11/01/19

FIA cria simulador para projetar circuitos

Em entrevista ao Autosport International Show, Pat Symonds revelou que o uso de simulação para influenciar o design de circuito é “uma ideia que está voando” e já está sendo usada para impactar o traçado do circuito de Hanói para a corrida inaugural do Vietnã em 2020. A ferramenta também está sendo usada para avaliar possíveis mudanças nas pistas já existentes, como em Yas Marina e Abu Dhabi, onde as corridas são tradicionalmente monótonas.
Esses estudos estão sendo feitos por uma série de grupos de trabalho, que avaliam várias maneiras de melhorar a qualidade das corridas, e uma deles é o Vehicle Performance Group, que opera sob a direção de Pat Symonds, ex-diretor técnico da Williams.
“Produzimos o que acho que seja o primeiro sistema de simulação de ultrapassagens do mundo. Tem sido extremamente complexo fazer. Executar uma volta leva várias horas. É uma simulação muito, muito complexa, mas tem um modelo adequado dos carros, analisa a pista e as características dos pneus e todo esse tipo de coisa. Agora estamos usando isso para projetar nossos novos circuitos e observar algumas modificações. No Vietnã, o primeiro circuito em que estivemos realmente envolvidos, acho que conseguimos entender o que é necessário para fazer boas corridas lá”, informou Symonds
O engenheiro fez as declarações ao responder a uma pergunta sobre a última coluna de Lucas di Grassi. O brasileiro argumentou que mais esforços devem ser feitos para garantir que os projetos de circuitos promovam o uso de diferentes maneiras de entretenimento em vez de seguir uma linha convencional.
Symonds concordou: “O que Lucas está dizendo é correto, há muitos aspectos para isso, mas novamente eu tenho que ter ciência por trás disso, temos que ter as evidências. Eu ouvi muitas teorias sobre como fazer carros ultrapassarem. A evidência é que em uma corrida com asfalto molhado, em que você tem menos aderência, você compete muito melhor. Então, estamos colocando a ciência nisso agora.”