25/01/19

A Red Bull diz estar dentro do cronograma

A Red Bull está dentro do cronograma para a produção de seu carro de 2019, segundo informa Helmut Marko, consultor e o membro da equipe mais próximo do conterrâneo austríaco Dietrich Mateschitz, proprietário da fábrica de energéticos dona da escuderia.
A Red Bull é tradicionalmente atrasada com seus novos carros, com Adrian Newey famoso por levar os prazos ao extremo. Isso se deve ao fato de o mago da aerodinâmica sempre utilizar todo o período de férias, até o último dia, para explorar o máximo de detalhes possíveis de acordo com o regulamento. Porém, em 2019, os austríacos querem repetir 2018 e fazer diferente, adiantando o lançamento.
Em declaração ao site alemão ‘Motorsport-Magazin.com, o consultor esportivo Helmut Marko, expressou seu desejo de que, como em 2018, o RB15 esteja pronto com antecedência. Assim, o novo modelo poderia ser levado à pista em Silverstone, na Inglaterra, antes do início da pré-temporada em Barcelona, na Espanha.
“Sempre estamos no tempo exato, mas nós ensinamos ao Newey que o primeiro dia de testes não é um dia para começo de tudo”, afirmou Marko.
De acordo com o site alemão, o RB15 já passou nos crash-tests exigidos pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e, portanto, próximo do lançamento oficial, que ainda não teve data divulgada.
Este vai ser o primeiro ano de parceria da equipe austríaca com os japoneses da Honda para fornecimento de motores, após mais de uma década com a Renault e alguns estão prevendo que pode ser um pacote vencedor. Marko falou sobre as expectativas para 2019, em especial com Max Verstappen. O holandês teve alguns grandes desempenhos em 2018, com duas vitórias — nos GPs da Áustria e do México – e a quarta colocação no Mundial de Pilotos.
O consultor austríaco comparou o caso de Verstappen com o do pentacampeão Lewis Hamilton, que foi vice-campeão na sua estreia em 2007, e mostrou otimismo caso o conjunto Red Bull-Honda funcione nesta temporada.
“Sempre creio que esta é uma pergunta difícil, porque na F1 isso depende muito do pacote do carro. Me recordo de ver Lewis em seu primeiro ano e parecia que ele já estava pronto para vencer. Primeiro precisamos que o pacote funcione”, declarou Marko.