31/08/19

Após as férias, começa dança das cadeiras

Esteban Ocon

Na volta às pistas, depois das férias, a Fórmula 1 começou a “dança das cadeiras”, com a renovação de contrato de alguns pilotos e a contratação ou dispensa de outros.
Na quinta-feira, Valtteri Bottas foi confirmado pela Mercedes, até o final de 2020; a Renault anunciou Esteban Ocon para o lugar de Nico Hulkenberg e, na sexta-feira, a Racing Point renovou o contrato de Sergio Perez por mais três anos, estendendo seu vínculo até, pelo menos, 2022. Também no Circuito de Spa-Francorchamps, o chefe da Haas, Gunther Steiner, anunciou que Hulkenberg é um dos candidatos a vaga de Kevin Magnussen, para se juntar ao titular Romain Grosjean. Na Bélgica, Alexander Albon faz sua primeira corrida pela Red Bull, substuindo Pierra Gasly, que foi rebaixado à Toro Rosso.
George Russell confirmou ontem que continua na Williams, que provavelmente trocará Robert Kubica por Nicholas Latifi, atualmente disputando o campeonato da Fórmula 2. Outro piloto que não está confirmado para 2020 é Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo.
No portal Uol, Julianne Cerasoli diz que o brasileiro Pietro Fittipaldi, atualmente piloto de testes da Haas, busca completar os pontos que precisa para obter a superlicença, e se colocar na briga por uma vaga como titular para o ano que vem na categoria, mas Guenther Steiner, deixou claro que o time busca pilotos experientes para a próxima temporada, indicando que a vaga no time norte-americano está fechada para o piloto de 23 anos.
Havia muita especulação sobre quem seria o companheiro de Hamilton no ano que vem, justamente devido à queda de Bottas nas últimas corridas. A renovação de seu contrato acabou acontecendo, inclusive, mais tarde do que o normal, e o chefe da equipe, Toto Wolff, deixou claro que havia uma disputa aberta entre o finlandês e Ocon.
“Para 2019, estabelecemos para Valtteri o desafio de voltar mais forte do que vimos na segunda parte de 2018, e ele conseguiu isso, com performance impressionante nas primeiras corridas do ano. Embora tenha sido a melhor primeira parte do campeonato que ele já teve, ele está faminto e determinando em continuar melhorando e aumentando seu nível. É a abordagem que queremos para todos os membros da nossa equipe”, frisou Wolff.