26/01/19

Marko nega acordo sobre teto de orçamento

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, negou os rumores de que há acordo entre as principais equipes em relação ao teto orçamentário para 2021. Embora as primeiras conclusões da última reunião do Grupo de Estratégia sugiram que houve um acordo entre a Ferrari, Mercedes, Red Bull e McLaren, Helmut Marko nega.
O plano é introduzir medidas econômicas em um programa de três anos, limitando as despesas a 162 milhões de euros em 2021, 140 milhões de euros em 2022 e 118 milhões de euros em 2023. O assessor da Red Bull, além de explicar que existe diferenças entre as três equipes principais e o resto do grid, diz que vê essa questão muito complicada de controlar.
“Ainda estamos longe de chegar a um acordo, basicamente concordamos com a Ferrari e a Mercedes em termos de números, mas as outras equipes ainda são muito críticas, também precisamos falar sobre quais departamentos da equipe dependerão do teto orçamentário, nada está claro”, comentou Marko em declarações para a publicação alemã Auto Bild.
“Controlar é muito difícil, como você sabe qual computador funciona para a montadora e qual para a F1?”, acrescentou.
Marko refere-se a empresas como a Daimler, proprietária da Mercedes, que tem departamentos de pesquisa focados em projetos futuros e enfatiza que o controle do cumprimento do teto orçamentário não é fácil quando se tem de ter um inspetor da FIA para cada computador da empresa.
“Como você sabe qual computador está trabalhando para a montadora e que está trabalhando para a Fórmula 1?”
Assim, o austríaco pensa que, para que esta medida funcione realmente, é necessário impor grandes punições.
“Devemos impor medidas dissuasivas para evitar o risco de violação do limite orçamentário desde o início com penalidades severas, como dedução de pontos ou bloqueio”, propôs Marko, que duvida que no futebol alguém atenda a um limite econômico.
“Ninguém tem a ideia de gastar mais dinheiro do que o permitido, no futebol isso não seria possível. Você consegue se imaginar dizendo a um clube, por exemplo o Bayern de Munique, quanto gastar em uma temporada com novos jogadores? “.

 

.