18/05/19

Mesmo sem GP, Espanha será pista de testes

O Circuito de Barcelona provavelmente manterá o status de local preferido para testes de pré-temporada da Fórmula 1, mesmo que não tenha uma corrida no ano que vem. Esse é o desejo das equipes, não só pelas condições da pista, como pelo custo/benefício do circuito para as baseadas na Europa. A Pirelli também considera Montmeló circuito ideal para seus testes de pneus.
Grande Prêmio da Espanha não tem contrato para figurar no calendário da F1 de 2020. O presidente do circuito da Catalunha disse a RaceFans que há 90% de chances de que a corrida aconteça, mas o diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, não tem tanta certeza.
“Vamos perder o Barcelona. É uma pena, obviamente, mas essa é a decisão, então há muito pouco que podemos fazer sobre isso ”, disse ele após o teste de dois dias desta semana no circuito.
“Perderemos alguns bons dados de referência desta pista. Este é um circuito que, em termos de layout, é bastante completo, porque temos curvas de alta velocidade, curvas de baixa velocidade, tração, frenagem, um pouco de tudo. E é por isso que as equipes estão pressionando muito para vir aqui para testes. Também no teste de pré-temporada dissemos muitas vezes que, obviamente, em fevereiro, março, às vezes, o clima é um problema, mas eles querem vir aqui porque têm muitos dados no circuito para fazerem muitas comparações. E também o circuito é muito representativo, é um bom layout. ”
Possíveis outros locais para testes têm desvantagens em relação ao circuito espanhol, disse Paul Hembery, também diretor da Pirelli.
“Se estamos falando apenas de pneus idealmente, gostaríamos de ir a um circuito onde podemos encontrar condições semelhantes às que temos na corrida, porque é claramente uma comparação melhor. Se formos, por exemplo, a Paul Ricard ou Jerez não temos dados de referência de corridas. Assim, podemos coletar dados úteis, mas não é o mesmo de ir a um circuito em que também tem um grande prêmio. ”
O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que seria “uma grande pena’ não voltar a correr em Barcelona.
“Mas certamente devemos continuar a testar aqui. É uma boa pista. Possui uma combinação de curvas de alta velocidade, velocidade média e baixa velocidade. Então seria uma pena se não fosse utilizado para pelo menos tarefas de teste. ”