11/10/19

Tufão provoca adiamento da qualificação do GP do Japão

Como resultado do impacto q1ue o tufão Hagibis poderá provocar, a Federação Japonesa de Automobilismo cancelou todas as atividades no circuito de Suzuka durante o dia de sábado. O treino de qualificação, que deveria ser realizado no sábado às 15 horas locais (3 horas no Brasil) foi adiado para o domingo, às 10 horas de domingo (22 horas de sábado no Brasil.
A corrida está mantida para as 14 e 10 de domingo (2 e 20 no Brasil). O terceiro treino livre, costumeiramente realizado no domingo pela manhã foi cancelado. A FIA e a F1 concordaram com a decisão da entidade japonesa, “no interesse da segurança dos espectadores”, como já aconteceu em 2004 e 2010.
O tufão Hagibis é o maior e mais forte da temporada de 2019 e deve chegar à costa leste do Japão na noite de sábado. Ele está se expandindo rapidamente desde os estágios iniciais do fim de semana passado, tornando-se explosivamente, no espaço de poucas horas, em um super tufão. Ele deve chegar a Suzuka até sábado, levando chuvas intensas e demoradas às regiões afetadas. São esperados até 600 mm de precipitação em algumas áreas do país durante um período de 24 horas.
O circuito será fechado para espectadores e mídia no sábado. Espera-se uma interrupção da maioria dos voos domésticos. Os serviços do trem-bala Shinkansen entre Tóquio e Osaka, que passa pela cidade principal mais próxima de Suzuka, Nagoya, provavelmente serão suspensos ou reduzirão bastante a velocidade. Dois dos três jogos da Copa do Mundo de Rugby, de sábado, com Inglaterra x França, em Yokohama, e Nova Zelândia x Itália, em Nagoya, foram adiados.