25/01/19

Detalhes dos novos carros, só em Barcelona

Em artigo publicado no site da revista alemã Auto Motor ud Sport, o comentarista Tobias Grüner diz que detalhes dos carros da Fórmula 1 para a nova temporada só serão conhecidos nos treinos de Barcelona, a partir de 18 de fevereiro. Não haverá grandes festas de apresentação, como nos anos anteriores.
Veja o que diz Grüner:
“As equipes de Fórmula 1 estão levando seu jogo de esconde-esconde ao topo este ano. Grandes eventos de apresentação como no início desta temporada não estão planejados. A maioria dos carros novos provavelmente só será vista em detalhes no lançamento do teste em Barcelona.
Originalmente, os novos patrões da Liberty Media tinham planejado que todas as 10 equipes apresentassem seus novos carros ao mesmo tempo, num único lugar, em um grande evento de lançamento conjunto. A ação certamente teria atraído muita atenção. Mas as equipes rejeitaram a proposta. Elas não queriam compartilhar a atenção com a concorrência.
Além disso, muitos engenheiros temem que seus segredos tecnológicos possam estar sob revisão antes do necessário. Até mesmo curiosos meios de comunicação são um espinho no lado dos técnicos. E assim não há grandes festas de apresentação este ano com jornalistas e fotógrafos externos.
Mesmo os responsáveis da Mercedes, que temos louvado nos últimos anos por suas grandes festas de inauguração, com inauguração em Silverstone, incluindo amplas oportunidades de entrevistas, estão adotando uma abordagem diferente neste ano. Tal como acontece com a maioria das outras equipes, as primeiras imagens do Silver Arrow só são divulgadas através de seu próprio site.
De acordo com nossas informações, um evento maior foi planejado apenas pela equipe ex-Force India, que este ano competirá sob o nome Racing Point F1 Team. A equipe de corrida sob a nova liderança do canadense Lawrence Stroll quer apresentar sua nova identidade em 13 de fevereiro no Salão do Automóvel de Toronto. Não será revelado o novo carro, mas apenas uma nova pintura no modelo do ano anterior. O modelo de 2019 provavelmente estará disponível apenas no início do teste em Barcelona.
Apresentações concretas foram publicadas apenas pela metade das equipes. Toro Rosso vai começar na segunda-feira 11 de fevereiro. Em segundo lugar na série é a Renault. As primeiras fotos do R.S.19 chegam no dia 12 de fevereiro. A McLaren enviará as primeiras fotos da MCL34 dois dias depois, no dia 14 de fevereiro. A Ferrari mostra o novo carro da equipe de Sebastian Vettel, um dia depois, em 15 de fevereiro.
A Sauber se enfileirou no final da fila. Os suíços guardam o segredo do novo C38 sob bloqueio até o teste começar. Ele será exibido no dia 18 de fevereiro, pouco antes do início de Barcelona. Haas faz diferente. As primeiras imagens de computador dos novos US-Renners com o novo Rich-Energy-Lackierung serão mostradas relativamente cedo como no ano anterior. Mas ainda não há data concreta.”