27/10/19

Hamilton ganha batalha dos pneus e vence GP do México

A degradação não foi a que se previa e, graças a isso, Lewis Hamilton, da Mercedes, ganhou a batalha dos pneus com Sebastian Vettel e Charles Leclerc, para vencer o Grande Prêmio do México, a 18ª corrida do Campeonato da Fórmula 1 de 2019, disputado na cidade de México. O piloto inglês conseguiu completar a corrida usando o mesmo jogo de pneus duros nas últimas 47 voltas, contra Vettel, que teve compostos novos nas 32 voltas finais. Valtteri Bottas foi o terceiro no pódio e, mantendo uma diferença de 74 pontos, impediu que Hamilton conquistasse o hexacampeonato por antecipação. Para isso ele precisaria de uma vantagem de 78 pontos. Hamilton fez o percurso de 71 voltas em 1h36m48s904, Charles Leclerc fez a volta mais rápida em 1m19s232, na 53ª.

Charles Leclerc, o pole position, foi prejudicado por erro de estratégia da Ferrari e, tendo de fazer duas paradas, acabou na 4º colocação. Max Verstappen, da Red Bull, que largava da 4ª posição, teve a sua corrida comprometida logo início, quando, na curva 13, afoito, tocou o carro de Bottas e teve um pneu furado, sendo obrigado a fazer uma parada não programada. O holandês caiu para a última posição, mas fez uma boa corrida de recuperação e terminou em 6º.

Na largada. Leclerc tracionou bem por dentro, para preparar a primeira freada, mantendo a primeira posição. Vettel emparelhou-se ao companheiro, por fora, os dois se tocaram na curva 5 e mantiveram as posições. Hamilton largou melhor que Vettel, mas o alemão o pressionou e ele teve de recuar para não ir para a grama. No movimento, Hamilton acabou sendo ultrapassado por Alexander Albon e Carlos Sainz, caindo para o 5º lugar. Lando Norris surpreendeu Bottas, tomando-lhe o 6º lugar, mas em seguida o piloto da Mercedes passou por ele, voltando à sua posição de largada.

Na volta 7, Bottas passou por Sainz e subiu parta 5º; Hamilton passou a perseguir Albon, sendo mais rápido até que Vettel, o segundo colocado. Depois de 10 voltas, os 10 primeiros colocados eram Leclerc, Vettel, Albon, Hamilton, Bottas, Sainz, Norris, Kvyat, Perez e Ricciardo.

Na volta 14, aconteceu a maior lambança da corrida. Norris parou para trocar os pneus macios pelos brancos, numa indicação de que faria uma só parada e foi vítima de erro da equipe: saiu com a roda dianteira esquerda solta e teve de parar na saída de pit lane, para correção do erro. Volto na 20º e última posição, uma volta atrás do líder. Albon também parou nessa volta, cedendo a posição a Hamilton,

Leclerc parou para a sua primeira troca de pneus na volta 16, colocando pneus médios e voltou em 4º e depois de 20 voltas os 10 primeiros eram Vettel, Hamilton, Bottas, Leclerc, Albon, Perez, Ricciardo, Stroll, Giovinazzi e Magnussen. Na volta 21, Perez parou e voltou em 10º; Kvyat subiu para 9º e Sanz passou por Magnussen e colocou-se em 11º. Giovinazzi parou na volta 23 e uma nova lambança, desta vez da Alfa Romeo, o fez cair da 9ª posição, que então ocupava, para a 15ª.

Na volta 24, Hamilton vai para os boxes, para colocar pneus duros, numa indicação de que, como realmente aconteceu, não pararia mais e voltou em 4º, reclamando de Kubica que retardava a sua passagem na busca dos ponteiros. Bottas fez a troca dos pneus macios pelos duros na volta 36, voltando em 5º. Vettel fez a mesma opção na volta seguinte, retornando em 4º. Na volta 40, depois de todos terem feito a troca de pneus, os 10 primeiros eram Leclerc, Hamilton, Albon, Vettel, Bottas, Ricciardo, Perez, Verstappen, Kvyat e Hulkenberg. Na volta 42, Verstappen, usando o DRS, passou por Perez e subiu para 7º.

Leclerc voltou a parar na volta 44, colocando pneus duros, e depois de um pit stop confuso e demorado, voltou em 5º. A essa altura, Hamilton assumiu a liderança, como Albon em 2º e Vettel em 3º, mas na volta seguinte o piloto da McLaren parou e o alemão assumiu seu lugar, com Bottas em 3º.

Depois disso, Leclerc ainda fez a volta mais rápida, 1m19s232, na 53; Bottas tentou ultrapassar Vettel com uso do DRS, mas não conseguiu, e a partir daí a única questão era saber se os pneus de Hamilton resistiriam até o fim ou seriam batidos pelos mais novos de Vettel. Eles resistiram e o inglês comemorou com zerinhos no estádio, diante do pódio, uma vitória que parecia improvável.

A classificação final do GP do México foi a seguinte:

Posição Piloto Equipe Tempo
Lewis Hamilton Mercedes
Sebastian Vettel Ferrari a 1s766
Valtteri Bottas Mercedes 3s553
Charles Leclerc Ferrari 6s368
Alexander Albon Red Bull 21s399
Max Verstappen Red Bull 1m08s807
Sergio Perez Racing Point 1m13s819
Daniel Ricciardo Renault 1m14s924
Daniil Kvyat Toro Rosso 1 volta
10º Pierre Gasly Toro Rosso 1 volta
11º Nico Hulkenberg Renault 1 volta
12º Lance Stroll Racing Point 1volta
13º Carlos Sainz McLaren 1 volta
14º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1 volta
15º Kevin Magnussen Haas 2 voltas
16º George Russell Williams 2 voltas
17º Romain Grosjean Haas 2 voltas
18º Robert Kubica Williams 2 voltas
Não completaram
Kimi Raikkonen Alfa Romeo 60
Lando Norris McLaren 51