15/03/19

Mercedes lidera na Austrália com Hamilton 1º e Bottas 2º

A Mercedes liderou o primeiro dia de treinos para o GP da Austrália, a ser disputado no domingo, a partir das 2 e 10 no Brasil, no circuito de Melbourne. Lewis Hamilton, que já tinha sido o mais rápido de manhã, repetiu a dose à tarde, confirmando a liderança com o tempo de1m22s600. Valtteri Bottas, que de manhã tinha sido apenas o 5] colocado, se recuperou à tarde, ficando a apenas 0s048 do companheiro de equipe. Uma surpresa da classificação foi Max Verstappen, da Red Bull, que garantiu o 3º lugar, com o tempo de 1m23s400 na parte final do treino, quando os outros pilotos já faziam simulação de corrida. A Red Bull ocupou também a 4º colocação, com Pierre Gasly, que marcou 1m23s442.
Sebastian Vettel, que de manhã tinha sido 2º colocado, à tarde, depois de chegar a sair para a grama, caiu para o 5° lugar, com 1m23s473, enquanto o seu companheiro, Charles Leclerc, 3º de manhã, depois de rodar e também passear pela grama, acabou na 9ª colocação. Kimi Raikkonen foi o primeiro do pelotão intermediário.
Ao contrário do que aconteceu de manhã, à tarde os pilotos, com os carros já acertados, não se preocuparam com voltas de instalação. Romain Grosjean foi o primeiro a ir para a pista e marcar 1m25s634 na primeira tentativa. Depois dele, Leclerc fez 1m26655; Gasly marcou 1m25s401; Perez,1m25s629. Aos 13 minutos, Kevin Magnussen assumiu a ponta com 1m24s40, seguido então de Gasly, Grosjean, Kvyat e Norris. Aos 18 minutos, após Hamilton ter abortado sua primeira tentativa, Verstappen tomou a liderança de Magnussen, com 1m24s324. Mas essa situação se alterou logo, quando Hamilton marcou 1m23s582 e simultaneamente, Bottas cravou 1m23sw879,
Entre os 22 e 26 minutos de treino, os que acabariam por serem os líderes do dia, travaram uma boa briga pelas posições. Verstappen baixou seu tempo para 1m23s851, superando Bottas, mas em seguida o finlandês recuperou o segundo lugar com 1m23s439, enquanto Hamilton marcava 1m23s206 e 1m23s148. A essa altura, Leclerc e Vettel, da Ferrari, amargavam 14º e o 17º lugares, respectivamente. Aos 37 minutos eles conseguiram se recuperar, mas o suficiente apenas para proporcionar o 4º lugar a Vettel, com 1m23s473, e o 9º a Leclerc, com o tempo de 1m23s754, que o manteve na 5ª colocação por algum tempo. Aos 43 minutos, com pneus macios, Bottas surpreendeu com a marca de 1m22648, mas 5 minutos depois Hamilton recuperou a liderança com 1m22s600.
Nos 30 minutos finais do treino a maioria dos pilotos passou a fazer simulação de corrida, com tanque cheio e os tempos subiram bastante: Raikkonen fez 1m28s672; Stroll, 1m29s243; Perez, 1m29s922; Gasly, 1m28s209 e Bottas, 1m27s783. Todos eles usavam pneus macios e só Verstappen manteve os médios e não pensou em simulação, buscando a marca de 1m23w400, que leh assegurou a terceira colocação,
A classificação do dia ficou assim:

