremos o programa do ano que vem da forma correta. Então temos que tomar nosso tempo e garantir que acertemos no ano que vem”, concluiu Clarence Williams.