17/01/19

Novo carro da Ferrari poderá ter asa igual à da Mercedes

Segundo o blog italiano TJ13, fontes na Itália receberam dados de CFD (Dinâmica Computacional dos Fluidos) indicando os conceitos da asa dianteira da Ferrari para 2019, uma peça aerodinâmica crucial diante das mudanças de regras de 2019. Conforme os desenhos vazados, a equipe italiana estaria considerando um desenho aerodinâmico de asa dianteira semelhante ao da Mercedes.
A fonte reitera que essas asas inda não foram fabricadas e levada ao túnel de vento, e nem passaram por testes. Mas lembra que o nariz com o conceito “não-polegar” foi inicialmente estudado por James Allison, em 2015, antes de sua partida para a Mercedes.
Conforme o TJ13, as novas regras de 2019 podem dar à Mercedes uma liderança séria na guerra do desenvolvimento de 2019. Ao simplificar a asa dianteira, as equipes podem ser forçadas a reduzir a quantidade de rake, ou ângulo, em que os carros correm. A Red Bull é conhecida por ter um rake alto, e a Ferrari não está muito atrás em seus ângulos na última temporada.
A Mercedes dirige seu carro muito plano, um conceito que se destacou desde o início da equipe sob Ross Brawn. A nova asa dianteira se presta a esse conceito, potencialmente dando à Mercedes uma vantagem de desenvolvimento para 2019.