28/07/19

Hamilton e Mercedes cometem erros e Verstappen vence

Max Verstappen, da Red Bull, aproveitou dois erros de Lewis Hamilton e da Mercedes para vencer o Grande Prêmio da Alemanha de 2019, com o tempo de 1h44m31s275. O primeiro erro foi cometido por Hamilton, que, depois de rodar e perder o bico do carro atravessou o canteiro de grama para entra na pit lane, o que lhe valeu punição de 5 segundos. No box, surpreendida pela entrada inesperada do piloto, a equipe se embaralhou na escolha e na troca de pneus, fazendo com que Hamilton, que era o líder da prova voltasse em 5º na pista, mas, de fato, devido à punição, sendo o 11º na classificação. Valtteri Bottas, também da Mercedes, não completou a prova, deixando a pista a seis voltas do final, depois de sofrer aquaplanagem e rodar.

Sebastian Vettel foi o destaque de uma corrida marcada pela chuva e pista molhada e intensa troca de posições, chegando em 2º, após largar da última posição, e Daniil Kvyat também surpreendeu, chegando em 3º e conquistando o 2º pódio da história de sua equipe, a Toro Rosso. Verstappen também fez a volta mais rápida, com 1m16s645, na 61ª, acrescentando um ponto extra aos 25 do primeiro lugar, e foi eleito o piloto do dia.

Com a vitória, o jovem holandês da Red Bull manteve o terceiro lugar da classificação geral, com 162 pontos, à frente de Sebastian Vettel, que chegou a 141. O líder Hamilton aumentou a vantagem sobre o companheiro Valtteri Bottas, para 41 pontos, com 225  contra 184.  A próxima corrida é no domingo, dia 4, na Hungria.

A corrida começou com todos os pilotos usando pneus de chuva e com o carro de segurança à frente do pelotão durante três voltas de formação, que reduziram de 67 para 64 voltas o percurso total. Na 4ª volta, a largada foi normal, com Hamilton mantendo a ponta, mas Verstappen, 2º no grid, tendo dificuldades para avançar e caindo para o 4º lugar. Com Bottas passando a 2º e Kimi Raikkonen a 3º. Leclerc, que largava em 10, pulou para 6º e Vettel passou a 14º ainda na primeira volta. Na 2ª volta, Verstappen se recuperou a tomou o 3º lugar de Raikkonen e na 3ª, aproveitando a presença do safety car, provocado pela rodada de Sergio Perez, o primeiro a abandonar a pista, todos os pilotos trocam de pneus, passando aos intermediários. Na saída da pit lane, Leclerc e Grosjean quase se tocaram e na apuração do incidente, a punição acabou sendo aplicada à Ferrari, que liberou o seu piloto em condições inseguras.

Na 10ª volta, Vettel, depois de passar por Norris e Stroll, já era 7º e os 10 primeiros, após todas as trocas de pneus, eram Hamilton, com 3s1 sobre Bottas, Verstappen, Leclerc, Hulkenberg, Raikkonen, Vettel, Sainz, Albon e Giovinazzi. Na volta 15, na curva 8, o motor do carro de Daniel Ricciardo fumou e ele teve de abandonar a corrida, causando a imposição de safety virtual. Leclerc foi o único a aproveitar a segurança, para fazer pit stop e colocar um segundo conjunto de pneus intermediários e voltar ainda na 4ª posição. Na volta 20, Sainz rodou em 360 graus, devido a aquaplanagem, mas conseguiu segurar o carro pouco antes da brita e voltou em 14º. Na volta 23, Magnussen é o primeiro a colocar pneus macios e na volta seguinte Vettel faz o mesmo, voltando na 11ª posição. Na 26, Verstappen coloca pneus médios e sai em 4º, atrás de Leclerc e, na 27, Bottas faz o mesmo voltando em 3º. Depois da troca, Verstappen gira em 360 graus e reclama com a equipe dessa “merda de pneus que me deram”. Na volta 29, depois de colocar pneus macios e voltar em 2º, Leclerc roda na curva 8, onde a pista parecia ensaboada, vai parar na caixa de brita e deixa a corrida.

Na volta 30, aconteceram os erros de Hamilton e da Mercedes que definiram o desfecho da corrida. O inglês saiu da pista, bateu na barreira e perdeu o bico do carro, na altura da entrada da pit lane. Sem continuar e completar a volta, como manda o regulamento, ele atravessou o canteiro de grama e foi direto ao box. Surpreendida, a equipe demorou a decidir qual pneu colocar e, quando decidiu, demorou 50 segundos para fazer a troca e colocar o novo bico, jogando o piloto para 5ª posição, que na verdade viria a corresponder a 10ª, pela punição de 5 segundos. Com a queda de Hamilton, Bottas assumiu a ponta, que perdeu para Verstappen já na volta 31.

Na volta 32, metade da prova, os 10 primeiros eram Verstappen, Hulkenberg, Bottas, Albon, Hamilton, Sainz, Raikkonen, Vettel, Gasly e Giovinazzi. Na volta 35, após pagar a punição de 5 segundos, Hamilton sofreu outra, por dirigir muito devagar com o safety car virtual e caiu para 12ª, quando cumpriu a pena, na volta 8. A essa altura, a corrida de Hockenheim tinha uma formação inédita, com pilotos do pelotão intermediário, como Hulkenberg, Kvyat, Stroll e Albon entre os 10 primeiros. Na volta 41, porém, Hulkenberg que era segundo colocado, escapou, parou na brita e deixou a corrida. Verstappen aproveitou o safety car para colocar novo conjunto de pneus intermediários e voltar em 1º.

Na volta 48, durante parada de Verstappen, a F1 teve por instantes uma liderança inédita, com Lance Stroll, em 1º, até ser superado pelo holandês. Na volta 51m Kvyat passa por Stroll e ocupa e 2ª colocação. Na 53, Hamilton gira em 360 graus e cai pata 15. Na 55, Stroll resiste a pressão de Bottas e os cinco primeiros são Verstappen, Kvyat, Stroll, Bottas e Sainz. Na volta 57, Bottas rodou na curva 8, bateu no muro, perdeu a roda dianteira direita e quebrou o bico do carro, tendo de deixar a corrida.

Na volta 60, Vettel passa por Sainz e chega a 4º; na 62, de asa aberta, ultrapassa Stroll, para ser 3º, e na 63 e penúltima volta, sob a vibração da torcida ferrarista, supera Kvyat para ser o 2º no pódio.

A classificação final da corrida, depois da punições a Kimi Raikkonen e Antônio Giovinazzi, ficou assim

Posição Piloto Equipe Tempo Incidentes
Max Verstappen Red Bull 1h44m31s275
Sebastian Vettel Ferrari a 7s333
Daniil Kvyat Toro Rosso 8s305
Lance Stroll Racing Point 8s960
Carlos Sainz McLaren 9s583
Alexander Albon Toro Rosso 10s052
Romain Grosjean Haas 16s838
Kevin Magnussen Haas 18s765
Lewis Hamilton Mercedes 19s667
10º Robert Kubica Williams 24s987
11º George Russell Williams 26s404
12º Kimi Raikkonen Alfa Romeo 42s124
13º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 43s849
Não completaram
Pierre Gasly Red Bull 61-colisão
Valtteri Bottas Mercedes 57-acidente
Nico Hulkenberg Renault 39-acidente
Charles Leclerc Ferrari 27-acidente
Lando Norris McLaren 25-potência
Daniel Ricciardo Renault 13-exaustor
Sergio Perez Racing Point 3-acidente