17/11/19

Binotto não poupa críticas aos seus pilotos

No final da corrida – com seu tom sempre calmo tanto na vitória quanto na derrota – Mattia Binotto, chefe de equipe da Ferrari, não poupou palavras duras contra seus pilotos, protagonistas de um fato que prejudicou a Ferrari em termos de esporte, mas também, se não acima de tudo, de imagem.
“Certamente, se olharmos para nós mesmos como uma equipe, ficaremos desapontados. Acho que os dois pilotos devem perceber que prejudicaram toda a equipe hoje. É verdade que foi um contato pequeno, mas são pequenos contatos com grandes consequências. Não quero julgar quem é culpado ou não, faremos isso com calma e juntos, analisando os vídeos. Cada um dos dois pilotos tem seu próprio ponto de vista. Hoje eles estavam livres para competir entre si, porque o segundo lugar nos Construtores está garantido. Eles estão lutando pelo seu ranking no Campeonato do Mundo de Pilotos, mas é claro que são erros que são pagos caro como imagem, como trabalho realizado”, afirmou Binotto.
A Ferrari está considerando não fazer o briefing em Interlagos precisamente para fazer os pilotos entenderem a gravidade da ação que cometeram. Isso foi relatado pelo próprio Binotto, ansioso para dar um forte sinal aos pilotos e à equipe.
“O briefing não será necessariamente obrigatório. Também estamos considerando não fazê-lo. Em certos momentos, é certo dar um sinal forte à equipe e aos pilotos, para que não aconteça e devemos dar um sinal. Provavelmente não faremos um briefing. Eu já conversei com os dois antes das entrevistas. Eu acho que era importante. Todo mundo tem um pouco de culpa. Não era necessário o que aconteceu hoje.”
Sebastian Vettel e Charles Leclerc foram chamados a dar explicações aos comissários esportivos sobre o incidente entre eles. O maior risco de punição era de Vettel, que na reta entre as curvas 3 e 4 mudou de linha, entrando em contato com o carro do companheiro. O piloto alemão já tem sete pontos de penalidade na licença e provavelmente se aproximará novamente da cota crítica de doze, uma pontuação que envolve a exclusão de um Grande Prêmio (it.motorsport.com/f1).