13/01/19

Marko: Verstappen foi melhor que Ricciardo

“O progresso de Verstappen atingiu um novo nível e fez dele o melhor piloto da dupla, com vantagem”. A afirmação é de Helmut Marko, consultor da Red Bull e chefe do programa de jovens pilotos da fábrica de energéticos, referindo-se a Max Verstappen e Daniel Ricciardo.
Marko lembrou a rivalidade entre os dois durante o tempo de Red Bull e como Ricciardo percebeu que estava ficando para trás em 2017, foi atrás de ajuda e conseguiu prolongar o equilíbrio. Em 2018, entretanto, garante Marko, o holandês disparou.
“Há informações específicas. A distância para Ricciardo nas classificações eram maiores, mas nas corridas ele era mais rápido também. O estranho é que Max às vezes escorrega mais, mas ainda consegue manter os pneus vivos. Isso evoluiu. Quando ele veio para nós ainda não era assim”, disse à revista inglesa ‘Autosport’.
“No segundo ano, Ricciardo caiu um pouco, mas reconheceu isso e trabalhou intensamente na preparação física e outras coisas nele mesmo, então se aproximou de Verstappen. Mas na segunda metade de 2018 Verstappen claramente passou”, afirmou.
Marko acredita que a Red Bull vai sentir falta de Ricciardo e de como acabava impulsionando Max.
Verstappen, aliás, terminou com um quarto lugar geral – à frente de Valtteri Bottas, da Mercedes, mesmo depois de um começo bem complicado, quando causou batidas contra o próprio Ricciardo, além de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel e um acidente no treino livre em Mônaco.
“Os problemas básicos foram um certo controle e impaciência. O ponto é que Verstappen é rápido o bastante. Não precisa provar constantemente que ele é o mais rápido, não precisa disso. Ele já tem uma imagem que é melhor não mexer com ele num duelo”, encerrou Helmut Marko.