14/04/19

Alexander Albon é eleito como piloto do dia

Alexander Albon foi eleito o melhor piloto do dia do Grande Prêmio da China. O tailandês, forçado a sair da pit lane, devido ao acidente sofrido na terceira sessão de treinos, fez uma grande corrida de recuperação, para terminar na décima posição. Mesmos saindo depois da passagem de todos os concorrentes, com um novo motor, e limitadas opções de pontuação, o jovem tailandês conseguiu reverter a situação e estrelou um dos melhores desempenhos do dia.
Albon aproveitou o acidente de seu parceiro, Daniil Kvyat, com Lando Norris para ganhar posições. Venceu Antonio Giovinazzi, os dois Haas e o Racing Point of Lance Stroll e com isso, conseguiu a 10ª posição, o que lhe valeu a escolha como Piloto do Dia do Grande Prêmio da China de 2019.
Sergio Perez disse que a sua boa colocação foi o resultado de uma boa largada:
“Foi uma boa primeira volta, vi o buraco me joguei e consegui conquistar boas posições. No final quase ganhei outra com o Ricciardo, mas não consegui. Foi uma corrida muito boa, nunca esperamos estar lá, vencemos carros muito mais rápido que nós. Acho que tudo foi definido na primeira rodada, foi isso que fez a diferença e conseguimos manter um bom ritmo, gerenciar nossa estratégia “.
Daniil Kvyat abandonou a corrida a 13 voltas do fim e, ao sair do carro, deixou claro que entendeu a colisão com Sainz e Norris – esse último quase capotou – como algo absolutamente normal de corrida.
“Vi o incidente da primeira volta com as duas McLaren e discordo com a penalização. Acho que estava num típico sanduíche de primeira volta e essas coisas podem acontecer quando estamos tão próximos”, disse Kvyat.
Carlos Sainz e seu companheiro de equipe, Lando Norris, tiveram que correr o GP da China de F1 na parte de trás do pelotão com carros danificados, após confusão com Daniil Kvyat, na curva 6 na primeira volta.
Kvyat foi considerado culpado pelos comissários e recebeu um drive through como punição.
“Estávamos todos brigando na curva 6, e na saída acho que alguém não gostou de ir lado a lado e virou o volante um pouco demais e criou um pouco de corpo a corpo, vamos colocar assim. Eu não peço por punições, só peço um pouco mais de paciência na primeira volta. É uma corrida muito longa em Xangai, há oportunidades de ultrapassagem, Alex Albon terminou na zona de pontuação largando do pit lane. A primeira volta é importante, mas em lugares como Xangai é uma corrida longa e você só precisa ser paciente”, contemporizou Sainz.