15/02/19

Fittipaldi corre em 2 dias dos testes da Haas

Pietro Fittipaldi vai dirigir durante dois dias da primeira semana de testes de pré-temporada da F1 da Haas, em Barcelona. Os titulares, Romain Grosjean e Kevin Magnussen, guiarão nos primeiros dois dias de testes. O francês estreia na segunda-feira, e o dinamarquês assume a direção na terça.Grosjean pilotará novamente na quarta de manhã antes de ceder o VF-19 a Fittipaldi para o restante do dia. O brasileiro guará novamente na quinta de manhã, e Magnussen completará a programação à tarde.
O neto de Emerson Fittipaldi, que se juntou à equipe americana para ser piloto de desenvolvimento ao longo da temporada de 2019, fez seu primeiro teste com a equipe em Abu Dhabi, no fim do ano passado, como parte inicial de sua preparação para a função.
“Ter Pietro no carro é um grande elemento para nosso trabalho de simulador. Estamos sempre tentando melhorar isso. Precisamos tê-lo no carro para avaliar se o programa de simulador está indo bem ou não. Isso é fundamental para que nosso programa avance”, disse o chefe da Haas, Gunther Steiner.
As duas metades de jornada na primeira semana serão as únicas atividades em pista de Fittipaldi durante a pré-temporada. Magnussen iniciará a segunda semana, sendo que ele e Grosjean irão e alternar durante os dias completos.
“Estou realmente ansioso para o teste. Pude testar o carro de 2018 no fim do ano passado e agora poderei experimentar o carro de 2019 na pré-temporada. O foco principal no teste será dar assistência à equipe no desenvolvimento do carro o máximo possível antes da primeira corrida da temporada. Tenho certeza de que haverá muitos itens para testes que a equipe irá querer fazer. Todos queremos ver o quão confiável o novo carro será, e tenho certeza que teremos em meta coletar muita quilometragem. A meta, ao fim do dia, como piloto, é ser o mais rápido possível, guiando o carro de forma mais rápida possível, mas também dar à equipe um bom retorno. Isso é crucial para o desenvolvimento do carro antes da primeira corrida”, disse Fittipaldi.
Max Verstappen vai estrear o RB15 da Aston Martin Red Bull Racing na segunda-feira e entregará o carro ao novo companheiro de equipe Pierre Gasly no dia seguinte. Na quarta-feira Max retorna ao cockpit, antes de Gasly concluir o teste de abertura na quinta-feira.