08/11/18

Neto de Emerson assina contrato com Haas

O portal da Globo Esporte anuncia que Pietro Fittipaldi, neto de Emerson, assinou contrato com a Haas e será piloto de testes e desenvolvimento da equipe norte-americana. O anúncio oficial será feito amanhã à tarde, em Interlago, e o brasileiro, de 22 anos, já testará carro da equipe em Abu Dhabi, na terça-feira, depois do grande prêmio que encerra a temporada 2018.

Segundo o portal, a negociação que vinha sendo desenvolvida há algum tempo avançou nas últimas semanas, e, após os últimos ajustes, Pietro assinou o compromisso na tarde desta quinta-feira.

Este ano, Pietro pretendia conciliar corridas da Fórmula Indy, do Mundial de Endurance e da Super Fórmula, no Japão, mas um forte acidente em Spa-Francorchamps na abertura do WEC, causou fraturas nas duas pernas e que atrapalhou a temporada do piloto.

Ainda durante a recuperação, o piloto mantinha contato com a Haas, que sempre manifestou o desejo de lhe dar um teste no fim do ano. Com a cura completa de Pietro, que voltou a competir na Indy, as negociações para um compromisso visando 2019 se intensificaram e tiveram num desfecho positivo.

Em 2018, a Haas faz a sua melhor temporada na F1, com a quinta colocação no Mundial de Construtores. A equipe tem um contrato com a Ferrari no qual recebe diversos itens importantes para o carro, principalmente o motor. No ano que vem, o time terá novamente como titulares o dinamarquês Kevin Magnussen e o francês Romain Grosjean.

Na semana passada, outro jovem brasileiro, o mineiro Sérgio Sette Câmara foi anunciado também como piloto de testes e desenvolvimento da McLaren.

Perfil

Pietro Fittipaldi da Cruz, neto do bicampeão mundial da formula 1 e bicampeão das 500 milhas de Indianópolis, Emerson Fittipaldi, é filho de Juliana Fittipaldi e Carlos da Cruz e irmão mais velho de Enzo Fittipaldi. Ele nasceu em Miami, em 25 de junho de 1996, e começou a andar de kart aos 7 anos de idade. Depois de evoluir rapidamente no kart norte-americano, chegou à Stock Car e com apenas 15 anos de idade, Pietro tornou-se o primeiro campeão latino-americano de NASCAR na categoria Limited Late Model.

Em 2013, na sua estreia nos Campeonatos de Formula Renault BARC e BRDC F4 conquistou quatro pódios e uma vitória. Em 2014, Pietro Fittipaldi dominou a categoria Formula Renault Protyre Britânica e foi campeão antecipado do campeonato Inglês. Pietro também correu na Formula Renault 2.0 europeia e testou na Formula Renault World Series 3.5.

Em 2015, Pietro competiu na Formula 3 Europeia da FIA, obtendo três pódios. Também correu no Campeonato MRF Challenge na Asia, entre outubro 2015 e janeiro 2016, no qual se sagrou campeão com uma corrida de antecipação.

Em 2017, Pietro se juntou à Lotus, na Fórmula V8 3.5 e com seis vitórias e 10 pódios, conquistou o campeonato na penúltima corrida.

Em 2018, Pietro decidiu apostar na Fórmula Indy, garantindo um acordo para correr com a equipe Dale Coyne Racing. Pietro também fez sua estreia na categoria LMP1 do FIA World Endurance Championship (WEC) com a equipe DragonSpeed.

Histórico

2006-2010 –  Kart- 3 tricampeão , 37 vitorias (63 pódios ) e  21 poles.

2011 – NASCAR WHELEN ALL AMERICAN SERIES Limited Late Models – Campeão , Piloto Novato do Ano com 4 vitórias, 3 poles (13 pódios).

2012 – NASCAR WHELEN ALL AMERICAN SERIES Late Models – 1 vitória , 2 poles (3 pódios) e Piloto novato do Ano (quinto lugar em pontos do campeonato).

2013 – Fórmula 4 BRDC – 1 vitória (4 pódios); BARC Fórmula Renault (1 pódio)

2014 – Fórmula Renault Protyre – 1o vitórias em 15 corridas

2015 – Fórmula 3 Europeia

2016 – Campeonato MRF Racing Challenge – 4 vitórias, 2 poles (9 pódios) – Campeão; Formula V8 3.5 l (antiga Renault 3.5 V8 World Series)

2017 – Formula V8 World Series 3.5L (antiga Renault 3.5 V8 World Series) – 6 vitórias, 10 poles, 10 pódios – Campeão