30/03/19

Grosjean perde posições por bloquear Norris

Romain Grosjean foi punido com a perda de três posições no grid dop GP do Bahrein, por ter impedido o piloto da McLaren, Lando Norris, de fazer sua volta rápida durante o Q1. O piloto da Haas, que se classificou em oitavo para a corrida de domingo, vai sair em 11º. Kimi Raikkonen sobe para o 8º lugar; Norris para o 9º e Daniel Ricciardo para 10º.
Os comissários do GP do Bahrein decidiram que Grosjean guiou “desnecessariamente lento” e impediu Norris na curva final. Isso não impediu Norris de passar para a fase seguinte da quali; o piloto da McLaren chegou ao Q3 e se classificou em 10º.
Segfundo o relatório dos comissários, Grosjean argumentou que estava prestes a começar uma volta rápida, mas foi ultrapassado pela Ferrari de Sebastian Vettel, e desacelerou para garantir que tivesse uma diferença grande o suficiente. O piloto alegou não ter sido avisado por sua equipe que Norris estava se aproximando rapidamente em uma volta rápida. O relatório cita uma diferença de velocidade de 136km/h entre os dois carros.
Os comissários disseram que “aceitam que o motorista do carro oito tivesse a intenção de impedir, no entanto, é responsabilidade do motorista estar ciente, ao andar anormalmente devagar, que carros mais rápidos podem estar se aproximando”.