01/03/19

Vettel bate Bottas e estabelece novo recorde em Barcelona

Sebastian Vettel superou Valtteri Bottas em diferentes simulações de qualificação e foi o piloto mais rápido na manhã do oitavo e último dia da pré-temporada, no circuito de Montemeló, em Barcelona.
Valtteri Bottas obteve a marca de 1min16s561 com pneu C5 pela primeira vez em todo o teste, mas, momentos depois, Sebastian Vettel, com o mesmo composto da Pirelli, marcou 1min16s333 e depois 1min16s221, a volta mais rápida de todos os dias de testes.
As condições meteorológicas desta sexta feira são muito semelhantes às dos dias anteriores. Sem nuvens no céu, a temperatura da pista começou em 11ºC até atingir os 28ºC no intervalo do meio-dia. A manhã teve uma única bandeira vermelha, causada por uma parada de Kimi Räikkönen na curva 2.
A maior parte da atenção da manhã foi voltada para a Mercedes e Ferrari. Valtteri Bottas e Sebastian Vettel fizeram suas últimas voltas rápidas e, como aconteceu ontem com Lewis Hamilton e Charles Leclerc, o carro mais rápido foi o vermelho.

Bottas fez sua simulação entre 6 e 30 e 7 e 30. Primeiro fez duas rodadas com o C4. Na primeira marcou 1m16s960; na segunda, falhou e ficou em 1m16s978. Então, passou para o C5, com o qual fez uma única tentativa que o ajudou a reduzir para 1m16s 561.
Vettel foi mais paciente. Começou com o pneu C3, e atingiu 1m17s939, depois de várias corridas e em seguida entrou no modo de classificação. Em duas tentativas com o pneu C4, fez 1m16s913 e 1m16s970. Na última chegou a um recorde nos dois primeiros setores, mas falhou no último. Em três tentativas com o C5 obteve 1m16s352, 1m16s332 e, finalmente, 1m16s221.

O Ferrari SF90 foi três décimos de segundo mais rápido que o Mercedes W10 com o pneu C5. A diferença foi reduzida a alguns centésimos no caso do C4, embora fossem vários décimos se não fosse por um erro de Vettel em sua melhor tentativa.
O tempo de Vettel não serviu apenas para liderar a manhã, mas também permitiu que ele conseguisse o melhor recorde da pré-temporada. Seu 1m16s221 foi um centésimo de segundo mais rápido que o 1m16s231 de Charles Leclerc no dia 7, também com o mesmo carro.

A Toro Rosso voltou a aparecer bem, com o russo Daniil Kvyat fazendo o tempo de 1min16s898 e colocando o carro do time italiano como o melhor que utiliza motores Honda, no top-3.
O piloto da casa, Carlos Sainz – que chegou a liderar o treino mais cedo – terminou a manhã deste último dia de testes coletivos com o quarto melhor tempo. Atrás dele veio o francês Romain Grosjean, da equipe Haas.
Último dos que utilizaram o pneu no composto C5 – mais macio disponível no teste de pré-temporada – Daniel Ricciardo ficou com o sexto lugar na Renault em suas últimas voltas no carro nestes testes, já que cederá o R.S.19 a Nico Hulkenberg na parte da tarde.
Com o C4, Kimi Raikkonen foi o sétimo mais veloz, uma posição na frente de Max Verstappen. O holandês acabou tendo seu treino afetado pelo acidente de Pierre Gasly na última quinta, que danificou bastante o carro da Red Bull. Ele saiu do box apenas com 35 minutos de sessão, e com uma versão mais antiga de seus bargeboards.
Carlos Sainz se atreveu com as simulações de qualificação, apesar de sua McLaren MCL34 não ter estado em plena capacidade. A equipe detectou um problema ontem e hoje optou por reduzir um pouco a entrega de energia para minimizar os riscos. Eles calculam que isso lhes tenha custado mais de um décimo de tempo por volta.
O piloto espanhol começou com duas tentativas com o composto C3, com o qual fez primeiro 1m17s851 e, em seguida, 1m17s495. Então, mudou para C4, com o qual ficou em 1m17s594. O momento da verdade chegou com o C5, com o qual ele fez 1m17s026 e, finalmente, 1m16s913, a volta mais rápida da McLaren, 171 milésimos mais rápido do que Lando Norris.
A Red Bull conseguiu consertar a RB15 com sucesso após o acidente muito forte que Pierre Gasly teve ontem. A equipe de Milton Keynes usou partes de uma especificação anterior para montar o carro e poder participar dos últimos ensaios da pré-temporada. Com apenas 29 voltas, Max Verstappen foi o piloto menos ativo da manhã.