03/02/19

Bottas diz que o ano ruim vai ser motivação

Depois de três vitórias em uma primeira temporada convincente com a Mercedes, Valtteri Bottas enfrentou uma dura campanha sem vitórias em 2018 e foi amplamente derrotado por seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que levou 11 vitórias e seu quinto título mundial, registra o site Motorsport.com.. No entanto, Bottas diz que utilizará o ano ruim de 2018 como motivação para seguir em frente.
“Estou muito feliz por começar uma nova temporada, porque para mim, pessoalmente, 2018 não foi do jeito que eu queria. Houve algumas críticas em alguns momentos de 2018, mas isso tem sido uma coisa positiva para mim porque me deu um impulso extra. Eu analisei os pontos que eu posso aprender do ano passado para voltar mais forte neste ano. E eu também encontrei muitos pontos positivos, o que talvez eu não tenha visto no final do ano, mas agora cavando fundo eu pude ver isso. Eu posso construir sobre tudo isso para 2019, disse Bottas em entrevista à Autosport.
Bottas disse que queria “desaparecer” durante o período de férias depois do que ele descreveu como sua pior campanha na F1 até hoje. Tendo passado parte da pausa de inverno na América do Sul, Bottas retornou à ação competitiva no início de 2019, conquistando a vitória em uma etapa e terminando em quinto na geral em sua estreia nos ralis na Finlândia.
“Estou animado que todos começam com zero pontos. Estamos todos na mesma linha e 2019 pode trazer qualquer coisa, e isso é emocionante. Vai ser uma nova temporada pela frente e vou colocar tudo o que tenho para este ano, tudo mesmo. Tenho certeza que vai ser interessante. Estou cheio de energia e estou ansioso para a nova temporada.”
Apesar de não ter vencido nenhuma corrida em 2018, Bottas ajudou a Mercedes a conquistar seu quinto campeonato consecutivo de construtores. O finlandês insistiu que a motivação continua tão alta quanto era antes.
“É como se nada tivesse mudado nas últimas semanas, quando eu não estive aqui. Todo mundo está trabalhando duro como sempre, acho que todo mundo está ansioso para a nova temporada. Com algumas mudanças de regulamento, sempre há pontos de interrogação, mas posso garantir que todos estão fazendo e farão tudo o que puderem pelo novo carro.”

As esperanças de Bottas de um 2019 diferente são compartilhadas por Nico Rosberg. Em entrevista recente ao canal “Sky Sports F1“, o ex-campeão mundial afirmou que Bottas “tem muito mais a mostrar” dentro da categoria e que ele pode incomodar a hegemonia de Hamilton dentro da equipe Mercedes.
“Com uma nova temporada começando, tem boas chances de se estabelecer em uma posição muito mais forte e até mesmo incomodar bastante Lewis. Acredito que isso é possível”, comentou Rosberg.