Hamilton larga na frente também de manhã

O pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o mais rápido, seguido de muito perto por Sebastian Vettel e Charles Leclerc, da Ferrari, no primeiro treino para o GP da Austrália que marcou o início da temporada de 2019 da Fórmula 1. O piloto inglês, com pneus macios, cobriu os 5.303 metros do circuito de Albert Park em 1m23s599. Vettel, também com pneus macios, marcou 1m23s637, apenas 0s38 atrás, e Leclerc, com os mesmos compostos, fez 1m23s673, com desvantagem de 0s74.
Os tempos dos três primeiros colocados foram conseguidos pouco depois da metade do treino, num espaço de 8 minutos. Aos 59, Hamilton tomou a liderança de Bottas; aos 64 Leclerc assumiu a segunda posição e 2 minutos depois Vettel o superou.
Max Verstappen, de motor Honda, fez o quarto melhor tempo com apenas dois décimos de segundo atrás do líder. Valtteri Bottas ficou em quinto lugar, apenas dois décimos e meio atrás do melhor tempo. Numa última tentativa de melhorar seu tempo, Bottas rodou, pisou na grama e foi parar na área de escape.
Melbourne recebeu o Grande Circo com condições climáticas perfeitas, com uma temperatura ambiente de 20ºC e 33ºC na superfície da pista. Mais problemático foi o estado do asfalto, verde e sujo, porque é um trecho urbano. Somente o passar dos dias e carros ajudará a melhorar sua aderência.
Nos primeiros 10 minutos de treino, alguns pilotos fizeram apenas voltas de instalação, sem tomada de tempo. Kimi Raikkonen foi o primeiro a sair, seguido de Robert Kubica, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen (levando no carro uma inscrição em homenagem a Charles Whiting). Aos 17 minutos, depois de ensaiar a largada, Valtteri Bottas foi o primeiro a marcar tempo, com 1m25s454, que ele superou depois com 1m24s679.
Em seguida, Carlos Sainz marcou 1m29s069; Kubica, 1m30s334; Vettel, 1m7s243; Leclerc, 1m28s437. Aos 31 minutos, numa segunda tentativa, Hamilton, cravou 1m24s856 e logo a seguir passou Bottas, fazendo 1m24s738. Aos 34, Verstappen, de asa aberta assumiu o segundo lugar, com 1m24s765, e depois disso, durante 12 minutos, dos 4o aos 52, a pista ficou vazia.
Aos 56 minutos, Valtteri Bottas baixou o tempo para 1m23s866, que viria ser a sua marca final, mas 3 minutos depois Hamilton registrou o 1m23s599, que lhe garantiu a liderança e com o mesmo intervalo Vettel fizeram os tempos para obter os 2º e 3º lugares.
No início do treino, Romain Grosjean perdeu cerca de meia hora no pit lane para trocar de bateria. Um problema elétrico na Renault também manteve Nico Hülkenberg cerca de uma hora no box, até a equipe conseguir terminar os consertos a tempo de ele aproveitar o que sobrou da sessão. A 22 minutos do final, a direção da corrida decretou bandeira vermelha, por 4 minutos, quando Alexander Albon perdeu o controle da sua Toro Rosso, na segunda curva, bateu na parede e danificou o bico do carro.

A classificação da manhã ficou assim:
1 Lewis Hamilton Mercedes 1m23s599 – 26 voltas
2 Sebastian Vettel Ferrari 1m23s637 – 0s38 -18
3 Charles Leclerc Ferrari 1m23s673 – 0s074 -18
4 Max Verstappen Red Bull 1m23s792 – 22
5 Valtteri Bottas Mercedes 1m23s866 – 30
6 Kimi Räikkönen Alfa Romeo 1m24s816 – 18
7 Daniil Kvyat Toro Rosso 1m24s832 – 30
8 Pierre Gasly Red Bull 1m24s932 – 23
9 Kevin Magnussen Haas 1m24s934 – 24
10 Nico Hülkenberg Renault 1m25s015 – 11
11 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1m25s166 – 23
12 Romain Grosjean Haas 1m25s224 – 18
13 Alexander Albon Toro Rosso 1m25s230 – 21
14 Carlos Sainz McLaren 1m25s285 – 19
15 Lance Stroll Racing Point 1m25s288 – 26
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