31/01/19

Pirelli faz pneus para evitar a aquaplanagem

A Pirelli fornecerá às equipes da Fórmula 1 pneus com um novo design para a temporada de 2019. Segundo a revista alemã Auto Bild, a fábrica italiana projetou novos pneus de chuva e intermediários visando reduzir o spray e o risco de aquaplanagem.
“Especialmente desde que os pneus mais largos foram usados em 2017, o problema piorou. A Pirelli quer remediar isso agora. Além disso, a janela de trabalho dos intermediários é agora maior, o que se destina a aumentar a sobreposição entre pneus secos e de chuva e, portanto, aumentar as variações táticas”, afirmou a publicação alemã.
A revista comenta que “as corridas na chuva são muitas vezes os problemas da Fórmula 1: A taxa de erro é maior, a previsibilidade é menor, a estratégia é um jogo de pôquer. Mas nos últimos anos, o safety car na pista ou na corrida teve que ser interrompido com bastante frequência na chuva, por causa da aquaplanagem. Especialmente com os pneus mais largos que foram usados desde 2017, o problema piorou. A Pirelli quer remediar isso em 2019. Os italianos mudaram o perfil dos pneus de chuva, mas também os intermediários (condições mistas) – para evitar a aquaplanagem. Além disso, a janela de trabalho dos intermediários é agora maior. Isso se destina a aumentar a faixa de sobreposição de quando os pneus secos, em vez de intermediários ou pneus de chuva, são a melhor escolha em vez de intermediários e, portanto, aumentam as variações táticas”.

Ferrari será vermelho mais escuro

Segundo o site Motrosport.com, a Ferrari apresentará um carro vermelho mais escuro, no estilo da Desmosedici GP 19. da MotoGP. Para a temporada de 2019. O carro de Sebastian Vettel e Charles Leclerc terá uma tonalidade diferente do de 2019. Será mais opaco e reluzirá menos do que o de Vettel e Raikkonen, em 2018.
A Ducati que apresentou a sua nova moto em Neuchatel, na Suíça, tem o mesmo patrocinador principal que a equipe de Maranello e por isso se deduz que a nova cor tenha sido imposta pela Mission Winnow, multinacional da área do tabaco, que patrocina as equipes da F1 e da MotoGP.