21/05/19

Lauda será insubstituível, diz Toto Wolff

A Mercedes perdeu uma “luz orientadora” “insubstituível” declarou o chefe da equipe alemã, Toto Wolff, sobre a morte de Niki Lauda.
Nos últimos anos, Lauda ocupou o cargo de presidente não-executivo da Mercedes, trabalhando em estreita colaboração com Wolff, em todo o período invicto na Fórmula 1 durante a era híbrida.
Lauda, que também é acionista da equipe, desempenhou um papel fundamental não apenas na estrutura administrativa da Mercedes, mas também em afastar Lewis Hamilton da McLaren para a temporada de 2013.
Wolff prestou homenagem ao seu falecido colega.
“Em primeiro lugar, em nome da equipe e de todos na Mercedes, desejo enviar nossos mais sinceros pêsames a Birgit, aos filhos de Niki, sua família e amigos íntimos. Niki será sempre uma das maiores lendas do nosso esporte – ele combinou heroísmo, humanidade e honestidade dentro e fora do cockpit. Seu falecimento deixa um vazio na Fórmula Um. Nós não apenas perdemos um herói que encenou o mais notável retorno jamais visto, mas também um homem que trouxe clareza e franqueza preciosas à moderna Fórmula 1. Ele fará muita falta como nossa voz de bom senso. Nossa equipe Mercedes também perdeu uma luz guia. Como colega de equipe ao longo dos últimos seis anos e meio, Niki foi sempre brutalmente honesto – e totalmente leal. Foi um privilégio tê-lo na nossa equipe e testemunhar o quanto significou para ele fazer parte do sucesso da equipe. Niki, você é insubstituível, nunca haverá outro como você. Foi uma honra chamá-lo de nosso presidente – e meu privilégio de chamá-lo de meu amigo.”
O chefe da equipe da Toro Rosso, Franz Tost disse:
“Eu sempre esperei que ele voltasse para a pista. Me deixa muito triste agora saber que isso não vai mais acontecer. Eu me lembrarei de Niki como um piloto muito profissional e bem-sucedido que venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 três vezes, mas também como um forte empresário. A Fórmula 1 perde um dos seus embaixadores mais importantes”.
Chase Carey, presidente da Liberty Media lamentou:
“Com profunda tristeza, recebemos a notícia da morte de Niki Lauda. A Fórmula 1 não apenas perdeu uma de suas grandes figuras, mas também um de seus heróis. Seu amor pelas corridas e a coragem que ele mostrou uma e outra vez foram simplesmente extraordinárias. Ele inspirou muitos fãs com isso. Sua morte é uma grande perda para toda a família de Fórmula 1 e para o mundo das corridas como um todo. Estamos com nossos pensamentos com sua família.
Niki Lauda produziu o “ato mais corajoso de qualquer esportista” ao retornar às corridas, logo após um acidente horrível, disse o ex-companheiro de equipe John Watson.
O britânico Watson foi companheiro de equipe de Lauda em Brabham e McLaren nos anos 1970 e 1980 e foi uma das primeiras pessoas a atendê-lo após o acidente.
“Eu vim logo após o acidente e os outros motoristas que estavam lá conseguiram tirá-lo do cockpit e o levaram embora”, disse Watson à BBC.
“Nós o deitamos e eu coloquei a cabeça dele no meu colo e ele conseguiu se comunicar. Ninguém percebeu o dano real a Niki. O perigo real em que ele estava não era das lesões superficiais que poderíamos ver, mas da lesão mais profunda no seu pulmão. Ele sofreu inalação de vapores tóxicos da fibra de vidro em chamas e não apreciamos a gravidade da lesão que ele sofreu. Foi só depois de dois ou três dias que a história revelou que foi o dano pulmonar que foi a lesão colocando sua vida em perigo. Correr 40 dias depois daquele acidente foi o ato mais corajoso de qualquer esportista que eu já vi na minha vida.”
Watson acrescentou: “O que foi realmente mais notável foi a velocidade de sua recuperação e o que ele conseguiu alcançar. Sua coragem, seu compromisso, foco, determinação e espírito sangrento. Todos os opositores estavam dizendo que ‘Lauda está acabado’, mas sua saúde e condição em Monza era simplesmente notável”.
O tricampeão mundial Jackie Stewart disse ao programa Today da BBC Radio Four: “Durante aquele acidente ele morreu duas vezes e foi ressuscitado. Recuperando-se desse acidente, ele veio para Monza [o qual eu estava fazendo comentários. Ele não deveria estar lá, mas queria voltar às corridas. Nunca vou esquecê-lo colocando o capacete e sofrendo muita dor. Quando ele saiu no final, o sangue escorria de seu capacete. É uma notícia muito triste. Eu conheci Niki por um longo tempo e ele estava apenas começando nas corridas quando eu estava me aposentando. Tivemos uma temporada juntos. Ele sempre teve grande integridade e foi um dos melhores pilotos já vistos “.
Outras manifestações pela morte de Lauda:
Fórmula 1 – Descanse em paz, Niki Lauda. Sempre nos nossos corações, para sempre imortalizado em nossa história. Hoje, a comunidade do automobilismo chora essa perda devastadora de uma verdadeira lenda. Os pensamentos de todos na F1 estão com os amigos e família.
Jean Todt – Niki Lauda foi um herói do automobilismo que me inspirou durante a infância. Ele é parte da história da F1. Todos os meus pensamentos estão com a família, amigos e com a Mercedes.
Ferrari – Hoje é um dia triste para a F1. A grande família Ferrari recebe com profunda tristeza a notícia da morte do amigo Niki Lauda, tricampeão mundial, duas com a escuderia (1975-1977). Você permanecerá para sempre em nossos corações e nos dos fãs. #CiaoNiki”
McLaren – Todos na McLaren estão profundamente tristes ao saber que nosso amigo, colega e campeão mundial de Fórmula 1 de 1984, Niki Lauda, faleceu. Niki estará para sempre em nossos corações e consagrado em nossa história. #RIPNiki”
Max Verstappen – “Chocado com a perda de Niki Lauda. Ele era uma verdadeira lenda em nosso esporte e alguém por quem eu tinha muito respeito. Que ele descanse em paz #RIPNiki”
Nico Rosberg – Querido Niki. Obrigado por tudo que fez por mim. Aprendi muito com você. Sua paixão, seu espírito lutador, nunca desistir, sua crença de que você sempre se encontra duas vezes na vida e até mesmo sua paciência conosco. Eu e todos os seus 100 milhões de fãs no mundo, a quem você também tão fortemente inspirou a nunca desistir nos momentos mais difíceis, estamos pensando em você e em sua família e desejamos que descanse em paz.”
Felipe Massa – Hoje um grande herói nos deixou! Niki você tem sido uma inspiração para todos nós! Sentiremos sua falta e nunca esqueceremos o que você fez pelo esporte !! Meus pêsames à família e amigos de Niki.”