31/01/19

Festival vai mostrar primeiro carro de Senna

 

O primeiro carro de competição da Ayrton Senna, restaurado, vai ser exibido no festival britânico Race Retro, entre 22 e 24 de fevereiro. O Fórmula Ford Van Diemen RF81 será uma da principais atrações do festival. O fundador da Van Diemen, Ralph Firman, foi encarregado de restaurar o carro e o festival será o primeiro evento em que ele será mostrado, depois disso.
O site soymotor.com lembra que, depois de competir no kart na Europa, em 1981, Senna foi para a Inglaterra para começar a carreira em monopostos, na Fórmula Ford, com a equipe Van Diemen. Então ele competia com o nome Ayrton Silva, como se pode ler no chassi do carro. Pouco depois, devido à grande popularidade do nome Silva no Brasil, decidiu adotar o da mãe, Senna.
Senna chegou à Inglaterra sem contrato e só duas semanas depois de estrear nos monopostos, na terceira corrida, conseguiu sua primeira vitória. Isso o preparou para ganhar os campeonatos da Formula Ford 1600 e o RAC desse ano, no caso do FF1600 com grande vantagem sobre o segundo colocado, Rick Morris. Três temporadas depois, já descoberto seu talento, estrearia com a Toleman,
Agora, esse pedaço da história estará disponível a todos que queiram ir a esse festival e ver essa peça emocionante, como conta a organização do evento:
“É uma grande honra ter o Van Diemen no Race Retro, Estamos emocionados pelo fato de nossos visitantes vão ser os primeiros a poder observar de perto este monoposto tão incrível” destacou o diretor do Race Retro, Lee Másters.