28/03/19

Sakhir vai ter terceira zona para asa aberta

O circuito de Sakhir terá uma terceira zona de DRS, entre as 3ª e 4ª curvas, logo após a linha da reta principal, para a corrida deste domingo. A segunda corrida da temporada, sempre teve duas zonas em que é permitida a abertura da asa traseira, a primeira na linha de chegada e a segunda na reta entre as voltas 10 e 11. No entanto, para a edição de 2019, a FIA decidiu adicionar uma terceira.
Agora os pilotos podem usar seu DRS na linha que une a terceira curva com a quarta, no primeiro setor, para atacar no segundo. Isso significa que os concorrentes terão DRS em todas as linhas importantes do circuito de Sakhir.
Esta decisão, adotada no ano passado em alguns circuitos do calendário, mas não em Sakhir, objetiva facilitar as ultrapassagens, para aumentar o entusiasmo das corridas. O ponto de ativação da nova zona DRS será no final da reta principal, 50 metros antes da primeira curva da pista. Graças a essa novidade, os pilotos terão uma segunda chance de ultrapassagem se não conseguirem superar um rival após a primeira curva.
O primeiro setor é uma das áreas favoritas dos pilotos, por toda a ação que é capaz de criar. “O que mais gosto é do primeiro setor, gosto do design, e se você perder uma posição na primeira curva, você tem outros três para recuperá-la imediatamente”, destaca Sergio Pérez.
O efeito do DRS este ano é maior graças às mudanças aerodinâmicas. Assim, no Bahrein, é esperada uma corrida muito mais emocionante do que a da Austrália, porque Sakhir é um circuito em que em é mais fácil ultrapassar do que o Albert Park.