27/03/19

A FIA já projetou os novos carros para 2021

Enquanto os novos regulamentos ainda estão sendo discutidos, imagens de como serão os carros a partir de 2021, conforme projeto da FIA, já vazaram na internet. Serão carros semelhantes aos já apresentados pela FIA em setembro, mas com mais de meio ano de trabalho. A revista Auto Motor und Sport garante ter três imagens filtradas de CFD que a FIA enviou às equipes, sob o código Índia, após um longo processo de desenvolvimento no túnel de vento da Alfa Romeo.
De acordo com a interpretação do designer Mark Antar, a FIA e a Liberty tentam reduzir a perda de downforce dos atuais 80%, quando o carro persegue um outro concorrente, para apenas 20% e assim favorecer a ultrapassagem.
As asas dianteiras mais simples, menos ar circulante ao redor do carro e asas traseiras mais altas devem melhorar a qualidade do ar atrás do carro.
A asa dianteira não vai mais ser “pendurada, mas cresce para fora do nariz;, é muito mais alta e menos larga e passará de cinco elementos principais para apenas três. A altura do spoiler será drasticamente alta em comparação com as barbatanas atuais, tanto na dianteira quanto na traseira. As rodas, de 18 polegadas, terão uma pequena carenagem nas dianteiras, para evitar a turbulência do ar traseira e aliviar assim a ausência de ‘bargeboards’.

Será um carro muito mais limpo na área dos pontões e no assoalho, na colocação do halo, com uma asa traseira mais alta, com o difusor maior.
Na área traseira, o aileron não precisa ser pendurado nas placas inferiores, mas um suporte central será permitido. Uma pequena aba será permitida no capô do motor e o difusor será maior em comparação com o atual, para compensar a carga aerodinâmica perdida nos ailerons.