09/05/19

F2 terá pneus de 18 polegadas como teste para F1 de 2021

Fórmula 1 e a FIA anunciaram hoje que os carros Fórmula 2 da FIA começarão a usar pneus Pirelli de 18 polegadas a partir de 2020. Essa decisão, sujeita à aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo, tem por base o desejo de testar e desenvolver os pneus da F1 de 2021.
A Fórmula 2 e o fabricante de pneus trabalharão juntos durante a temporada de 2019 para desenvolver os pneus através de um programa intensivo com um carro da categoria. O primeiro shakedown aconteceu ontem no circuito de Mugello.
“O campeonato de Fórmula 2 marcas o passo final da carreira de jovens pilotos que estão procurando um lugar na Fórmula 1. E com estes planos para introduzir, testar e desenvolver um novo perfil de pneu na próxima temporada antes de sua introdução na F1, estamos demonstrando que o F2 não é apenas um lugar onde os melhores talentos são vistos, mas também as últimas tecnologias. Ex-pilotos F2 têm sido impressionantes na F1 e quanto mais você puder fazer a F2 se alinhar com a filosofia técnica e esportiva da F1, estaremos mais bem preparados para enfrentar o grande desafio do automobilismo. A F2 já provou ser a melhor categoria de treinamento para talentos emergentes que aspiram a ter sucesso na F1 e agora será utilizada como suporte para a tecnologia”, afirmou Pat Symonds, diretor técnico da Fórmula 1.
“É uma grande oportunidade para o nosso esporte que o desenvolvimento de pneus 2021 não seja usado apenas nos testes, mas também no ambiente de corrida. A quantidade de informação que a Pirelli e a F2 coletarem nos próximos 16 meses será muito importante para a próxima geração de pneus de F1. Esta é uma grande oportunidade para F2 e os nossos pilotos: somos o campo de treinamento para a F1 e, como tal, é importante competir com os mesmos pneus que irá utilizá-los”, declarou o CEO da categoria, Bruno Michel.
“Estou satisfeito por utilizarmos pneus de 18 polegadas no início de 2020, o que significa que os competidores que se formarem em nosso campeonato de F1 em 2021 poderão se adaptar rapidamente. Esta não será a primeira vez que temos sido um campo de testes para a F1, pois no passado os novos elementos foram implementados em nosso nível antes de serem aplicados na F1. O próximo passo será um programa de desenvolvimento intensivo para garantir que tudo esteja pronto para a próxima temporada, especialmente uma nova atualização do kit aerodinâmico para os carros de 2018 para se adaptarem aos novos pneus. Estamos felizes em apresentar os pneus de 18 polegadas para os finais de semana do Grande Prêmio um ano antes deles estarem na F1 e como o próximo capítulo de nossa associação pioneira e proativa com o F2”, acrescentou Mario. Isola, chefe da Pirelli.
“Esta mudança nos ajudará enormemente à medida que desenvolvemos os novos pneus para 2021 e também beneficiará os pilotos que competirão no F2 no próximo ano, já que eles ganharão experiência no início.”